Como Funciona a Análise Do Contrato De Financiamento

Como Funciona a Análise Do Contrato De Financiamento?

Posted on Postado em Sem categoria

Você sabe Como Funciona a Análise Do Contrato De Financiamento? Na hora de comprar e financiar um veículo, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas diz respeito ao contrato de financiamento.

É por isso que, antes de fechar qualquer contrato, você deve fazer uma boa analise contratual. Se você tem ou ainda quer adquirir um seguro para seu veículo, é essencial que você esteja atento a algumas questões e uma delas é sobre o contrato do financiamento.

Ter informações nunca é demais e pode te prevenir de futuros imprevistos ou dores de cabeça. Está um pouco confuso e não sabe o que é ou como fazer essa análise do contrato de financiamento?

Não se preocupe, nós não queremos que você sofra irregularidades. É por isso que iremos esclarecer todas as suas dúvidas nesse texto.

Iremos te explicar o que é uma análise do contrato de financiamento, para que ela serve e como você deve fazer uma. Se você quiser entender melhor do assunto, procure um local tranquilo e continue a leitura.
Pronto? Então vamos lá!

O Que é Análise Do Contrato?

Antes de saber como funciona a análise do contrato de financiamento, você precisa entender o que é uma. É o que te explicaremos agora.

Ao fazer um financiamento, você terá um contrato e este deve ser assinado. No entanto é fundamental que você leia as cláusulas com atenção e faça uma análise minuciosa do que está escrito nesse documento.

Uma análise de contrato de financiamento é um estudo das cláusulas do contrato. Ela é muito importante para você entender seus direitos e deveres ao fechar um financiamento de um veículo.

Ao estudar o contrato de financiamento, você deverá ficar atento às informações que estão no documento, como características do veículos, o preço do financiamento e as taxas de juros.

Para Que Serve a Análise?

É importante entender para que serve uma análise do contrato. Ela é uma garantia de que você não está pagamento mais do que deve.

A análise do contrato de financiamento de um veículo é feita para revisar as informações contidas no documento final.
O Brasil é um dos países que mais cobram juros abusivos do mundo. É por isso que você deve ficar atento e fazer uma análise de contrato.

Algumas instituições cobram taxas de juros altas e abusivas! Além disso se caso você atrasar alguma das parcelas, por exemplo, elas ficam muito mais discrepante!

Elas aproveitam da falta de informação que muitos consumidores possuem e realizam essas práticas, que são consideradas onerosas.

É exatamente por isso que seu contrato de financiamento deve ser revisado. Dessa forma, você garante que não estará gastando muito e sem necessidade.

Quando você faz essa análise de contrato você consegue fazer uma negociação e eliminar os juros abusivos do seu financiamento. Dessa forma, você consegue gerar uma boa redução na sua dívida do financiamento.

Como Fazer Uma Análise Do Contrato De Financiamento?

Agora que você entendeu o que é uma análise de contrato de financiamento e para que ela serve, é hora de aprender como fazê-la. E não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças.

Na sua própria casa você pode fazer a análise de contrato de financiamento do seu veículo. Reserve um momento e lugar tranquilo e leia todas as páginas do contrato. Não pule nenhuma parte.

Ao fizer isso, você já terá conhecimento de quais termos seu contrato estipula. Sublinhe partes que achar interesse para não se esquecer depois. E caso não entenda alguma coisa, pesquise! Não fique desinformado. Quanto mais você souber, melhor será.

Porém, muitas vezes você pode não saber o que uma informação está realmente querendo dizer e se as taxas são mesmo abusivas ou não. Portanto, buscar ajuda de profissionais que entendem do assunto, às vezes é melhor ainda.

Quando você busca por alguém capacitado e que estudou especificamente para esse assunto, você conseguira entender muito melhor. As chances de ter todas as suas dúvidas respondidas é ainda maior.

Além disso, quando você busca por profissionais qualificados, você pode ter benefícios ainda maiores. Isso porque, o profissional conseguirá identificar dentro da própria lei se há de fato cobrança de taxas e juros indevidas e abusivas.

O Que Você Deve Procurar ao Fazer a Análise De Financiamento?

Quando você faz a analise contratual do financiamento do seu veículo, existem algumas coisas que você deve ficar atento. É isso que iremos falar nesses próximos tópicos.

As Taxas Estão Maiores Do Que As De Outras Empresas?

Se, ao analisar o contrato do seu financiamento, você perceber que as taxas dos juros estão acima do que é cobrado pelo padrão estipulado Pelo Bacen, então você está sofrendo juros abusivos.

As taxas de juros não são ilegais. No entanto quando elas estão acima do que é previsto pelo Banco Central Brasileiro, então sim, você deve tomar medidas contra isso.

Quando as taxas são abusivas você paga o dobro do valor do seu veículo ou até mais. Por tanto, fique atento.

Você Precisou Adquirir Outro Produto Para Fazer o Financiamento?

CUIDADO! Se para fazer o financiamento do seu veículo você precisou adquirir outro produto, então você precisa urgente rever seu contrato. Essa é uma das causas mais verificadas em uma análise de contrato.

Essa é uma prática que, infelizmente, algumas empresas adquirem. Ela é conhecida como compra casada. E se você está em uma situação parecida, procure por ajuda de um profissional adequado.

Ele poderá te dar todas as informações do que fazer em casos parecidos.

Você Está Pagamento Em Dia, Mas Não Consegue Quitar o Financiamento?

Se essa situação acontece com você, então certamente seu contrato precisa de fato ser revisado e com urgência. Essa situação é conhecida como amortização negativa. Isso quer dizer que o os descontos das parcelas não é real dado ao valor devedor.

Isso acontece, pois está havendo Correção monetária em cima do valor do seu financiamento. Essa é uma prática abusiva. O correto é quando o valor é pago, deve haver automaticamente a amortização do valor restante.

Verifique Se o Seu Contrato Pode Ser Melhorado

Você sempre deve se questionar se o seu contrato pode ser melhorado. Veja se ele está dentro do Código de Defesa do Consumidor (CDC), verifique taxas de juros e as formas de pagamento.

É por isso que uma boa leitura te auxiliará para perceber o que pode ser mudado e te trazer mais benefícios.
Tudo certo até aqui?

Nesse texto você pode conferir e entender o que é uma análise de contrato e para que ela serve. Além disso, você também aprendeu quais os principais pontos que você deve ficar atento ao fazer uma análise contratual.

Uma análise contratual é sempre bem vida e garante que você não tenha seus direitos violados ou sofra com problemas no seu financiamento. Quanto mais informação, menos chances você terá de ser enganado.

Além disso, uma análise contratual pode te render uma boa economia no financiamento do seu veículo.
Lembre-se sempre que você pode fazer isso em casa, mas ao sinal de qualquer dúvida ou irregularidades, não deixe de procurar por profissionais.

Eles poderão te indicar o melhor caminho a seguir em situações complicadas.Agora que você chegou até o final desse texto, provavelmente suas dúvidas foram esclarecidas.

No entanto se ainda assim você tem dúvidas sobre a análise de financiamento do seu veículo, deixa aqui nos comentários. Nós responderemos você.

A Mais Credit é uma empresa séria que busca sempre auxiliar os consumidores de forma clara e objetiva!
Se você precisa de uma análise contratual mais detalhada, saiba que a Mais Credit consegue de auxiliar em uma análise totalmente gratuita!

Se você quer mudar realmente de vida e ter uma economia maravilhosa no seu financiamento ligue para nossa central de especialistas, pelo número: 0800-580-0910 ou fale diretamente pelo WhatsApp:11-96882-7012.