Como funciona o leilão de carros apreendidos

Como Funciona o Leilão de Carros Apreendidos| Guia Completo

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Para quem quer comprar um carro por um preço mais barato o leilão de carros apreendidos pode ser uma ótima opção. Porém, antes de apostar nessa situação é muito importante entender como funciona o leilão de carros apreendidos. Por isso, abaixo separamos um guia completo para que não reste mais dúvidas. Veja!

O Que é o Leilão e Como Ocorre?

Se você tem um carro, provavelmente você já deve saber o que é apreensão de veículo, mas para quem não tem, não se preocupe, que iremos explicar!

Quando você compra um veículo financiado, você faz um acordo com o banco para que você consiga fazer esse financiamento. Basicamente, o banco irá comprar o veículo para você, e em contra você irá pagar para ele com uma taxa de juros de até 13% ao ano.

No entanto, para que o banco possa ter uma garantia, no contrato ele terá total autonomia sobre o veículo até que você o pague. Então em casos de atrasos de até 3 parcelas, o banco poderá apreender o seu veículo.

Embora as vezes isso possa parecer totalmente fora da realidade de algumas pessoas, infelizmente ainda é muito comum. Além disso, devido esse fato, eventualmente é feito um leilão com os carros que foram apreendidos. Assim saindo por preços mais interessantes.

 

Como Funciona o Leilão  de Carros Apreendidos?

Os leilões de carros apreendidos funcionam de uma forma bem simples, mas antes de você participar precisará efetuar um cadastro. Não necessariamente você precisa comprar um veículo, mas você precisará fazer o cadastro utilizando a sua identidade, mais CPF ou CNPJ.

Após realizar o cadastro, se caso for um leilão físico, terá centenas de carros espalhados no espaço do Detran. Os carros são sempre organizados de acordo com o que o Detran determinar. Sendo assim, fica até mais fácil  encontrar o carro que você deseja.

Após esse processo, caso você tenha se interessado por um dos carros, você irá dar o seu lance por ele. Aquele que dar o maior lance, irá ficar com o carro. Assim que alguém ganhar pelo maior valor, irá assinar um documento especificando tal situação.

Além disso, no mesmo dia, a pessoa que comprou o veículo deverá pagar entre 20% a 30% do valor. Além dessa quantia, deverá ser pago também um valor de 5% de taxa. Esse pagamento poderá ser feito através de cheque ou à vista.

Hoje em dia, além dos leilões físicos você também encontra alguns online. Nesse caso, você poderá realizar o leilão online normalmente, mas o pagamento será feito com boleto bancário. Depois disso, o resto da forma de pagamento será negociado.

 

Como Retirar o Carro Após Ser Leiloado

Se você conseguiu um carro no leilão precisará estar atento a data de retirada. A retirada do veículo só será após a compensação do valor total do veículo. Assim que a retirada for autorizada, o comprador deverá ir até o local e retirar o mais rápido possível.

No entanto, caso o comprador acabe atrasando na data de retirada ele poderá pagar juros por isso, cerca de 2% sobre o valor. Por isso, no caso dos leilões é indispensável não atrasar a retirada dele, para evitar os juros.

Ficou alguma dúvida sobre o leilão de veículos apreendidos? Caso tenha ficado, deixe a sua dúvida nos comentários! E aproveite para compartilhar esse post!

Conclusão

Caro leitor, espero ter ajudado neste artigo! Ressaltando que é muito importante você escolher bem o carro dentro do leilão, verificar o estado do veículo e sempre buscar informações pertinentes do leilão onde você pretende adquirir o veículo, todo cuidado é pouco!

Os veículos ficam a disposição antes do leilão, para verificar o estado, claro que não podemos ligar o carro, porém podemos olhar por cima e nos certificarmos que não está faltando nenhuma peça.

A Mais Credit se preocupa com a informação dada ao nosso público, pois é muito importante para nós! Sempre que tiver duvidas não deixe de comentar! A sua opinião é essencial para mantermos nossa qualidade na informação! Muito obrigado e até mais!