Empréstimo consignado para financiamento de veículos

Empréstimo consignado para financiamento de veículos: entenda como funciona

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você já ouviu falar em empréstimo consignado para financiamento de veículos? O empréstimo consignado é uma das principais modalidades de financiamento de veículos atualmente, funcionando muito bem para um público específico que deseja obter o bem. Ele oferece condições especiais de pagamento, associando as cobranças diretamente à folha de pagamento do contratante.

Um dos principais benefícios é como esse modelo influencia no valor do bem adquirido. Outros financiamentos acabam alterando muito o custo final do veículo, o que não acontece no consignado. Que tal conhecer melhor esse empréstimo?

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre essa forma de financiar automóveis. Continue a leitura para ver como funciona e quais as vantagens e desvantagens do crédito consignado.

Como funciona o empréstimo consignado para financiamento de veículos?

O empréstimo consignado é uma modalidade singular para financiamento de veículos. Ela possui características bastante particulares, favorecendo grupos específicos de pessoas que podem se beneficiar: aposentados, pensionistas do INSS e pessoas cujas empresas em que trabalham tenham parcerias com bancos ou instituições financeiras.

Essa restrição funciona como uma espécie de proteção a quem oferece esses empréstimos, já que o grupo citado oferece maior segurança ao banco, tendo em vista que as parcelas do financiamento são descontadas diretamente na folha de pagamento. Desse modo, o risco de inadimplência é minimizado.

Por conta disso, o crédito consignado pode ser considerado um importante recurso para quem precisa comprar ou trocar de carro, fazendo isso de forma segura e com um ótimo controle acerca dos custos, uma vez que a parcela é fixa e descontada diretamente, sem a necessidade de algum esforço para que os pagamentos sejam realizados.

Os juros são altos?

A taxa de juros é um dos fatores que dá bastante destaque ao empréstimo consignado, ficando bem abaixo do que geralmente é praticado em outras modalidades. O efeito praticamente não é sentido no bolso, já que há pouco aumento do valor final do veículo, algo que é mais sentido em outros tipos de financiamento.

As taxas atrativas são possibilitadas justamente pela segurança maior que as instituições têm em relação ao pagamento. Isso permite uma cobrança mais amena — ao mesmo tempo que é vantajosa ao comprador, ainda será lucrativa para o banco.

Diferentemente de algo muito comum em outros financiamentos, a taxa de juros no consignado não varia. Ela é pré-fixada, ou seja, o comprador sabe exatamente quanto vai pagar antes de contratar o serviço, e isso segue imutável até o fim, quando o cliente quitar o montante.

Como é a liberação de crédito?

Conseguir um financiamento nem sempre é uma tarefa muito fácil. A burocracia e as análises em relação ao crédito do comprador são procedimentos necessários e comuns. Entretanto, no consignado funcionam de outra forma: todo o processo é agilizado, de modo que o cliente consiga rapidamente a contratação e em seguida a compra do veículo.

Também não há análise em relação ao crédito, o que possibilita que pessoas negativadas consigam comprar um veículo por meio dessa modalidade. Isso é possível porque, para as instituições, estar negativado não significará inadimplência, uma vez que o desconto na folha de pagamento acontecerá automaticamente.

Quais as possibilidades de cancelamento?

Em algumas modalidades de financiamento de veículos é possível simplesmente desistir do negócio, e isso está diretamente relacionado à devolução do bem ao banco para compensar a saída do contrato. No empréstimo consignado isso não é possível, sendo uma das principais desvantagens da modalidade.

Nesse caso, a única maneira de encerrar o financiamento é quitando as parcelas restantes, o que é possível junto ao banco, bastando comunicar o desejo de fazer dessa maneira. Uma vez comprometido, o cliente não pode voltar atrás com a sua decisão acerca do financiamento.

Por isso, é importante ter certeza quanto à ideia de aderir a esse modelo. Tendo em vista que os descontos são em folha, continuarão até o fim, sem possibilidades de desistência.

É possível atrasar ou adiar os pagamentos?

Não há a possibilidade de atrasar os pagamentos, uma vez que eles são descontados diretamente em folha em um dia fixo. Isso é vantajoso para as instituições, mas acaba sendo uma situação que exige muito controle financeiro por parte dos compradores, que devem sempre lembrar do percentual descontado para as parcelas.

Do mesmo modo que não há como atrasar, também há inflexibilidade no que diz respeito às datas em que esse valor é descontado pelo banco. Esse dia é definido no momento de assinatura do financiamento, não podendo ser alterado em nenhum momento. Ele é exatamente o dia em que o beneficiário recebe seu pagamento.

Essas duas condições deixam claro como o contratante precisa ter muita segurança antes de concordar com os termos, já que eles exigem certo rigor e disciplina financeira. Isso evita que o desconto das parcelas seja um gasto além das possibilidades do comprador.

O veículo fica alienado à instituição financeira?

No empréstimo consignado para financiamento de veículos, o veículo não fica alienado ao banco ou à instituição financeira. Isso geralmente acontece em outras modalidades, em que há a necessidade de uma espécie de garantia, que nesses casos é o carro. Como o risco de inadimplência é praticamente inexistente no consignado, a alienação é dispensada.

Esse é um grande fator de vantagem, já que o comprador tem a segurança de que o carro já é seu, mesmo que ainda esteja pagando as parcelas.

É preciso pensar antes de contratar

O empréstimo consignado para financiamento de veículos é uma modalidade que apresenta uma série de fatores positivos, mas que deve ser bastante ponderada — por não ser possível fazer alterações ou cancelá-lo, o comprador precisa estar certo de que conseguirá arcar com essa responsabilidade.

Dentro desse quadro é fundamental que o contratante analise todos os fatores detalhadamente e leve em conta sua situação atual, especialmente o que diz respeito à disciplina financeira. O que pode ser vantajoso para uns, talvez não seja para outros, e é justamente isso que deve ser levado em consideração antes de fechar negócio.

Com o nosso post deu para conhecer melhor o empréstimo consignado para financiamento de veículos, não é mesmo? Agora você está pronto para fazer a melhor escolha! Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mais como este diretamente no seu e-mail!

Acesse nossas redes sociais: Facebook e Instagram