empréstimo com nome sujo

Tenho o nome sujo: posso fazer um empréstimo?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Empréstimo com nome sujo? Muitas vezes, em momentos de dificuldades financeiras, as pessoas que estão com nome sujo precisam fazer um empréstimo e não sabem como proceder.

Diferentemente do que parece, existem diversas possibilidades para aqueles que estão negativados e, ao realizar uma boa pesquisa, é possível solucionar o problema imediato e conseguir o dinheiro necessário.

Porém, é preciso ficar atento a alguns problemas e conhecer bem as particularidades de cada uma das possibilidades existentes. É exatamente sobre isso que falaremos no texto de hoje.

Leia com atenção e informe-se!

Fazer um empréstimo com nome sujo é possível?

Apesar de ser mais difícil, você pode, sim, conseguir um empréstimo com nome sujo.

Contudo, é preciso ter em mente que, algumas vezes, os juros cobrados serão mais altos e as possibilidades de financiamento também não serão as mesmas disponibilizadas para aqueles que estão em dia com as obrigações.

Então, ainda que você consiga o valor que precisa por meio de um novo empréstimo, lembre-se de tomar as medidas necessárias para limpar o seu nome e voltar a ter facilidades de crédito.

Quais são as possibilidades para quem está com o nome sujo?

Existem várias formas de conseguir empréstimo com nome sujo. Abaixo listaremos algumas delas e apresentaremos as particularidades de cada um.

Empréstimo online

Algumas empresas são especializadas em empréstimos online e possuem como foco principal as pessoas que estão com restrições no nome.

Antes de contratar com alguma delas é preciso pesquisar com calma, porque apesar de existirem inúmeras possibilidades, os juros costumam ser mais altos que aqueles praticados em geral.

Lembre-se que, ao fazer um novo empréstimo, você precisará honrar os pagamentos, então, faça as contas e elabore um planejamento. Só assim você terá segurança para agir.

Penhora de bens

Ao colocar bens à penhora você terá acesso rápido ao dinheiro e não passará por qualquer análise de crédito. Da mesma forma, não será necessário comprovar renda e nem passar por processos burocráticos.

A garantia do empréstimo será o próprio bem, então, antes de assinar o contrato, leia todas as cláusulas com atenção e atente-se, principalmente, ao prazo de pagamento que, nesse caso, costuma variar entre um e quatro meses.

Se você não tiver como conseguir o dinheiro nesse período, evite essa modalidade, afinal, ao deixar de quitar a dívida, o seu bem será colocado em leilão.

Caso isso aconteça, ficará difícil reverter a situação e, provavelmente, você perderá o bem de forma definitiva.

Refinanciamento de imóvel ou veículo

Se você tiver um imóvel ou um veículo em seu nome, poderá dar o bem em garantia e pegar o empréstimo no valor que precisar.

Nesse tipo de situação, os bancos que fazem o refinanciamento costumam oferecer opções razoáveis de pagamento e incluem no processo algumas ações que contribuem para que você limpe o seu nome e resolva a situação de uma vez por todas.

Essa possibilidade pode ficar um pouco mais complicada se você tiver cheques sem fundo. Então, levante todas as suas dívidas e a origem delas antes de tentar utilizar esse meio.

Além disso, lembre-se que colocar um bem de valor significativo em um negócio pode ser arriscado. Por ser assim, pense com calma e veja se terá condições de arcar com todo o pagamento.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é o tipo de empréstimo que vincula o pagamento das parcelas ao salário mensal do contratante. Ou seja, o desconto é automático e a fonte pagadora repassa o valor à financeira ou à instituição bancária.

Então, por se tratar de uma modalidade mais segura para o contratado, os funcionários públicos, os aposentados pelo INSS e os profissionais de empresas privadas que possuem carteira assinada podem ter acesso à essa modalidade de empréstimo mesmo se estiverem com pendências no nome.

Porém, fique atento ao seguinte: não é fácil conseguir e, provavelmente, os juros serão muito mais altos. Então faça um levantamento de quais instituições aceitam cadastro de negativados e analise uma a uma para conhecer as vantagens e as diferenças.

Também é importante ressaltar que se você perder o emprego deverá arcar normalmente com o pagamento.

Consórcio

Apesar de não ser um empréstimo, quem tiver com o nome negativado pode tentar participar de um consórcio e pagar parcelas mensais até ser contemplado com a carta de crédito.

Porém, é importante saber que algumas administradoras exigem que, ao retirar o dinheiro, você comprove ter quitado 70% da dívida que tem com o Serasa.

Outra questão referente ao consórcio é que, por meio dele, você não terá o dinheiro de forma imediata, contudo, se for para algum planejamento em longo prazo, pode ser uma opção para capitalizar e evitar o problema dos juros.

Como proceder para conseguir um empréstimo com nome sujo?

O primeiro passo é analisar qual das opções acima é melhor para você. Isso pode ser feito por meio de pesquisas em instituições bancárias e financeiras ou por meio de uma empresa de consultoria.

Após a decisão, separe todos os documentos que forem solicitados e faça o pedido. Tenha em mente o seguinte: comprovar a renda será essencial!

Por ser assim, providencie os documentos como contracheque ou pró-labore, declarações de imposto de renda, recibos de aluguéis de imóveis, movimentações bancárias, etc.

Não deixe de conferir também a questão dos juros. Faça as contas com calma e verifique se eles não estão abusivos.

Não se esqueça que, ao contratar um empréstimo, você estará assumindo uma nova dívida e uma nova obrigação. Então, se os juros forem muito altos, eles poderão atrapalhar a sua vida e causar um novo problema.

Além disso, verifique também as possibilidades de pagamento e financiamento. É comum que as facilidades sejam menores para aqueles que estão com problemas no nome, então tenha cuidado ao assinar um contrato.

Com certeza, essa possibilidade pode favorecer e muito as pessoas que estão com o nome sujo e que, por alguma razão, precisam fazer um empréstimo. Se este for o seu caso, analise as possibilidades acima e veja qual é a melhor para o seu caso!

Este texto foi útil a você? Então deixe o seu comentário aqui no post e compartilhe a sua experiência conosco e com os nossos leitores!

Acesse nossas redes sociais: Facebook e Instagram