Taxas Abusivas

Taxas Abusivas: Acredite, Elas Influenciam No Faturamento do Seu Caminhão!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Pretende adquirir um caminhão? Os bancos até disponibiliza um crédito para isso, mas eles Adoram aplicar Taxas Abusivas! Evidentemente Existem formas para sair delas! Fique Tranquilo!

Por isso, entenda como as taxas abusivas criadas pelos bancos influenciam no faturamento do seu caminhão.

Será que você já ouviu falar em taxas abusivas? Ou quem sabe alguém já comentou com você sobre juros abusivos que as Instituições Financeiras cobram de seus clientes.

Também existem as taxas administrativas, e será que você já ouviu falar sobre elas?

Em todas essas situações o banco impõe condições para te conceder o dinheiro suficiente para adquirir o veículo, no caso específico, o seu caminhão. Então, eles querem que você contrate alguma coisa, tipo compra casada, entende?

Claro que isso não é tão fácil de entender, não porque as pessoas tenham dificuldade de dar atenção e compreender as coisas, mas simplesmente porque as taxas abusivas, sejam elas juros ou taxas administrativas, são consideradas ilegais pelas leis brasileiras.

Logo, como vamos entender algo que acontece comumente visto que isto é totalmente abusivo, ilegal e não é permitido aqui no Brasil? É justamente por esta questão que a gente fica sem entender muito bem o que de fato acontece!

 

As Taxas Abusivas no Faturamento do Caminhão

 

Se você vai financiar um caminhão, ou ainda se pretende fazer um empréstimo para conseguir um dinheiro e pagar à vista, saiba que em qualquer uma dessas duas transações financeiras, o banco vai aplicar taxas abusivas.

Sabendo disso é que a gente fica aqui batendo na mesma tecla, chamando a sua atenção para ter total cuidado no momento de assinar um contrato com o banco, isso para garantir que você não venha cair no endividamento.

É isso mesmo: As taxas abusivas cobradas em seus contratos irão fazer com que o caminhão duplique ou até mesmo triplique de valor. E sabe o que isso significa? Que você pode pagar até duas ou três vezes pelo mesmo caminhão!

É só você olhar a tabela de custo efetivo total, aquela que a gente comumente chama de Planilha CET. Nela vão constar todos os gastos necessários para quitar o financiamento. Claro que essa planilha não é facilmente encontrada, porque os bancos as escondem.

Para continuar o alerta em relação às taxas abusivas implantadas indevidamente pelas instituições financeiras, vale muito a pena a gente falar um pouquinho sobre elas, listando cada uma para que você possa conhecê-las.

 

As Taxas Abusivas Mais Comuns

 

Para você entender bem o que vimos falando há anos aqui no blog, vamos fazer uma listagem com as taxas abusivas que comumente encontramos nas cláusulas dos contratos de nossos clientes.

Lembre-se: Essas cláusulas estão nos contratos de financiamentos que nossos clientes assinam com as instituições financeiras. Quando nossos clientes descobrem isso, então eles nos procuram para podermos retirar estas cláusulas de seu contrato.

Então, sem muitas delongas, vamos ao que mais interessa nesse tópico do artigo, que é mostrar para você aquelas taxas fáceis de serem encontradas em financiamentos e empréstimos:

 

  • Taxa para Abertura de Crédito – TAC
  • Taxa para Emissão de Boleto – TEB
  • Taxa para Emissão de Carnê – TEC
  • Taxa para Liquidação Antecipada – TLA
  • Taxa para registro do contrato
  • Taxa para análise do crédito
  • Tarifa de serviços de terceiros
  • Tarifa para avaliação do bem

 

Aí estão as taxas comumente cobradas. Imagine que todas elas são absurdas só em ler o título! Pense na primeira da lista, a tarifa de abertura de crédito, que é conhecida pela sigla TAC.

Pense comigo: Se você procurou uma instituição financeira para fechar um financiamento de caminhão. Certamente que essa empresa irá ganhar muito dinheiro sobre esse financiamento, mas parece que não é o bastante!

O que acontece é que ela vai criar mecanismos para te cobrar mas e mais, sempre pensando na possibilidade de enriquecer ilicitamente, isso porque faz tirando vantagem excessiva sobre a parte hipossuficiente da relação, que é sempre o consumidor.

Então, a primeira coisa que ela aplica de forma ilegal é a famosa Tac: Uma taxa aplicada simplesmente porque você está contratando a instituição financeira e recebendo um crédito para financiar o veículo. Essa é a taxa de abertura de crédito!

Outro caso abusivo é a taxa de terceiros. Imagine que se você busca a empresa financeira para fechar o financiamento, então cabe a esta instituição prestar todas as informações e serviços necessários para fechar devidamente o contrato com o cliente, não é mesmo?

Só que os bancos pensam de outra forma: Para poder fechar este contrato, muitas vezes as instituições procuram terceiras pessoas para prestar algum serviço.

Então, o valor pago para estas pessoas é repassado para você consumidor que irá fechar o contrato com a instituição financeira!

Observe que em rápidas análises é muito fácil a gente perceber a ilegalidade e abusividade dessas taxas cobradas pelos bancos. E se isso ainda não fosse o bastante, essas mesmas taxas vão onerar grandemente o seu contrato de financiamento.

 

Taxas Que Influenciam o Faturamento do Caminhão

 

É aqui onde entra o centro desse antigo: A gente começou tratando sobre como as taxas abusivas influenciam no faturamento do seu caminho. Para que você entendesse muito bem, foi essencial falar sobre essas taxas.

Além disso, chegamos a discorrer um pouco sobre as principais taxas cobradas em financiamentos de veículos. Isso foi essencial para você entender na prática o quão abusivas são essas taxas.

Com essas informações já quentinhas em sua mente, então fica fácil fácil você perceber como que as taxas abusivas influenciam no faturamento do seu caminhão!

Certamente que a maior influência é onerar o seu financiamento. Isso significa aumentar os valores das prestações, que consequentemente irão implicar no valor total que você pagará para o banco.

Em 100% dos casos de financiamento, seja de caminhão, de um carro particular, de uma motocicleta, de um micro-ônibus, de qualquer veículo, o consumidor vai pagar, pelo menos, duas vezes pelo bem. E sabe por quê!

Justamente pelas taxas abusivas que foram implantadas no financiamento. São elas que irão fazer com que você pague absurdamente caro por um financiamento. São elas que vão fazer você pagar duas ou mais vezes pelo mesmo caminhão!

Então, se alguém te pergunta como que as taxas abusivas podem influenciar no faturamento do seu caminhão, você pode facilmente afirmar: Elas influenciam aumentando grandemente o valor total que terei de pagar ao banco!

E aí eu te pergunto: Quem quer pagar valores a mais por um único bem? Quem deseja pagar duas ou três vezes por um caminhão? Certamente que ninguém!

 

O Que Diz o Código de Defesa do Consumidor Sobre a Abusividade Dos Bancos?

 

Qualquer contrato que constar cláusulas abusivas, que são aquelas cláusulas que estabelecem taxas abusivas, como por exemplo, os juros abusivos e as taxas de abertura de crédito, taxa para registro do contrato, taxa para emissão do carnê ou de boleto, entre outros, são consideradas ilegais perante a lei no Brasil.

Para você ter total confiança no que estamos dizendo, vale muito a pena trazer aqui a íntegra do artigo do Código de Defesa do Consumidor onde fala sobre esse assunto. Veja:

 

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

 

IV – estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade.

 

A partir da leitura desse texto do Código de Defesa do Consumidor, então fica fácil entender a sua análise: Observe que qualquer taxa cobrada pelo banco e que tenha relação direta com o próprio serviço prestado pela instituição, logo ela é abusiva e, portanto, é também nula.

Esta afirmação é embasada, ainda, por diversas análises jurídicas, como por exemplo, a Ref. ARE 706650 SP e o DJ-e – 188, de 24/09/2012, entre muitos outros que você facilmente encontra aqui pela internet.

 

E o Que Pensa o STJ Sobre o Assunto?

 

É muito bom a gente considerar os órgãos de Justiça superiores, como o Superior Tribunal de Justiça. O que esta instituição pensa a respeito das taxas ilegais cobradas pelos bancos?

 

Saiba que o STJ também ver como ilegal essas tarifas. Em documento específico, o Resp 1251331, a instituição superior fala sobre a taxa de cadastro que os bancos  aplicam em contratos.

Para o STJ está totalmente ilegal, mesmo que seja o primeiro contrato assinado com o cliente. E se esse já possuir relações com o banco, então é um motivo a mais para que não se cobre tal tarifa.

Claro que os bancos procuram de uma forma ou de outra justificar o porquê que eles cobram essa taxa. Segundo a Federação dos Bancos Brasileiros, a Febraban, a cobrança é justamente para indenizar o banco em relação a pesquisa que ele faz junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Em outra óptica, ao analisarmos bem, veremos que essa tarefa já é inerente ao trabalho do banco na análise para concessão ou não do crédito que o cliente está solicitando. Logo, a instituição financeira não pode passar o ônus da pesquisa para o consumidor.

 

O Faturamento do Seu Caminhão é Influenciado Pelas Taxas Abusivas?

 

Agora que você entendeu o que são as taxas abusivas, como elas estão aplicadas, e como elas influenciam grandemente o faturamento do seu caminhão, deixando ainda mais caro o valor total para pagamento, então vem uma pergunta direta:

Se o faturamento do meu Caminhão está influenciado pelas taxas abusivas, então o que eu devo fazer agora?

Algumas pessoas iriam te falar que não há mais nada o que fazer, mas, nós da Mais Credit Consultoria temos uma excelente notícia especialmente para você que está faturando um caminhão!

Atualmente estamos com uma promoção que é analisar inteiramente grátis o contrato de financiamento que você assinou com o banco para adquirir o seu caminhão.

É isso mesmo: O que você deve fazer nesse momento é nos entregar o seu contrato, pode ser uma cópia do mesmo, e nós iremos analisar inteiramente grátis. E para que serve esta análise! É sobre esta questão que eu vou te explicar agora mesmo!

 

Para Que Serve a Análise do Contrato de Financiamento?

 

A análise do contrato de financiamento é o primeiro passo para você se livrar das taxas abusivas. Isso, claro, se você já tiver assinado o contrato com o banco, e caso ainda não tenha, é essencial que você analise com cuidado o documento antes de assinar.

No entanto, considerando que você já assinou com o banco, o que cabe agora é verificar onde a instituição escondeu as cláusulas que instituem as taxas abusivas, ou seja, aquela cobrança de juros abusivos e de taxas administrativas ilegais.

Ao descobrir onde elas estão, então será possível fazer um cálculo contábil do que você realmente deve ao banco. Isso pode ser feito tomando como base o preço médio praticado no mercado na venda de caminhão.

Para tanto, a Mais Credit Consultoria faz uso da famosa tabela FIPE. Já falamos bastante sobre essa tabela, vale muito a pena você dar uma clicada nesse link para aprender mais sobre o assunto.

Esta tabela, desenvolvida pela Fundação de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, lista mensalmente os preços de compra e venda de veículos de todos os modelos e marcas aqui no Brasil.

Logo, temos como saber se o seu veículo foi superfaturado ou não. Certamente que, 90% dos casos, o veículo está superfaturado. E se você está nos procurando é porque certamente já está notando problemas em seu bolso.

Se está acontecendo, então é porque estão totalmente onerosas as suas prestações, o que encarece grandemente o valor total que você pagará para adquirir o caminhão, o que é algo muito injusto da parte dos bancos.

 

Como solicitar a análise do contrato?

 

Certamente que esta é uma importante pergunta feita por você. Afinal, como solicitar a análise do contrato de financiamento para adquirir o caminhão? Isso é muito simples e rápido!

Não se preocupe porque não irá envolver advogado, nem juízes e tribunal. Você poderá fazer isso através de alguns passos básicos. Nós da Mais Credit Consultoria disponibilizamos os seguintes métodos:

Você poderá ligar grátis para 0800 580 0910 e falar diretamente com um de nossos consultores. Na ocasião, você cita que leu o nosso artigo, e desconfia que está sendo vítima de juros abusivos em seu financiamento de caminhão, então deseja uma análise grátis do seu contrato.

Outra forma bastante rápida e viável, é você utilizar a rede social no WhatsApp. Nós também disponibilizamos um número de whatsApp para que possa entrar em contato diretamente com nossos consultores. É tudo muito fácil e rápido, basta enviar agora mesmo uma mensagem para 11 96882-7012.

A terceira forma também muito fácil e rápida é utilizando a Internet. Basta você acessar nosso site através do seguinte endereço https://www.maiscredit.com.br/mais-credit-contato/. Depois disso, preenche os campos solicitados e entre em contato com nossa equipe. Teremos o maior prazer em te atender!

Utilizando qualquer um desses métodos, então fique à vontade para falar e explicar o seu caso. Não esqueça de relatar que você viu em nosso artigo postado em nosso blog a promoção de análise grátis de contrato. Assim você receberá na hora a oportunidade de ter seu contrato de financiamento analisado gratuitamente por nossa equipe altamente capacitada.

 

E Depois da Análise do Banco, o Que Acontece?

 

Entenda que quando você entra em contato com a gente, então irá nos solicitar os serviços que prestamos, que é análise de contrato grátis e quitação de financiamento de veículo.

Nesse instante está sendo aberto um processo administrativo, que a gente aqui na Mais Credit Consultoria chama de ação extrajudicial. Isso porque não é necessário o juiz nem o advogado. E tudo vai correr dentro das vias administrativas.

Essa ação extrajudicial irá ocorrer desde o momento em que você nos envia a cópia do seu contrato e a gente começa a análise do documento. Na sequência, vem o cálculo contábil, isso para saber quanto você pagou e quanto ainda deve.

Esse cálculo é feito pela Mais Credit Consultoria e sempre com base na tabela Fipe, ou seja, nos valores médios praticados na compra e venda de veículos aqui no Brasil.

Claro que a gente leva em consideração também outros documentos, especialmente o código de defesa do consumidor e outras leis que estabelecem a ilegalidade dos juros abusivos e das taxas administrativas.

Além disso, consideramos os diversos julgados Brasil afora, que são ações judiciais que pessoas no Brasil inteiro abriram contra as instituições financeiras. Então, com base na sentença dos juízes em que condena os bancos e ordena a retirada dos juros abusivos, a gente entra em contato com o banco que você assinou o contrato e também solicita que se retire as taxas abusivas.

Certamente que, diante de tantos documentos apresentados, da indicação de que no contrato existem cláusulas indevidas, e da constatação pelo cálculo contábil do quanto você ainda deve, a instituição financeira irá querer colocar um fim na estrada: Geralmente ela faz isso concedendo descontos que vão até 80% do valor total do contrato.

 

Conheça Nossos Casos De Sucesso

 

Em nossa página oficial temos inúmeros casos de sucesso, que são histórias de clientes nossos de todo o Brasil que nos procuraram e contrataram nossos serviços de análise de contrato de quitação com desconto.

Neste link você irá conhecer casos reais como por exemplo, o da Thainara, que reside no Estado de Goiás. Ela estava com uma dívida de R$ 35.263,00 no financiamento do seu veículo e quitou sua dívida por apenas R$ 6.003,00.

Outro caso muito recente é o do Luiz que mora no estado do Mato Grosso do Sul. Ele estava com uma dívida de R$ 27.250,00 no financiamento do seu veículo e quitou sua dívida para o valor de R$ 7.000,00.

Este e muitos outros casos de sucesso você poderá conhecer ao clicar no seguinte link https://www.maiscredit.com.br/mais-credit-cases-de-sucesso/

 

Entre em Contato Com a Gente!

 

Está cansado de ver as taxas abusivas influenciando no faturamento do seu caminhão? Então não perca tempo e ganhe descontos em seu contrato ao buscar ajuda da Mais Credit Consultoria!

Ligue agora mesmo inteiramente grátis para 0800-0580 0910. Ou fale com a gente pelo WhatsApp, através do número 11 96882-7012.

Diga que leu em nossos posts a divulgação da promoção de análise grátis do contrato de financiamento. E pronto: Nos envie seu contrato e faremos a análise totalmente grátis!