Como trocar o óleo do carro de forma correta

Como Trocar o Óleo do Carro de Forma Correta

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Afinal, como trocar o óleo do carro de forma correta? A primeira grande dica é você encaminhar o veículo para uma mecânica. Lá, os mecânicos farão esse trabalho rapidamente e diminuindo os riscos.

Porém, se você mesmo quer fazer esse trabalho em sua casa, saiba que é totalmente possível. Por outro lado, deve ter a ciência de que é um trabalho um tanto desafiador.

Diferentemente de você trocar o pneu, ou trocar o para-brisa, ou ainda, de fazer a troca de lâmpada em sua casa. A substituição de óleo irá requerer mais tempo e conhecimento.

 

Economizando na Troca de Óleo

 

Se perguntar por qual motivo alguém iria querer fazer a troca de óleo em sua própria casa, então exatamente a primeira e grande resposta seria para economizar.

Claro que o trabalho vai muito além da economia, por isso caso não siga os passos de forma a seguir, então poderá gerar prejuízos, e até mesmo acidentes.

 

Como Trocar o Óleo do Carro de Forma Correta Passo a Passo 

 

Primeiro Passo. Junte Todas as Ferramentas Que Irá Utilizar.

É preciso que você tenha tudo organizado e ao seu alcance. Dessa forma, procure juntar todas as ferramentas e itens que lhes serão necessários. Vamos a alguns exemplos:

 

  1. Poderá ser necessário utilizar alguma ferramenta para segurar o capô do carro enquanto estiver trabalhando. O trabalho ficará bem mais fácil e agilizará se esta ferramenta ou instrumento já estiver junto de você.

 

  1. Cada carro possui um tipo de óleo, como também requer uma quantidade específica de óleo. Essas informações você irá verificar no manual do proprietário que acompanha o seu veículo.

 

Lembre-se existem carros que utilizam o óleo convencional, enquanto outros fazem uso do sintético. Dessa forma é imprescindível que o tipo de óleo na quantidade ideal já esteja ao seu alcance.

 

  1. O filtro de óleo também é outro item necessário durante a troca do óleo. É imprescindível que você verifique a qualidade e o desempenho, ao invés de ficar focado apenas no filtro mais barato.

 

  1. Além desses itens já citados, você ainda irá precisar dos seguintes materiais ou instrumentos:

 

  • Chave de caixa
  • Chave de filtro
  • Funil
  • Luvas
  • Panos
  • Papelão ou folhas de jornais

 

Esses instrumentos irão otimizar o trabalho, além de manter o ambiente organizado e limpo. É preciso cuidar da segurança local enquanto você faz a troca do óleo do seu carro.

 

Segundo Passo. Faça a Elevação do Carro.

É um erro gravíssimo fazer a elevação do carro apenas utilizando o macaco. Será necessário utilizar alguns suportes, sendo possível você colocá-lo em uma rampa. Mas, preste bastante atenção neste momento para evitar acidentes.

Primeiramente você irá forrar o chão com o papelão ou folhas de jornais. Isto é para evitar que venha a sujar o chão, bem como comprometer o solo com o óleo que irá pingar.

Depois disso, ligue o veículo e deixe-o funcionando por alguns minutos, o suficiente para que o óleo venha a esquentar. Na sequência, conduza o carro para cima do local forrado com papelão ou folha de jornal.

Só parta para o terceiro passo quando estiver certo de que todas as questões de seguranças foram alcançadas. Caso contrário, um acidente poderá levar vidas.

 

Terceiro Passo. Faça a Remoção da Ficha.

Nesse terceiro passo, uma vez que cumpriu determinadamente os passos anteriores, você irá abrir e manter aberto o capô. Faça a retirada da vareta e localize o plug que fica na bandeja.

Na sequência, vá com uma bandeja ou recipiente na parte de baixo e faça a remoção da ficha. Aqui é imprescindível que você tome total cuidado porque, vale lembrar, que a esta altura o óleo estará quente.

Depois disso, utilize o pano para fazer a a limpeza do bujão de drenagem.

 

Quarto Passo. Faça a Troca do Filtro de Óleo.

No filtro você irá observar que existe um item de retenção do óleo. Será necessário fazer a retirada deste e, na sequência, utilizar a chave de filtro para afrouxar o filtro.

Neste momento você irá verificar que eu óleo começará a escorrer. Depois faça a retirada do filtro.

Um detalhe importante é que você utilize um pouquinho do óleo não usado para lubrificar a junta do filtro. Em seguida, faça o fechamento.

 

Quinto Passo. Faça a Colocação do Óleo Novo.

Neste quinto passo as coisas estão bem mais fáceis. Tudo que precisará fazer é colocar o óleo novo no local apropriado.

Dessa forma, faça a retirada da tampa de preenchimento que fica abaixo do capô e, então, utilize um funil que você reservou no primeiro passo.

Preste bastante atenção na hora de despejar o óleo através do funil. Lembre-se que cada veículo possui uma quantidade certa de óleo. Então faça o despejo de acordo com o que o fabricante especificou.

Será necessário você substituir a vareta e também a tampa de preenchimento.

 

Sexto Passo. Faça a Checagem do Trabalho Desenvolvido.

Ainda mantendo o carro em elevação, então ligue o motor e deixe-o funcionando por, no mínimo, 30 segundos. Depois disso, faça a verificação para descobrir se estão ocorrendo vazamentos ao redor do filtro.

Caso verifique que está ocorrendo, então pare o motor e analise cuidadosamente. A ideia é que você retire esses vazamentos. Caso esteja tudo ok, então você poderá dar como finalizado o processo de como trocar o óleo do carro de forma correta.

 

Reciclando o Óleo Utilizado

 

É importante você saber que qualquer óleo é altamente prejudicial ao meio ambiente, especialmente aqueles que já foram utilizados no veículo.

Dessa forma, fica fácil compreender que você não poderá descartar o óleo que retirou do carro diretamente no solo, ou no esgoto, ou no lixo, ou nas águas dos rios, lagos, lagoas, riachos, ou seja, não poderá colocar em qualquer lugar na natureza.

O que você deve fazer é guardar este óleo em um recipiente apropriado. Posteriormente, poderá deixá-lo em uma oficina ou em locais de descartes de resíduos, sejam particulares ou mantidos pela prefeitura.

 

Trocando o Óleo na Mecânica

 

Neste artigo você aprendeu a como trocar o óleo do carro de forma correta. Com esses 6 simples passos você conseguirá fazer em sua casa, levando em consideração que a primeira vez lhe tomará um tempo bem grande.

Porém, existem as questões relativas à segurança, como por exemplo, no momento de elevar o carro é preciso deixá-lo em uma posição que não venha causar acidentes.

Também, é necessário ficar atento na hora que mexer com óleo quente, pois este poderá queimar sua pele.

O adequado é fazer a troca do óleo em uma mecânica especializada. As pessoas nesses locais já estão habituadas a fazer estas substituições, reduzindo grandemente o tempo empregado e as possibilidades de acidentes.

 

Quando Trocar o Óleo?

 

A resposta para essa pergunta é relativa. Cada modelo de veículo tem uma quilometragem específica para troca de óleo.

Vamos tomar como exemplo um dos carros mais vendidos do Brasil, o Onix. Segundo o fabricante, você deverá fazer a troca a cada 5000 km rodados.

Porém, existem modelos que você poderá rodar mais, enquanto outros, menos. A verdade é que alguns carros necessitam de troca de óleo a cada 4.000 quilômetros, enquanto outros você poderá rodar 10.000 Km.

Quer aprender mais com nossas dicas? Então nos acompanhe em cada postagem de nosso blog! Além disso, postamos semanalmente muitas dicas no Instagram e no Facebook. Acesse!