Como Saber Se o Veículo Tem Multa Pela Placa

Como Saber Se o Veículo Tem Multa Pela Placa?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você sabe Como Saber Se o Veículo Tem Multa Pela Placa? Saiba que isso é fundamental, devemos ter muita cautela e saber como reagir a situações que podem acontecer em nosso dia a dia no transito.

Atualmente, as multas de trânsitos são contadas no sistema do Detran, por isso, os motoristas precisam estar sempre atentos quanto a isso para evitar dores de cabeça.

Além do mais, se não houver uma organização quanto às datas, assim, não pagando as multas, o motorista não poderá tirar o seu licenciamento, dessa forma, sendo proibido de dirigir.

Portanto, para que você evite essa situação, neste artigo separamos um guia mostrando como você pode saber se o seu veículo tem multa pela placa. Então, acompanhe o restante do artigo para conferir!

Por Que é Importante Ficar Atento à Multa?

Conforme citamos, é fundamental que você se mantenha atento a multa, para poder realizar o seu licenciamento todo ano. Afinal, só é possível licenciar o veículo após o pagamento de todas as multas que você recebeu ao longo do ano e do IPVA, além de que o seu licenciamento é obrigatório. Veja:

“Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:

(…)

VIII – comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas”

Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.”

Além disso, caso não se mantenha atento a multa e deixe ela atrasar, também estará sujeito a cobrança de juros. O juro da multa será cobrado com base na taxa Selic mais 1%. Dessa forma, é fundamental que você tenha atenção para não deixar atrasar e criar o efeito “bola de neve. ”

Então, além das multas de trânsito já serem por si só uma conta que ocorreu sem planejamento, os juros vão ajudar a aumentar a dívida.

Como Saber Se o Veículo Tem Multa Pela Placa?

Muitas pessoas só deixam para conferir se têm multa ao saberem que receberam. Porém, pode acontecer de você receber uma multa e não ver, então, o ideal é conferir todo mês para evitar mais imprevistos.

Para realizar esse passo, você precisará entrar no site do Detran. Por isso, separamos o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Detran do seu estado. Caso não tenha acessado nenhuma vez, é só procurar no Google Detran, mais o nome do seu estado.
  2. Em seguida, procure por uma parte que esteja escrito “multas” ou algo próximo. Como os sites do Detran variam de acordo com cada estado, tente encontrar algo o mais próximo disso.
  3. Assim que achar, forneça os dados necessários, geralmente a placa do veículo e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
  4. Por fim, você terá acesso a várias informações, incluindo multas.

Atenção: Lembrando que as multas podem cair no sistema em até 30 dias após o veículo ter sofrido a infração. Então, se você não tiver uma multa analise o período para verificar se está dentro do prazo.

Só é Possível Consultar a Multa Pelo Site do Detran?

Não. Além do site do Detran, esse passo também pode ser feito pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). O processo da consulta é o mesmo que no Detran, ou seja, você entra no site, fornece o número da placa e do Renavam e em seguida terá acesso às informações da multa.

Caso você tenha dúvidas quanto ao Renavam do seu veículo, ele fica localizado no documento do veículo.

O Que Posso Fazer Para Evitar Multas?

A melhor forma de você evitar multas de trânsito é seguindo as regras de maneira correta, pois assim, não será multado.

Além do mais, embora você tenha aprendido sobre as leis de trânsito quando fez legislação, o ideal é revisar elas eventualmente. Afinal, as multas de trânsito se alteram de tempos em tempos e existem tantas regras que você pode acabar esquecendo de uma ou outra.

Outra forma de evitar multas é tendo um planejamento e organização quanto ao pagamento do IPVA e licenciamento. Com isso, evitará o atraso e a possibilidade de correr o risco de ter uma infração. Além disso, muitas pessoas recebem multas por dirigirem com o documento vencido ou não se mantendo em dia quanto ao documento do veículo.

Com Quantos Pontos Posso Perder a Carteira De Motorista?

As multas de trânsito não são compostas apenas pelo valor a ser pago, mas também por uma pontuação na carteira. Essa regra foi posta para que assim, haja um controle quanto ao cumprimento das regras de trânsito. Então, se você exceder o limite de pontos na sua carteira, será proibido de dirigir durante um determinado tempo.

A quantidade de pontos máxima que você pode acumular é 20. Além disso, essa quantidade tem uma duração de 12 meses, então, após esse tempo, os pontos serão zerados.

Outro fator importante para destacarmos é que, a multa leve pode ser substituída por uma advertência, assim você poderá se livrar da multa e dos pontos. Porém, essa regra não se adequá a todas as situações. Para realizar esta substituição, você não pode ter recebido nenhuma multa no ano nesta mesma categoria.

Conheça a Mais Credit!

Chegamos ao final deste artigo e agora você já sabe a importância de consultar as multas e o passo a passo para fazer isso. Então, que tal aproveitar para conhecer a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo, com o objetivo de reduzir os juros abusivos que pode haver nos contratos.

Atualmente, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros, além de conseguir reduzir até 70% do valor para a quitação de veículo.

Portanto, se o seu automóvel é financiado, você pode conferir os cases de sucesso dá Mais Credit no próprio site dela e realizar a revisão contratual gratuitamente.

Para fazer isso, basta entrar em contato com a equipe pelo WhatsApp e solicitar a revisão.

Gostou? Então, compartilhe este artigo para que mais pessoas possam te