Cooperativa de Veículos

Cooperativa de Veículos: Quais cuidados eu Devo Tomar ao Contratar?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você não quer sair no prejuízo, né?! É exatamente por isso que todo contrato exige cuidados especiais. E não é diferente quando se trata de um serviço de uma cooperativa de veículos. Você precisa ficar atento a alguns riscos para não sair no prejuízo.

Uma vez que as cooperativas não são regulamentadas e nem um órgão fiscalizador é preciso ficar atento! É sobre esse assunto que falaremos neste texto.

Os cuidados que você deve tomar ao adquirir um serviço de cooperativas de veículos. Quer saber quais são esses cuidados? Continue a leitura!

O que é uma Cooperativa de Veículos?

Antes de falarmos sobre os cuidados que você deve ter, é necessário entender o que é uma cooperativa de veículos. É disso que trataremos neste tópico.

Bom, diferente de uma seguradora, a cooperativa de veículos se refere a um grupo de pessoas que se juntam para manter um fundo financeiro. O intuito é a indenização em casos de sinistros. Os valores são rateados entre os cooperados.

Elas são uma forma mais econômica de garantir o seguro do seu veículo. Uma vez que os custos são divididos entre os sócios. Além disso, ela não possui um órgão fiscalizador, portanto, não possui garantias por Lei.

Uma das vantagens das cooperativas de veículos é a facilidade em todo o processo. Para entrar é preciso pagar uma taxa inicial. Depois disso, basta apenas se comprometer em pagar as mensalidades.

Agora que você já sabe o que é uma cooperativa de veículos, está na hora de saber os cuidados que você deve tomar ao fechar um contrato com uma.

Conheça bem a Cooperativa

O primeiro cuidado que você deve ter antes de fechar um serviço com uma cooperativa de veículos é conhecê-la. Isso é muito importante para você não se frustrar a qualquer momento.

Pesquise sobre a empresa, procure escutar depoimentos e opiniões de outras pessoas que fazem ou já fizeram parte do associação. Pese os pontos positivos e negativos. Entenda como funciona o relacionamento entre as pessoas envolvidas.

Estude a história da cooperativa! Todo o histórico deve ser levado em consideração. Dessa forma você saberá com o que está lidando. Não dá para se jogar de cabeça em algo que não se conhece, não é mesmo?

Procure Cooperativas que Possui Maior Número de Cooperados

Uma vez que os valores da proteção veicular são rateados entre os cooperados, é difícil saber quanto cada um pagará. Tudo depende da quantidade de pessoas envolvidas.

É exatamente por isso que você deve procurar por cooperativas de veículos com maior número de cooperados. Isso é um ponto chave, pois quanto mais pessoas menor será o valor que você irá pagar.

Além disso, há maiores chances dessas pessoas continuarem pagando a mensalidade.

Evite Cooperativas com Bens de Altos Valores

Esse é um cuidado para você gastar menos. Quanto mais alto são os valores de um bem mais caro você terá que pagar em caso de sinistro.

Nesse sentido, antes de fechar o contrato pesquise bem e verifique a média de valores dos veículos. Ao fazer essa análise, você saberá melhor quais cooperativas deve evitar.

Pesquise se os Veículos são Muito Visados Para Roubo/Furto

Esse tópico é parecido com o do caso anterior. Quanto mais um veículo é visado para roubo ou furto, maior será o valor de seu sinistro quando tiver.

Portanto, é importante que você estude a cooperativa de interesse. Se possível, faça uma pesquisa e esteja por dentro de notícias que qualificam um veículo objetivado por roubo. É importante saber essas informações para não sair no prejuízo depois.

Verifique o que a Cooperativa Cobre

Como já foi dito anteriormente é preciso ficar atento ao assinar um contrato, principalmente se tratando de uma cooperativa de seguros. Leia e esteja ciente de todo o contrato!

A cooperativa cobre o que? Roubo, acidentes, incêndios…? Esteja atento a todas essas questões. Verifique sempre o que a cooperativa cobre. Dessa maneira você evita ficar desamparado.

Guarde o Contrato em um Local de Fácil Acesso

Como uma cooperativa não tem um órgão de regulamentação, você corre riscos de ficar desamparado. É exatamente por isso que você deve ter acesso fácil ao seu contrato.

Guarde em um local seguro e que você não vá se esquecer onde deixou. Isso permitirá que você irá saber encontra-lo a qualquer momento que precisar. Essa é uma precaução importantíssima.

Só assim, você terá como provar seus direitos caso algo aconteça.

Fique Atento a Qualquer Sinal de Falência

Infelizmente, dentro de uma cooperativa de veículos, essa possibilidade existe.

Isso ocorre, pois não há um fluxo de caixa permanente. Dessa forma, se por falta de dinheiro no caixa ou uma má administração, a cooperativa por vir a falência.

Por isso, é importante que você esteja ciente do risco. Assim poderá ficar atento a qualquer sinal de falência. Preste atenção aos mínimos detalhes e não deixe nada escapar. Não seja apenas observador, participe das conversas e fique por dentro de tudo.

Obrigação de Bloqueadores

Existem cooperativas que obrigam a colocação de bloqueadores. Esteja atento e tenha preferência por elas.

Mas você deve estar se perguntando porque isso deve ser um cuidado. E a explicação é bem simples de entender: os bloqueadores contribuem para diminuir o número de sinistros. Dessa forma, consequentemente os gastos serão menores.

Saiba que há Riscos

Mesmo tomando todos os cuidados e precauções que indicamos, você precisa estar ciente que, ainda assim, há riscos de você sair no prejuízo. Isso ocorre devido aos fatores como falta de regulamentação, fluxo de caixa e outros que já foram comentados no texto.

Com esses cuidados você poderá tomar a melhor decisão que garantirá o seguro e proteção do seu automóvel. Todas essas questões devem ser levadas em consideração.

Agora que você chegou ao final deste texto, sabe melhor quais os cuidados você deve ter ao adquirir um serviço com as cooperativas de veículos.

Gostou deste conteúdo? Então compartilha nas suas redes sociais para mais pessoas saberem essas curiosidades! A Mais Credit Preza muito pelo conhecimento! Sempre buscamos o melhor conteúdo para deixar vocês bem informados!