Financiamento De Veículo

Financiamento De Veículo: 4 Dicas Para Você Fazer Um Planejamento Melhor!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Adquirir um veículo no Brasil é uma missão e tanto para mais da metade da população. Isso porque os preços cobrados são extremamente altos para a realidade financeira do brasileiro. Por isso, vale muito a pena aplicar as quatro dicas para você fazer um planejamento melhor no financiamento de veículo!

Por Que Se Planejar No Financiamento De Veículo?

Certamente que a resposta principal para esta pergunta é planejar para economizar. Afinal, ninguém quer gastar tanto dinheiro na compra de um bem que perde valor ao longo dos anos. Logo, só resta a saída de fazer um planejamento financeiro de modo que envolva sua vida e a de seus familiares, como também a de todas aquelas pessoas que irão se beneficiar com a compra do carro.

Quando você se planeja, verificando o quanto pode pagar e de que forma fará o pagamento do financiamento, certamente que estará contribuindo para o seu bolso e sua organização financeira flui melhor. Para tanto, basta só aplicar todas as 4 dicas para fazer um planejamento melhor e financiar sem problema o seu carro!

 

1-Verifique Quanto Você Pode Gastar Para Adquirir o Veículo

Nesse planejamento global você deverá fazer uma análise da sua real situação financeira. Nisto, será preciso considerar quanto você ganha e quanto gasta mensalmente.

A ideia com isto é que você verifique quanto de dinheiro poderá reservar por mês para pagar as parcelas do financiamento do carro. Caso contrário, você não saberá qual o seu real poder financeiro para adquirir o veículo.

Além disso, poderá trazer consequências catastróficas no futuro, como por exemplo, o banco no qual você financiou o bem poderá decretar você como um inadimplente e dar busca e apreensão do veículo e negativar o seu nome.

E mais, ele poderá abrir uma ação judicial de forma que você poderá perder o bem, o dinheiro já pago nas prestações anteriores, e ainda ter que desembolsar mais grana para pagar as parcelas atrasadas e vincendas com juros abusivos.

Porém, para se livrar de tudo isso, basta fazer apenas um planejamento financeiro, onde numa planilha no papel ou eletrônica, você irá colocar todos os seus gastos e ganhos, de forma a prever quanto você poderá reservar para pagar as prestações do veículo.

 

 

2-Faça, No Mínimo, Três Orçamentos em Instituições Financeiras Distintas

Primeiramente entenda que os Bancos estão livres para praticar a taxa de juros que melhor entender, mas isso deve ser dentro da média nacional prevista pelo Banco Central.

Acontece que os bancos não se importam muito com as regras do Bacen, e na maioria das vezes ultrapassam a média nacional, e é quando cobram juros exorbitantes nos produtos financeiros que negociam com seus clientes.

Para que você não venha pagar um financiamento com juros abusivos, é preciso que faça um levantamento em, pelo menos, três instituições financeiras, que podem ser os bancos tradicionais, as cooperativas de créditos, e outras empresas menores que financiam para pessoa física ou jurídica.

De posse desses orçamentos você deverá considerar a planilha de custo efetivo total, e não apenas a taxa de juro apresentada. A verdade é que nesta planilha irá conter os valores de IOF, as taxas administrativas cobradas, e as taxas de juros.

Dessa forma, nesse planejamento estratégico você conseguirá o melhor financiamento de veículo, ou seja, aquele que possui as menores taxas do mercado.

 

3-Considere os Gastos Considerados Extra Financiamento

Entenda o seguinte: Quando você começa a planejar para fazer um financiamento de veículo, deverá ter em mente que os valores envolvidos irão além do pagamento das prestações do crédito concedido.

Além de pagar, por mês, as prestações do financiamento que nestas contém o valor do bem, as taxas de juros, e muitas vezes as taxas administrativas, você também terá gastos extra-financiamento. E quais são esses gastos?

No momento em que você recebe o bem já começará a gastar pagando o combustível para que o veículo trafegue pelas vias. Lembre-se que será necessário ter receita suficiente para alimentar o veículo de modo que ele possa andar.

Além disso, outros gastos extras dizem respeito as revisões periódicas que você deverá fazer por quilometragem rodada ou por tempo percorrido. Essas revisões, na maioria das vezes, são caras. Outro detalhe que deve considerar são os gastos anuais fixos com a renovação do licenciamento do veículo e o pagamento de impostos, como o IPVA e o DPVAT.

 

4-Antes De Assinar Leve o Contrato Para Uma Empresa Analisar

Essa dica se aplica principalmente para o caso de pessoas que não entendem as cláusulas constantes encontradas de financiamento. Você deve saber que nestas cláusulas existem armadilhas que podem te fazer pagar duas ou mais vezes pelo veículo.

Para evitar que você caia nesses enganos, é necessário aplicar a quarta dica que é levar uma cópia do contrato para que uma empresa especializada possa fazer esta análise. A Mais Credit Consultoria está no mercado há muitos anos analisando o contrato de financiamento de veículo de clientes em todo o Brasil.

Ao fazer esta análise você irá evitar dores de cabeça no futuro, isso porque serão descobertas as cláusulas consideradas abusivas, que são aqueles itens constantes no contrato que estabelecem taxas administrativas e juros abusivos.

Os Bancos Cobram Juros Acima Da Média

Entrando nesse assunto da cobrança de juros abusivos, e já prevendo uma possível dica para você ficar antenado, tenha em mente que os bancos brasileiros cobram indevidamente taxas de juros acima da média nacional.

Essa cobrança é abusiva, e o banco central não permite. Além disso, o Supremo Tribunal de Justiça, e outros especialistas, entendem que é totalmente abusiva uma cláusula que prevê juros acima da média praticada no mercado financeiro brasileiro.

Sabendo disso, é que os bancos cobram mais, e isso é exorbitante, então fica fácil compreender que seu direito está sendo corrompido, você precisa agir urgentemente.

Sua única ação nesse sentido é procurar um advogado ou uma empresa especializada em análise de contrato. No primeiro caso, você irá gastar mais dinheiro e terá de esperar muito tempo por uma solução.

No segundo caso, a empresa irá resolver a questão por você, isso será de forma Extrajudicial, ou seja, sem a contratação de um advogado e sem precisar passar pelo crivo de um juiz. Tudo será feito pelas vias administrativas em uma relação entre você, a empresa contratada para realizar o contrato e o banco no qual você assinou o documento de financiamento.

 

Resumindo

 

Aqui eu listei as quatro dicas essenciais para você fazer um planejamento melhor no financiamento de veículo. Você percebeu que todas são muito fáceis de serem aplicadas no dia a dia. A ideia dessa forma, é evitar jogar dinheiro fora, como também não passará por maus bocados em um futuro próximo.

Se ficou alguma dúvida, por favor, fale com a gente. Disponibilizamos gratuitamente o número 0800 580 0910. Você poderá solicitar esclarecimentos sobre financiamento de veículos, o melhor planejamento para isso, bem como pedir informações acerca da análise contratual.

Saiba que estamos com uma promoção imperdível: Analisamos gratuitamente o seu contrato de financiamento! Solicite a análise gratuita agora mesmo! A Mais Credit é uma empresa idônea que sempre busca a melhor solução na análise de juros fora do padrão estipulado pelo mercado.