Como Funciona Uma Cooperativa de Seguro

Como Funciona Uma Cooperativa de Seguro?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Mas afinal de contas você sabe Como Funciona Uma Cooperativa de Seguro?

Fazer seguro de um veículo é um passo fundamental para protegê-lo. Mas na hora de fazer um seguro, muitas pessoas acabam desistindo por o valor não ser tão caro ou por não conseguir decidir uma seguradora.

Por isso, a alternativa é apostar nas cooperativa de seguro que oferece valores menores com algumas vantagens.

Para te ajudar, separamos este artigo completo com as principais informações que você precisa saber. Vamos conferir?

O Que é e Como Funciona Uma Cooperativa de Seguro?

 

A cooperativa de seguro nada mais é que um conjunto de membros que irão pagar um valor mensal para cobrir possíveis acidentes com o veículo.

Este valor pago também inclui uma taxa de adesão e uma determinada parte do grupo ficará responsável pela administração do dinheiro.

O valor da mensalidade é definida de acordo com os possíveis gastos que os membros podem ter em caso de acidentes. Todo o valor arrecadado será utilizado para pagar consertos dos veículos caso aconteça sinistros.

Entretanto, é importante destacarmos que pode acontecer do valor não ser o suficiente dependendo do tipo de imprevisto que acontecerá com o veículo de um dos membros.

Qual é a Sua Principal Vantagem e Desvantagem?

 

A grande vantagem em contratar uma cooperativa de seguro ao invés de uma seguradora tradicional é o valor. O preço de assinatura da cooperativa de seguro de veículo sai por um valor muito menor que as seguradoras tradicionais.

Mas é importante destacarmos que a quantidade a ser paga, será definida entre os membros do grupo.

Outra excelente vantagem nas cooperativa de seguro é o fato de não haver uma análise de perfil. Devido esta situação, pessoas que possuem o nome negativado ou aqueles que são mais jovens e têm um score baixo, conseguem proteger o seu veículo de qualquer forma.

Já a desvantagem da cooperativa de seguro é justamente o fato de o valor arrecadado não ser o suficiente para pagar certos danos. Afinal, pode acontecer de ocorrer acidentes mais graves com os veículos.

O Que São os Sinistros?

 

Quando você vai pesquisar sobre uma determinada cooperativa de seguros é provável que escute várias vezes este termo. Os sinistros, nada mais são que incidentes que podem causar com o seu veículo, seja roubo, acidente, perda e outros.

Nem todas as cooperativas oferecem cobertura para todos os sinistros, por isso, caso você esteja cogitando a possibilidade da contratação de uma cooperativa, um dos primeiros passos é avaliar quais sinistros são cobertos por ela.

Qual a Principal Diferença Entre Uma Cooperativa Veicular e Uma Seguradora?

 

Embora uma cooperativa veicular e uma segurada possua os mesmos objetivos, há uma pequena diferença entre essas duas formas.

As seguradoras irão avaliar o seu veículo, passar por uma inspeção e a partir disso definir um valor a ser pago integralmente. Este valor poderá ser parcelado o que acontece em muitos casos.

Já as cooperativas, será definido um valor a ser pago por todos os membros que fazem parte do grupo. Este valor será pago mensalmente e caso o veículo de um dos membros tenha algum sinistro, o valor arrecadado entre todos eles será utilizado para pagar a situação.

Vale destacar também que uma cooperativa de veículos não é credenciada pela SUSEP, que é o órgão competente que regulamenta a venda de seguros, ou seja, você não tem a mesma segurança que uma seguradora ao contratar uma cooperativa.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos essas informações!

A Mais Credit se preocupa com o conteúdo aqui a abordado, nos emprenhamos ao máximo para promover conteúdos de qualidade!

Ficou alguma dúvida? Se você ainda tiver com alguma dúvida, deixe ela nos comentários para que possamos te auxiliar!