Processo de Revisão de Contrato

Quanto Tempo Demora um Processo de Revisão de Contrato?

Posted on Postado em Ação Revisional

Você quer abrir uma busca revisional, mas ainda não sabe quanto tempo demora um processo de revisão de contrato? Calma, vamos te ajudar! 

 

A busca de Processo de Revisão de Contrato tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas, uma vez que

as instituições financeiras estão cobrando juros abusivos nos contratos de financiamento, assim tornando impossível finalizar o pagamento.

O tempo de demora de um processo de revisão é uma das dúvidas mais recorrentes para quem deseja abrir essa possibilidade.

Isso acontece, pois a maioria das pessoas estão procurando por alternativas que sejam mais rápidas e auxiliem ela a resolver o seu problema com mais facilidade.

Por isso, se você quer abrir um processo de revisão de contrato, mas ainda tem essa e outras dúvidas referente ao seu processo, não se preocupe!

Neste artigo separamos quanto tempo demora  um processo de revisão de contrato, além de algumas informações que também são importantes para você compreender. Vamos conferir?

O Que é um Processo de Revisão de Contrato?

 

O processo de revisão de contrato, ou também conhecido como ação revisional, consiste em quando um contrato há alguma informação indevida, e a partir disso os consumidores solicitam que o contrato seja revisado por um juiz, para analisar a situação.

Esse procedimento, em primeira instância, acontece quando o consumidor consegue compreender a cobrança de um juros abusivo, ou uma informação incorreta e solicita auxílio.

Geralmente essa busca é feito através de uma empresa empresa de consultoria especializada na revisão – como no caso da Mais Credit – ou em busca de um advogado a parte.

O procedimento de revisão de contrato é composto por algumas etapas, e o tempo de processo não depende unicamente da empresa contratada, mas também do próprio juiz que irá realizar esse procedimento.

Em Quais Situações é Necessário Entrar Com Uma Ação Revisional?

 

Se você está com dúvida se realmente deve entrar com uma ação revisional ou não, é fundamental que você entenda em quais situações essa revisão pode ser solicitada.

No entanto, o caso mais comum é no caso da cobrança de juros abusivos  para financiamento de veículo. Mas existem também outros tipos de financiamento que também poderá solicitar a análise.

Esse é caso do financiamento de um imóvel ou outros bens de um valor maior. De qualquer forma, caso você perceba que o seu contrato tenha alguma cláusula indevida, poderá procurar auxílio com uma pessoa especializada para verificar a situação.

 

Quais São as Etapas da Revisão?

 

Um processo de revisão de contrato é composto por algumas etapas, e é fundamental que você tenha conhecimento em cada uma delas, para que a sua experiência e o próprio procedimento seja mais tranquilo para você.

Sendo assim, para auxiliar nesse processo, separamos abaixo as principais etapas da revisão.

 

1º Análise do contrato

A primeira etapa para a revisão do contrato é a análise do contrato, no qual uma pessoa especializada irá verificar a situação para realmente observar se houve a cobrança de um juros abusivo.

A pessoa responsável por essa análise pode ser um empresa especializada, ou um advogado especializado na revisão também.

 

2º Elaboração de Quadro

O próximo passo após a identificação da cobrança do juros abusivos, é a elaboração de um quadro, no qual irá conter todos os juros que foram cobrados de forma indevida, fazendo uma relação entre a forma correta e o que realmente houve a cobrança.

A elaboração desse quadro é feito pelo mesmo que fez a análise. Ela é necessária, pois além de permitir a visualização melhor da cobrança abusiva, permite que o próprio juiz, consiga identificar essa situação melhor.

 

3º Solicitação da Análise Pelo Juiz

Depois que o quadro estiver pronto, será solicitado que o juiz analise a acusação. Ele será o responsável por dar a palavra final sobre a situação e dizer o que deverá ser feito após a sua última resposta.

Uma vez que a solicitação é feita, é cobrado um número que tem como objetivo realizar a identificação do contrato. Além disso, ele também auxilia a visualização do seu status.

 

4º Conclusão

Por fim, depois que a análise for feita e o juiz dar a sua palavra final, será ressarcido os valores em questão.

Quanto Tempo Demora um Processo de Revisão de Contrato?

 

O tempo de demora do processo de revisão de contrato não depende unicamente da empresa de consultoria que foi contratada, e por isso, se você deseja realizar a solicitação, precisa ter consciência dessa situação antes de realizar a cobrança pela entrega do pedido.

Entretanto, em média o tempo de processo de revisão de contrato costuma demorar cerca de 45 dias. Mas a entrega dele irá depender da ordem que a solicitação tiver.

Pode acontecer do juiz que for analisar o contrato, ter um demanda excessiva de pedidos para a análise, da mesma forma que pode acontecer ao contrário.

Com isso, o tempo que irá demorar o processo é totalmente variável, mas você pode tirar a média de 45 dias para ter uma noção.

 

Conclusão

 

Se você percebeu a cobrança do juros abusivos no seu contrato de financiamento, saiba que é possível solicitar uma ação para rever a situação.

Entretanto, para realizar essa solicitação, irá precisar do auxílio de uma uma instituição ou pessoa que tenha conhecimento técnico para fazer a análise e solicitação, podendo ou não ter de fato os juros abusivos.

Além disso, é fundamental se manter atento a todas as etapas do processo de revisão de contrato. Isso auxilia você a ter um controle, garantindo que o processo seja feito com mais facilidade.

E é claro, não se esqueça de anotar a numeração que será gerado do contrato, para auxiliar neste procedimento. Por fim, o tempo de demora do processo poderá ser em média entre 30 a 45 dias.

mas lembre-se que o tempo poderá ser bem variável, podendo assim demorar mais ou menos tempo que o previsto.

Ficou alguma dúvida sobre o tempo do processo de revisão de contrato, ou em relação a qualquer outra informação referente a ele? Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe ela nos comentários para que possamos te auxiliar!

E aproveite para fazer o seu orçamento gratuito da ação revisional, para que você possa dar início a solicitação do processo.