Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos: O Que Está Segurando o Mercado?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

O que pode estar segurando o mercado de financiamento de veículos no Brasil? Será que ele tem crescido ou reduzido nesses últimos anos? Vem comigo porque agora vou falar um pouco sobre os financiamentos de veículos no país!

Em um recente estudo feito pela FEBRABAN, a Federação Brasileira de Bancos, o Brasil registrou em 2019 um aumento de quase 4% do número de contratos de financiamento assinados entre consumidores e instituições financeiras.

Para você ter uma noção de números exatos, segundo a FEBRABAN só nos três primeiros meses de 2019 foram registrados mais de 642 mil de contratos de financiamentos assinados no Brasil.

Em 2018, no primeiro trimestre, foram 620 mil, o que se percebe claramente o aumento nesse sentido.

Este estudo foi realizado com dados obtidos das grandes instituições financeiras que operam nesse setor aqui no Brasil.

O Que Pode Estar Segurando o Mercado de Financiamento de Veículos?

Infelizmente não temos uma resposta pronta para te dar. Nem mesmo a FEBRABAN soube dar uma explicação para esse fato, principalmente considerando que o nosso país tem enfrentado uma severa crise.

Porém, podemos ser um pouquinho audaciosos e tentar descobrir o que tem mantido o mercado de financiamentos ativo em nosso país. Será que você saberia opinar sobre isso?

Os Profissionais Autônomos

Você pode até não entender muito bem o que um subtítulo do tipo “profissionais autônomos” tem a ver com financiamento de veículos no Brasil. A verdade é que existe sim uma básica relação. Vamos entender melhor sobre isso.

Acreditamos que realmente um dos principais motivos que tem segurado, ou seja, mantido ativos financiamentos em território nacional, tem sido os profissionais autônomos, especialmente aquelas pessoas que se desempregaram.

O que acontece é que muita gente que trabalhava passou a fazer parte de uma hora para outra do grande batalhão de desempregados no país, ou seja, daquela quantidade de 13 milhões de pessoas sem emprego.

E para não afundar ainda mais na crise que assola o país, então essas pessoas passaram a trabalhar por conta própria, ou seja, se tornaram autônomas.

E com o que elas passaram a trabalhar? É sobre isso que iremos falar agora! Acompanhe comigo as pelas próximas linhas!

Os Aplicativos de Delivery

Mais uma vez você pode estar de boquiaberta sem entender o que os aplicativos de Delivery, ou seja, de entrega, tem a ver com profissionais autônomos, e mais: qual é a relação com os financiamentos de veículos feitos no Brasil.

Entenda que aquelas pessoas que passaram a ficar desempregadas, optaram por utilizar esses aplicativos, e então começaram a trabalhar por conta própria, fazendo a entrega de mercadorias, ou até mesmo transportando pessoas.

Isso a gente pode concluir quando comparamos qual a porcentagem de pessoas que passaram a financiar o veículo, quando comparamos com a quantidade de pessoas jurídicas que financiaram.

A título de mais informação, pense nos aplicativos que trabalham com entrega de marmitas e pizzas, onde pessoas se cadastram para fazer essas entregas.

Além disso, tem também os famosos aplicativos Uber e 99, além de outros que têm uma sacada semelhante.

Jovens São os Que Mais Fazem Financiamento de Veículos! 

Segundo esse estudo da FEBRABAN, os jovens são os que mais financiaram veículos nesses últimos anos. Destaca-se que pessoas de 18 a 25 anos, dispararam no mercado de financiamento nacional.

Em segundo lugar ficaram as pessoas com idade de 36 a 45 anos. Em números percentuais o montante foi de 8,5% a mais de financiamento para o primeiro grupo, e de 6,5% para o segundo grupo.

E Quanto a Renda?

Outro quesito observado e pesquisado no levantamento feito pela Federação de Bancos no Brasil, a FEBRABAN, foi em relação à renda das pessoas que mais financiaram neste primeiro trimestre de 2019.

O maior destaque foi para as pessoas que recebem de 6 a 10 salários mínimos. Esse grupo representou quase 10%.

Vale destacar que somando as porcentagens de pessoas que recebem até seis salários mínimos, temos um percentual de quase 75%.

O Que o Estudo Fala Sobre o Gênero?

Em relação ao gênero, se masculino ou feminino, o estudo chegou à conclusão de que das pessoas físicas que financiaram nos três primeiros meses de 2019, os homens foi quem lideraram.

Para se ter uma noção, as mulheres saíram com 34% na contagem de financiamentos, enquanto que os homens financiaram 63%.

Querendo Conquistar os Consumidores

O que a gente tem visto é uma guerra entre empresas que querem conquistar os consumidores. Por essa razão, tem sido investido bastante nas promoções e também nos lançamentos.

Destaca-se o que muitas concessionárias já estão com promoções específicas para pessoas físicas que trabalham com aplicativos, além de incluir as empresas que fazem a locação de veículo.

Além disso, também tem sido aplicadas promoções voltadas para o público mais jovem, especialmente aquele que possui a partir de 18 anos de idade.

Para todos esses públicos tẽm se criado condições especiais para financiar e adquirir o veículo. Porém, nem tudo é tão fácil quanto se imagina, é preciso ter todo o cuidado.

Faça um Excelente Negócio

Para que você possa fechar um excelente negócio, ou seja, venha a fazer um contrato de financiamento que não te traga dor de cabeça, então é preciso ficar atento com as taxas administrativas que as instituições financeiras cobram.

Muitas delas aplicam as famosas taxas para abertura de crédito, e até mesmo atrelam o financiamento a um seguro obrigatório.

Além disso, estas instituições costumam esconder juros abusivos em contratos de financiamento. Elas são experts nisso que você chega a assinar sem perceber.

Como se Livrar Das Artimanhas das Instituições Financeiras

As instituições financeiras possuem artimanhas para iludir as pessoas no momento da assinatura do contrato. Porém, você poderá aplicar algumas técnicas para se livrar dos problemas.

1. Leia integralmente o contrato antes de assinar o financiamento. Certamente que com isto você irá impedir que o banco cobre indevidamente por juros abusivos e as taxas administrativas ilegais.

2. Se não tiver muito conhecimento sobre contratos e financiamentos, peça ao gerente que lhe forneça uma cópia do contrato e leve-a para um advogado ou empresa especializada em análise de contratos.

3. Nunca feche nenhum financiamento com a primeira instituição que visitar. É imprescindível você colher pelo menos três orçamentos de financiamento.

4. Saiba barganhar diante das instituições financeiras. Para isso, você deve colher os orçamentos em bancos diferentes e depois solicitar a um dos gerentes que cubra a proposta do Banco concorrente.

A Mais Credit é uma empresa especializada em analisar contratos de financiamento. Caso você queira entrar nessa onda de financiamento de veículos tão comuns no Brasil, te aconselho a conversar com os Consultores da Mais Credit.

Espero que este artigo tenha sido de grande relevância e possa ter esclarecido o porquê que o mercado de financiamento de veículos está se sustentando em momentos de crise nacional.

Claro que não temos uma resposta certeira, pois nem as federações especializadas em financiamento sabem dar esta resposta.

Mas, em análise do mercado de financiamento, é possível concluir que o que segura o mercado são os trabalhadores autônomos que utilizam especificamente os aplicativos de transporte ou de delivery.

Ficou alguma dúvida? Quer entrar em contato diretamente com os Consultores da Mais Credit? Então utilize o espaço para comentário, ou ligue para 0800 580 0910.