Fazer um financiamento de um veículo

Do Que eu Preciso Para Fazer um Financiamento de um Veículo

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Sem dúvida alguma quando você busca fazer um financiamento de um veículo, apresentar os documentos necessários solicitados pela financiadora será um ato decisivo.

Saiba que os bancos só querem disponibilizar dinheiro para pessoas que possam comprovar que são excelentes pagadoras. Dessa forma, quando você apresenta a documentação comprobatória, é um grande avanço para sua aprovação.

Porém, não são apenas os documentos. Saiba que as demais informações que se referem ao seu histórico de relacionamento com o mercado financeiro, por exemplo a sua pontuação e os créditos obtidos também serão decisivos.

Esses itens são capazes, em conjunto, de acelerar todo o processo de concessão, bem como na delimitação das taxas de juros que serão aplicadas para o seu caso.Veja, na sequência, do que é preciso para fazer um financiamento de um veículo.

 

Requisitos Para Fazer um Financiamento de um Veículo

 

Financiando um Carro e Apresentando a Identidade

É importante destacar que cada instituição financeira poderá exigir diferentes documentos. Porém, em todas elas deverá ser necessário apresentar aqueles documentos de identidade.

Por exemplo, o seu RG e o seu CPF são os ideais. É possível que alguns bancos aceitem a sua carteira de motorista, ou ainda, o passaporte, ou um documento de identificação profissional. Por que nesses documentos existem foto e números de RG e CPF.

Lembre-se caso esteja adquirindo um veículo para empresa, então será necessário apresentar o CNPJ. Pode ser ainda que a instituição financiadora requeira de você o contrato social e até mesmo a licença para atuar no ramo que atua.

Além disso, a instituição poderá exigir demonstrativos que passam identificar o fluxo de caixa de sua empresa. Obviamente este precisa estar no positivo.

 

Comprovantes Financeiros

Os bancos precisam que você comprove que possui condições de quitar o financiamento. Essa questão ultrapassa a definição das taxas de juros.

A verdade é que serão analisados todos os seus ativos, por exemplo, quanto você ganha, quanto gasta mensalmente, etc, tudo isso para ter a certeza de que você poderá fazer o pagamento integral do financiamento.

 

Além disso, serve para definir quanto de dinheiro você poderá pegar emprestado do banco.

Para fazer toda essa comprovação financeira é importante que você tenha recibos de tudo o que ganhou nos últimos meses. É aceitável mostrar para o banco os seus extratos bancários.

Caso você seja um profissional autônomo, deverá ser necessário apresentar ao banco algumas declarações referentes ao pagamento de impostos, especialmente dos dois últimos anos.

É possível apresentar um documento chamado Decore. Este poderá ser feito por algum contador e ele serve para comprovação de sua renda.

Se você tiver ganho financeiros além do seu salário, é interessante apresentar comprovantes deles. Isto poderá garantir a aprovação do seu financiamento, ou até mesmo, o aumento do crédito a ser concedido.

Caso tenha em caixa algum valor para dar de entrada, você também poderá notificar isto ao banco pois, certamente permitirá que o banco libere um valor a mais para o financiamento.

 

Histórico de Crédito

Especialmente para os casos em que você irá financiar em uma concessionária, fique sabendo que esse revendedor possui diversas linhas com as mais variadas instituições financiadoras.

Certamente, quem revende fará uma análise profunda de seu histórico de crédito, e isto está incluso a sua pontuação ou score. Para que a concessionária tenha acesso a essas informações, irá solicitar de você a apresentação de:

 

  • Nome completo e CPF
  • Endereço completo
  • Data de seu nascimento

 

Em seu histórico irá constar sua relação com o mercado financeiro. Se houver pagamentos em atrasos, certamente trará problemas para o seu financiamento.

Serão analisadas se em seu histórico há relatos de ações judiciais, falências ou penhoras. A revendedora irá focar em qualquer outro financiamento que você já tenha feito no passado.

É imprescindível você saber que sua pontuação deverá ser mais alta quanto melhor for a sua relação com o mundo financeiro.

 

Comprovação de Residência

Também é imprescindível apresentar as instituições financiadoras comprovação de residência. Dessa forma, você poderá entregar ao banco:

 

  • As faturas de energia, água ou telefone que contenham seu endereço
  • Boletos bancários dos cartões de crédito
  • IPTU
  • Boletos de planos de saúde que apresentem o seu endereço

 

Informações Sobre o Veículo

 

Ainda respondendo sobre o que eu preciso para fazer um financiamento de veículo, é imprescindível apresentar as informações sobre o veículo que pretende financiar.

Por exemplo, se você for financiar um veículo novo deverá ter uma nota fiscal, ou ainda um contrato de compra e venda. Este documento deverá constar o valor do bem, números que possam identificar o bem.

Como a identificação do modelo, da marca e do ano do veículo.Se for um veículo usado, será necessário apresentar a quilometragem do veículo e algum ônus que, porventura, esteja incidindo sobre o veículo.

Também é bem importante destacar para você que não é qualquer veículo usado que poderá ser financiado. Saiba que o ano do bem irá ser determinante.

Formas de Pagamento no Financiamento de Veículo

As instituições financeiras podem definir diversas opções de pagamento. Escolha aquela que melhor se enquadra em sua realidade.

 

Por exemplo, é possível que os bancos ofereçam como forma de pagamento:

 

  • à vista em espécie
  • à vista ou parcelado no cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Boleto
  • Transferência bancária

 

Idade Para Financiar

Não é qualquer pessoa que poderá fazer o financiamento de um veículo, isto irá depender muito de sua idade. Por exemplo, apenas pessoas que estão entre 18 e 70 anos poderão financiar.

Porém, pelo histórico sabemos que a maior parte dos pedidos de financiamentos para pessoas de 18 e 19 anos ou muito próximo dos 70 anos, não são aprovados, exceto quando se tem um avalista.

A principal razão para a não aprovação para pessoas mais jovens é que elas, na maioria dos casos, ainda não possuem um histórico financeiro que possa ser analisado detalhadamente.

Em relação aos idosos, os bancos acreditam que quanto mais idosa for a pessoa, maiores serão os riscos de não quitar o financiamento. Por esta razão, as instituições financeiras preferem não conceder o crédito.

 

Dando um Valor de Entrada no Financiamento

Sabe-se que atualmente muitos anúncios dispensam o valor de entrada no financiamento do veículo e, por outro lado, a maioria das instituições financeiras não aprovam o valor integral para financiar um carro.

Sabendo disso fica fácil entender que quanto maior for o valor que você der de entrada, maiores serão as chances de seu financiamento ser aplicado, como também mais baixos irão ser os juros.

Para você ter uma noção, cerca de 20% de todo o valor do financiamento dado como entrada, certamente irá ajudar muito na aprovação do financiamento.

Outra dica essencial é que carros mais novos possuem taxas mais baixas e seu financiamento é mais fácil.

 

Quer Mais Dicas?

A Mais Credit está no mercado de análise contratual de financiamento de veículo há muitos anos, e possui um time vencedor juntamente com todos os seus clientes no Brasil inteiro.

Com tanta experiência, a Mais Credit decidiu te ajudar nos pormenores de aquisição de um veículo. É por essa razão que postamos mensalmente muitas informações em nosso blog.

Acesse nosso blog e entenda como funciona todo o mercado de financiamento de veículo, e aprenda a como se livrar das dores de cabeça.

Nos acompanhe pelas nossas redes sociais. No Facebook e no Instagram você poderá entrar em contato diretamente conosco, como tirar todas as suas dúvidas sobre financiamento de veículos.