A Entrega Amigável

Entenda de Vez Como Funciona a Entrega Amigável

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você realmente sabe Como Funciona a Entrega Amigável? nesse artigo você  verá que ela não é esse mar de rosas que todos pensam.

 

Muita gente pode se deixar enganar pelo termo entrega amigável de veículo. Porém, é bom que eu chame a sua atenção para o fato de que isto pode ser uma grande cilada para você!

 

Uma instituição financeira qualquer nunca age no sentido de perder, mas, apenas pensando em tirar proveito sobre as pessoas e ganhar montanhas de dinheiro.

 

Para te advertir, resolvi escrever este artigo de modo que possa entender de vez como funciona a entrega amigável de veículo.

 

Entendendo o Que é a Entrega Amigável de Veículo

 

Se você financiou um veículo e por algum motivo não conseguiu quitar o contrato, então terá que devolver o bem ao banco.

 

Quando esta devolução ocorre de modo amigável, ou seja, a partir de um acordo entre você e a instituição financeira, então nós temos aí a entrega amigável de veículo.

 

Em situações como esta o consumidor poderá ter deixado de pagar não porque seja um má pagador, mas porque a instituição financeira recheou as suas prestações com juros abusivos e multas desproporcionais.

 

Então, ocorre a entrega amigável do veículo, onde o banco é quem definirá todas as regras. No acordo serão analisadas as formas de amortizar a dívida, como também o estado do veículo.

 

Se tudo isso ainda não fosse o bastante, vale eu lembrar que o banco não é obrigado a receber o veículo. Então, isso vai depender do interesse da empresa.

 

Leia o artigo do Uol sobre entrega amigável: https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/08/18/dividas-entrega-amigavel-de-automovel-pode-ser-uma-opcao-para-o-consumidor.jhtm

 

As Categorias Mais Comuns de Entrega Amigável

 

A princípio, temos duas categorias de entrega amigável, que são:

 

  • Entrega parcial
  • Entrega que dativa

 

Na sequência, vamos entender como funciona na prática cada um desses dois tipos de entrega amigável de veículo.

 

O Funcionamento da Entrega Parcial

 

Quando você devolve amigavelmente o veículo para a instituição financeira, ela irá leiloá-lo para com o dinheiro arrecadado quitar a dívida restante.

 

Porém, pode ser que esse valor não seja suficiente para quitação, então você deverá desembolsar o restante.

 

Observe que esse tipo de entrega pode não ser muito bom para algumas pessoas, isso porque, além de entregar o bem e ficar sem, ainda terá de pagar a instituição financeira, ou seja, continuará com dívidas.

 

E o Funcionamento Da Entrega Quitativa?

 

O banco irá propor a entrega amigável do tipo quitativa quando ele já tem plena consciência de que esse negócio será vantajoso (para o banco, claro!).

 

Isso significa que esta categoria só será aplicada caso você já tenha pago mais de 50% das prestações do financiamento. Então, o banco tem total certeza que com leilão, irá quitar o débito.

 

Em casos assim o banco se abre para este tipo porque já arrecadou dinheiro suficiente para pagar o bem que lhe passou. Além disso, ganhou bastante com os altíssimos juros que ele cobrou.

 

Observe que este tipo pode não ser tão vantajoso, pois mais uma vez você ficará sem o bem, e terá dado muito dinheiro de graça para o banco.

 

E o Que Fazer, Caso Não Queira a Entrega Amigável?

 

É, infelizmente, na maioria dos casos, a entrega amigável é bonita apenas no nome, mas, na prática, ela não é vantajosa para o consumidor.

 

É possível sim que você sinta um alívio por não possuir mais a obrigatoriedade de pagar as prestações do financiamento, como também, poderá se livrar das cobranças chatas do banco.

 

Para evitar maiores problemas, você poderá buscar outras opções. Se não tem ideia do que fazer, então vou facilitar sua vida e te dar algumas dicas:

 

  1. É interessante você vender o veículo e com o valor arrecadado quitar parcialmente ou em todo a sua dívida com o banco.

 

  1. Uma segunda dica é você procurar um conhecido para transferir a dívida. Claro que não é qualquer pessoa que irá aceitar os juros abusivos que os bancos cobram em situações como esta.

 

  1. A terceira dica é, certamente, a melhor de todas! O que você pode, e até deve fazer, é uma análise de seu contrato justamente para identificar esses juros abusivos e as multas absurdas que as instituições financeiras estão cobrando de você.

 

Vou conversar com você sobre isso com mais detalhes a seguir.

 

Análise Contratual: Uma Alternativa a Entrega Amigável de Veículo

 

A principal alternativa para você não cair nos problemas que a entrega amigável de veículo reserva, é fazer a análise contratual.

 

Entenda que esta análise é uma ação extrajudicial, ou seja, aquela que ocorre fora do ambiente de tribunais e sem a presença de advogados e juízes.

 

Se você quer saber mais o que é uma ação extrajudicial e como ela funciona, então leia esses dois artigos:

 

O que é uma ação extrajudicial

Como funciona uma ação extrajudicial

 

Esse tipo de análise é vantajosa, principalmente para quem já está em situações de busca e apreensão de veículo, ou mesmo de devolução amigável. Isto porque, a partir dela é possível que:

 

  • Você permaneça com o seu veículo, evitando entrega amigável ou busca e apreensão.
  • Pagar apenas o que deve, ou seja, já excluídos os juros abusivos, as taxas Ilegais e as multas exorbitantes.
  • Quitar a dívida com descontos de até 70%.

 

Só em listar essas três vantagens já fica claro o quanto é vantajoso fazer uma revisão contratual de forma extrajudicial, ao invés de perder o bem para o banco, e perder dinheiro também.

E  Como Proceder Com Esta Análise Contratual?

 

Nós da Mais Credit Consultoria estamos no mercado de análise contratual de veículo, de juros abusivos, de busca e apreensão de veículos, de recuperação de veículos e de quitação com desconto.

 

Somos experts nesse tema e possuímos ampla experiência nos mais diversos contratos de financiamento de veículo. Sabemos perfeitamente onde os bancos lançam os juros abusivos e as taxas legais.

 

Tudo que você precisa fazer é apenas solicitar, gratuitamente, a sua análise contratual! Pode parecer mentira, não é mesmo? Mas é pura verdade: Nós analisamos seu contrato de forma totalmente grátis!

 

Simplesmente faça sua análise grátis pelo número de telefone (11) 96882 7012 ou através do seguinte link http://bit.ly/AnaliseGratisMC

 

Resumindo

 

A entrega amigável de veículo ocorre em duas modalidades: A do tipo parcial, e aquela do tipo quitativa. Infelizmente, nas duas ocasiões você como cliente poderá sair perdendo.

 

Em ambos os casos, você terá que devolver ao banco o veículo que está em pagamento. E aí instituição financeira irá leiloar e com o dinheiro arrecadado pagará o restante das parcelas.

 

Porém, se o dinheiro arrecadado não for suficiente, então você permanecerá com a dívida, ou seja, deverá pagar ao banco o que faltar.

 

Certamente, isso não é um bom negócio, visto que você perderá o veículo, e ainda terá de pagar ao banco. E, se por acaso, continuar inadimplente, seu nome voltará para negativação, e seu score irá baixar.

 

Aprenda mais sobre score lendo nossos artigos:

 

Como melhorar seu score pelo aplicativo? O que é um aplicativo para aumentar score?

 

Porém, a grande alternativa para não ter que perder tudo é você solicitar a análise de seu contrato de financiamento. E isto a Mais Credit Consultoria consegue fazer com o total expertise para você, e totalmente grátis!

 

Se restou alguma dúvida, por favor, utilize o espaço para comentários, e nós teremos o maior prazer em te responder!

 

Se quiser falar diretamente com um de nossos consultores, então você poderá ligar totalmente grátis para o 0800 580 0910.

 

Vale informar que postamos conteúdo de qualidade e atualizado toda semana aqui em nosso blog, e damos dicas essenciais para você diretamente em nossas redes sociais.

 

Siga-nos e aprenda a como viver melhor!