Em Quanto Tempo a Mora é Purgada

Em Quanto Tempo a Mora é Purgada?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Meus grandes leitores e leitoras que estão aqui semanalmente para aprender mais com nossa sequência de artigos informativos, hoje faço uma pergunta: Você sabe em quanto tempo a mora é purgada?

Minha ideia agora é tratar de um tema de grande importância, especialmente para aquelas pessoas que estão inadimplentes com seus financiamentos e empréstimos.

Afinal, se você é uma dessas pessoas, então está passando por um momento de mora. Mas, afinal o que é mesmo essa tal de mora, e mais especificamente, o que é a purgação de mora e em quanto tempo ela pode ser purgada?

Sei que existem muitas perguntas dentro desse tema, e é por esta razão que falei logo acima que ele é de grande importância.

Eu mesmo já escrevi alguns artigos tratando sobre a purgação de mora. Você poderá ler cada um para que possa entender mais detalhadamente. Para isso, acesse os seguintes links:

Como purgar a Mora em caso de busca e apreensão? É possível purgar a amora em financiamento de veículo?

Entenda o Que Significa Mora

 

A mora é uma situação em que uma pessoa, seja ela credora ou devedora, passa a estar diante de uma obrigação e que se recusa, por diversos motivos, a realizar o que é devido.

A partir desta explicação, quero te dizer que quando ocorre o atraso para executar uma ação que é obrigatória então está havendo a mora.

Eu sei que só com essas palavras fica um pouco difícil de entender as coisas. Então, para facilitar ainda mais tornando esta explicação didática, vou partir de um exemplo prático.

Exemplo Prático De Situação Que Ocorre a Mora

 

Vou supor que você buscou uma instituição financeira e essa te concedeu o financiamento para adquirir o seu veículo.

No contrato que você assinou consta uma cláusula que trata da alienação fiduciária, que é quando o bem fica dado em garantia; e outra cláusula definindo 48 meses para quitação do financiamento.

Porém, naquela ânsia de ter o mais rápido possível seu próprio carro, infelizmente você não leu integralmente o seu contrato, ou se leu, não entendeu todas as cláusulas.

E para bem da verdade nesse contrato existe a instituição de taxas administrativas e também da cobrança de juros abusivos, o que elevou grandemente os valores de suas prestações.

Obviamente que com essas cobranças consideradas ilegais você começou a enfrentar dificuldades de manter em dias o pagamento.

Infelizmente os problemas começaram a surgir. Na vigésima prestação você não conseguiu pagar a parcela e então atrasou, e estes atrasos permaneceram pelas próximas prestações.

Pronto: O fato de você atrasar as prestações significa que está retardando o cumprimento de uma ação que é considerada obrigatória, ou seja, você tem a obrigação de pagar as parcelas do financiamento, e não está fazendo isso.

Logo, você está inadimplente. E, em outras palavras, isso significa que você está em mora. Deve, portanto, pagar a mora, e é bom que você saiba que existe um tempo para a mora ser purgada.

A Purgação Da Mora

 

Creio que foi bem objetivo e consegui te explicar em poucas palavras o que significa a mora. Sabendo que está inadimplente, você está em mora, então precisará purgar esta mora.

Só com estas palavras você já percebe o significado de purgação da mora. É isso mesmo que você está entendendo: Se você efetuar o pagamento dessa dívida, quitando-a integralmente, então você purgou a mora.

A Instituição Credora Intima Para Purgar a Mora

 

Como disse anteriormente, ao fechar um contrato de financiamento, o bem adquirido foi dado em garantia, isto é, ele ficou em alienação fiduciária.

Na alienação fiduciária o dono do bem, ou seja, o veículo, é o banco, e você como devedor fiduciante, fica na posse desse bem. O veículo, nessa situação, foi dado como garantia.

Se você não seguir com as obrigações, ou seja, pagando as parcelas do financiamento, então o banco poderá dar busca e apreensão ou sugerir que você faça a entrega amigável do veículo.

Para entender o que é entrega amigável, sugiro que você leia nossos artigos:

Saiba tudo sobre entrega amigável de veículo

O que é preciso para fazer a entrega amigável?

Porém, antes de qualquer coisa, o banco deverá intimar você extrajudicialmente para fazer a purgação da mora.

Caso você ignore esta intimação (que eu aconselho grandemente você não ignorar) o banco poderá recorrer ao juiz e solicitar a busca e apreensão de seu veículo.

De qualquer forma existe a possibilidade de você quitar essa dívida e resolver o problema de uma vez por todas. É neste momento que entra a resposta para a sua pergunta sobre em quanto tempo a mora é purgada.

Em Quanto Tempo a Mora é Purgada?

 

Segundo a lei você tem um prazo de 15 dias para fazer a regularização das pendências financeiras em seu contrato de financiamento.

Dessa forma, o tempo para a mora ser purgada é de 15 dias. Após efetuar os pagamentos devidos, então o banco continuará encaminhando as demais prestações.

Porém, cabe ressaltar que existe muita divergência sobre a purgação da mora. Para alguns especialistas purgar a mora só acontece quando você paga as parcelas vencidas e vincendas.

Enquanto que para outros, e com base no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil, é possível sim fazer a purgação da mora.

Sugiro que você leia o artigo ‘É possível purgar a mora em financiamento de veículo?” para poder entender melhor como isto funciona.

Além disso, é importante destacar que algumas decisões judiciais já permitiram purgar a mora em prazos superiores a 15 dias.

Não Espere o Pior Acontecer

 

Você já deve saber que diante do não cumprimento de suas obrigações financeiras em relação ao financiamento do veículo, o banco poderá dar busca e apreensão do bem.

E em casos que não encontre o veículo ou que é esse não esteja mais na posse do devedor fiduciante, então o credor poderá solicitar ao juiz a conversão da busca e apreensão em ação de depósito.

Você poderá perder o veículo, perde o dinheiro que já foi pago nas prestações anteriores e ainda será obrigado a pagar o banco outros valores absurdos com correção monetária, juros e multas.

Por outro lado, existe a grande sacada: Abrir uma ação extrajudicial antes que os problemas aconteçam!

A Mais Credit Consultoria vem atuando há quase 10 anos no mercado de recuperação de veículos, em busca e apreensão, em juros abusivos e quitação de financiamentos de veículo com desconto.

Acesse nosso site https://www.maiscredit.com.br para saber como a Mais Credit pode te ajudar. Se preferir, poderá ligar gratuitamente para 0800 580 0910.

Resumindo

 

Se você deixou de pagar as prestações de seu financiamento, então certamente está em mora com o banco. Diante disso, precisará pagar urgentemente a dívida, ou seja, é necessário fazer a purgação da mora.

O tempo em que a mora é purgada é de 15 dias. Pode lembrar que a lei tem diversas interpretações para esta questão.

Porém, você poderá evitar maiores dores de cabeça abrindo uma ação extrajudicial na qual a Mais Credit pode orientar.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, então não hesite e faça-nos uma pergunta. Iremos responder o mais breve possível.

Não esqueça de acompanhar nosso blog porque aqui postamos conteúdo de qualidade e sempre atualizado para te informar.

Também nos acompanhe pelas nossas redes sociais, no Facebook e no Instagram, compartilhando, comentando e curtindo!