15 de novembro

Descubra Como Surgiu o Dia 15 de Novembro

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Como surgiu o dia 15 de novembro

No dia 15 de novembro é comemorado a Proclamação da República, por essa razão, foi decretado feriado em todo o território Brasileiro.

O Brasil era o único país independente do continente americano que ainda era governado por um imperador, no caso, o D. Pedro II. Pois a independência já havia sido alcançada no dia 7 de setembro de 1822, por meio da assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de Pedro I.

A Proclamação da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, na capital do Rio de Janeiro, que até então era a capital do Império.

Antes da Proclamação da República, o regime de governo era o Império, ou seja, todas as decisões eram de responsabilidade do imperador D. Pedro II.

Essa estrutura de governo imperial e centralizador, que não permitia que as províncias tivessem liberdade para tomar suas próprias decisões, isso começou a irritar as elites regionais, como a elite dos fazendeiros do oeste paulista, que também estavam descontentes com a abolição da escravidão, que aconteceu em 1888 e por que não foram indenizados pelo Império.

Os militares também estavam insatisfeitos, possuíam ideais positivistas e republicanos, e desejavam uma república autoritária e modernizadora.

O imperador D. Pedro II perdeu o apoio da igreja católica também, por ter interferido em assuntos religiosos.

E a classe média (médicos, comerciantes, jornalistas, profissionais liberais, estudantes e etc.), que estavam crescendo cada vez mais, também almejavam alcançar espaço nas decisões políticas.

Foi nesse momento que o Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 15 de novembro de 1889, decretou o fim da monarquia no Brasil. Logo, marechal se tornou o primeiro presidente da história do Brasil.

Onde aconteceu a Proclamação da República?

A Proclamação da República foi anunciada por Marechal Deodoro na Praça da Aclamação, que hoje é chamada de Praça da República e fica situada na cidade do Rio de Janeiro, capital do país na época.

O que aconteceu após a Proclamação da República?

Logo após a Proclamação da República, Deodoro enviou uma notificação a família real, que ordenava a saída do imperador e de sua família do pais. D. Pedro II percebeu que não iria conseguir retornar ao poder, então sua única saída foi voltar para a Europa com sua família.

Depois que o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o manifesto de Proclamação da República no Brasil e instalou um governo provisório. Depois de 67 anos a monarquia chegou ao fim no Brasil.

Assim, iniciou a República Brasileira e Marechal Deodoro assumiu o posto de presidente do Brasil provisoriamente.

Desde então, o país passou a ser governado por um presidente da república, que era escolhido pelo povo através das eleições democraticamente. Foi um grande marco para o Brasil que caminhava rumo a democracia.

Veja nosso Blog para saber sobre outros assuntos interessantes e também várias dicas.

Acesse também nossas redes sociais Facebook e Instagram e fique por dentro de todos os conteúdos da Mais Credit.