Como Licenciar o Meu Veículo

Como Licenciar o Meu Veículo?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Certamente você deve estar se perguntando: Como Licenciar o Meu Veículo? Todo ano, quem é motorista e proprietário de um veículo precisa pagar algumas taxas obrigatórias, tais como a do licenciamento para garantir o Certificado de Registro de Licenciamento e Veículo.

Portanto, se você ainda não realizou esse processo e não sabe como fazer isso, não se preocupe. Neste artigo separamos o guia completo para você entender as principais informações sobre licenciamento. Vamos conferir?

O Que é o Licenciamento e Para Que Serve?

Sempre que alguém adquire um veículo, precisa licenciá-lo anualmente para obter o seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou conhecido como, documento do carro.

Neste certificado vem as principais informações do veículo e uma garantia de que o veículo está dentro das normas de segurança e emissão de poluentes. Por esse motivo, é obrigatório que todo proprietário tenha este documento.

Sendo assim, esse documento serve para mostrar as condições do veículo e assim, ele poder transitar em todo território brasileiro tranquilamente.

Infelizmente, ainda muitas pessoas não concordam com o licenciamento do veículo, uma vez que, não vêem resultado com a taxa paga para transitar.

Quanto é a Taxa de Licenciamento?

O valor da taxa de licenciamento vai depender do seu estado, assim como acontece com o IPVA e outras regras do Detran. Por isso, para saber quando você deve pagar de licenciamento, é necessário avaliar o valor cobrado pelo Detran do seu estado.

Neste caso, sugerimos entrar no site do mesmo e procurar essa informação ou entrar em contato com pelo telefone ou demais meios oferecidos.

Como Licenciar?

Se você acabou de comprar um veículo 0KM, precisará pagar o licenciamento antes mesmo de começar a dirigir para que ele seja emplacado. Geralmente, no local onde comprou irão te guiar para realizar esse passo.

Se essa não for a sua situação e tiver um veículo há um tempo, para licenciar precisa avaliar a data de licenciamento e realizar esse processo em uma unidade da sua cidade ou pela internet. Nesta segunda opção, basta entrar no site do Dentran e verificar as opções disponíveis.

Além disso, para licenciar você vai precisar ter alguns documentos em mãos, como o seu documento antigo, CNH e RG.

Verifique no site do Detran quais documentos deverão ser levados além desses e na dúvida, é interessante que você leve também um comprovante de residência e o xerox de todos eles. A partir disso, você terá acesso ao local para retirar o seu novo CRVL.

Qual é a Data Para Licenciar?

A data do licenciamento será definida de acordo com o estado que você mora. Além disso, a data vai alterar conforme o último número da placa do seu veículo. Por esse motivo, você deve sempre conferir no site do Detran do seu estado, os comunicados com a data de licenciamento.

No site, terá um calendário mostrando o mês que deverá ser licenciado conforme o último número da placa. Então, se mantenha atento ao site e se organize para licenciar dentro do período delimitado.

Principais Dúvidas Sobre Licenciamento

Bom, agora que explicamos as principais informações sobre licenciamento, aproveitamos para responder algumas dúvidas comuns.

O Que Acontece se eu Não licenciar?

O licenciamento da CNH é obrigatório e deve ser feito dentro do prazo. Se você não realizar o licenciamento não poderá dirigir, uma vez que, estará sujeito a levar multa. Além disso, a multa ao dirigir sem licenciar o veículo é gravíssima, com sete pontos na carteira mais uma multa de R$191,54.

Portanto, é muito importante que você se mantenha atento às datas e não deixe de licenciar o seu veículo.

Onde Posso Pagar o Licenciamento?

Antes de você pagar o licenciamento do seu veículo é necessário estar em dia com o Detran do seu estado. Ou seja, com todas as multas pagas e o IPVA. Com tudo em dia, você pode realizar o pagamento online, pelo site do Detran ou por meio de um caixa ou banco.

Para realizar o pagamento você vai precisar do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) do seu veículo. Portanto, tenha todos os documentos em mãos para fazer esse processo.

O Licenciamento de Veículo é Obrigatório?

Sim, assim como as demais taxas que os motoristas precisam pagar anualmente como IPVA e DPVAT (até esse ano). Portanto, se você quer continuar dirigindo tranquilamente e evitar dores de cabeça, não deixe de se atentar a essas obrigatoriedades.

O Que Posso Fazer Para Não Perder a Data?

Sabemos que muita das vezes é difícil lembrar de todas as datas importantes, por isso, a melhor forma de você não perder a data é se comprometer em visitar o site do Detran do seu estado periodicamente para conferir os meses.

Para ajudar, você pode colocar lembretes no seu celular para te lembrar de realizar esta verificação.

Além disso, após o Detran ter divulgado os meses para licenciamento de acordo com o final das placas, busque se notificar também do mês para licenciamento. Você pode utilizar o lembrete, conforme sugerimos, ou colocar um papel em fácil acesso para se lembrar disso todos os dias, por exemplo.

É Possível Pagar o Licenciamento Atrasado?

Felizmente sim e não possui taxas extras. Portanto, se o seu licenciamento está atrasado, entre no site do Detran e busque por licenciamento para preencher as informações e realizar o pagamento. Lembrando que, enquanto não for licenciado, você não irá conseguir transitar tranquilamente.

Aproveite Para Conhecer a Mais Credit

 

Você já conhece a Mais Creidt?

A Mais Credit consultoria é uma empresa especializada em ação extrajudicial para redução de juros abusivos em contrato de financiamento.

Infelizmente, no Brasil, ainda muitas pessoas sofrem de juros abusivos no contrato, por esse motivo, a Mais Credit revisa e avalia as taxas para redução.

Hoje, está empresa possui vários cases de sucesso de pessoas que tinham juros abusivos e conseguiram quitar o seu veículo com até 70% de desconto após a ação extrajudicial.

Portanto, se você ainda não sabe se o seu contrato tem juros abusivos ou não, entre em contato com os especialistas da Mais Credit no WhatsApp e solicite a revisão contratual que é feita gratuitamente!

Bom, chegamos ao fim deste artigo. Se você gostou, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!