Funciona Um Processo Extrajudicial

Fique Por Dentro De Como Funciona Um Processo Extrajudicial!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Fique Por dentro de Como Funciona Um Processo Extrajudicial! É um assunto pertinente e que vai te ajudar muito!

A ação extrajudicial está sendo cada vez mais procurado porque permite que você resolva pendências sem toda aquela dor de cabeça que vemos na ação judicial.

Mas muita das vezes as pessoas não entendem o que de fato é esse processo e como ele funciona.

Por isso, separamos neste post um guia prático para você entender de forma simples e clara. Portanto confira o artigo completo abaixo!

O Que é Uma Ação Extrajudicial?

 

Para começar precisamos entender o que é a ação extrajudicial e a diferença do judicial.

Bom, o processo extrajudicial é qualquer ato de solucionar uma pendência sem precisar de um poder jurídico.

Quando você tem alguma coisa a ser resolvida, ao invés de você pedir auxílio de um advogado para que ele possa recorrer a um poder jurídico, poderá simplesmente buscar negociar com a pessoa física ou jurídica. Dessa forma, o processo de uma ação extrajudicial passa a ser muito mais simples, já que ao contrário, uma ação jurídica em muitos casos demoram anos para ser resolvida.

Como Funciona Um Processo Extrajudicial?

 

Primeiramente a ação extrajudicial pode ser dividida em três tipos, logo o processo extrajudicial se diferencia de acordo com cada situação. A negociação extrajudicial, por exemplo, é uma das formas, no qual você vai tentar negociar diretamente com a pessoa em questão.

Entretanto, é importante que a negociação seja registrada em cartório para evitar qualquer tipo de complicação ou mal entendido futuramente. Além disso, durante esse procedimento o ideal é que você procure por uma consultora especializada em ações extrajudiciais para que tudo ocorra da melhor forma possível para ambos envolvidos.

Já no caso da cobrança extrajudicial, que é um outro tipo, é feito uma cobrança com a comprovação dos dados para que a pessoa física ou jurídica em questão possa solucionar o que está pendente. Neste caso aquele que irá cobrar precisará fazer um documento de cobrança com os dados necessários sem necessitar de um advogado.

Por fim, existe o acordo extrajudicial que ao contrário, necessita da presença de um advogado. Aquele que necessita realizar um acordo irá entrar em contato com um advogado, para que ele possa enviar o acordo  e então ser registrado no cartório.

Como Realizar Uma Ação Extrajudicial?

 

A ação extrajudicial pode ser realizada em qualquer situação que haja alguma pendência que precisa ser resolvida. Mas é muito importante destacarmos que se você realizar a ação extrajudicial de maneira incorreta ou várias vezes e não for resolvido, a ação judicial pode ser recorrida.

Por isso, o ideal é que você procure uma empresa de consultoria especializada em ação extrajudicial para evitar esse tipo de situação.

Além disso, procure sempre coletar o máximo de dados que comprovem o seu argumento para a busca da ação e evitar qualquer tipo de transtorno e dor de cabeça durante o processo.

Ficou alguma dúvida sobre como funciona o processo extrajudicial? Deixe nos comentários o seu feedback. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou coloque as suas dúvidas nos comentários para que possamos te auxiliar!

A Mais Credit é uma empresa que preza pela educação, sempre buscamos conteúdos de qualidade, por isso é muito importante a participação de vocês! Sempre que puderem, compartilhem dessa informação!