Como Fazer Para Pagar o IPVA em 2019

Como Fazer Para Pagar o IPVA em 2019 | Guia Completo!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Como Fazer Para Pagar o IPVA ? Essa duvida permeia muitas pessoas que acabaram de adquirir um veiculo, e é de extrema importância para vivermos tranquilamente com o nosso bem.

Todo início do ano, quem tem carro precisa pagar o IPVA que é um imposto obrigatório anual. Esse imposto varia o preço de acordo com cada veículo, ano e outras informações, além das datas também variarem.

Por isso, é comum as pessoas terem dúvidas em como pagar o IPVA, principalmente para pessoas que vão pagar o seu primeiro ano.

Por isso, dessa vez, neste artigo, separamos o passo a passo completo para você aprender como fazer para pagar o seu IPVA sem nenhuma complicação. Vamos conferir?

 

O Que é IPVA

O IPVA é uma sigla que significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos, que deve ser pago todo início de ano por pessoas que possuem um veículo, tais como carros, motos, caminhões e outros.

Este imposto tem como objetivo arrecadar receitas para o estado e os municípios. Há alguns anos, era utilizado a TRU, Taxa Rodoviária Única que auxiliava no pagamento de obras para rodovias e estradas.

Depois da criação dos pedágios, houve a modificação do TRU, uma vez que não era necessário o pagamento para apenas esse objetivo.

Embora a maioria das pessoas acreditam que esse dinheiro é utilizado apenas para obras relacionadas ao veículos, como sinalização e conservação das ruas, o IPVA pode ser tanto utilizado a isso quanto para outras coisas.

Depois de arrecadar todo o dinheiro de cada estado, será analisado a situação e decidir para o que ele será utilizado, podendo ser ou não para obras relacionadas a veículos no estado.

Qual é a Data do Pagamento

A data de pagamento do IPVA 2019 varia de acordo com cada estado, além disso, tem data para a primeira, segunda e terceira parcela.

Por isso, é tão importante verificar qual o seu estado e analisar o calendário para garantir o pagamento dentro do prazo. Isso é necessário, pois o atraso do IPVA gera juros com base na taxa Selic, sendo 6,5% atualmente, e multa de 0,033%.

Além disso, a data de pagamento do seu veículo também varia de acordo com o final da sua placa. Cada terminação também possui uma data específica para o pagamento.

Nos principais estados, (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) por exemplo, a data vai até o final de março e abril, já no Distrito Federal, a última parcela vai até o final de maio. Por isso é muito importante consultar a tabela e atualizar-se.

Como Calcular o Valor

O valor a ser pago do IPVA também varia de acordo com o carro que você tem e o ano. Por isso, não adianta você se basear no modelo de uma determinada pessoa.

Para isso, o primeiro passo é você descobrir qual o valor venal do seu carro, para isso será necessário que você tenha em mãos o ano e o modelo do carro.

Depois de descobrir, você precisará multiplicar o valor encontrado pela alíquota referente a sua situação. O valor da alíquota irá variar também, para veículos que consomem gasolina, a alíquota será de 4%, álcool 3% e veículos utilitários entre 1,5%a 4%.

Como Fazer Para Pagar o IPVA

Agora que você já conferiu as principais informações sobre o IPVA, já está na hora de começar a colocar tudo isso em prática!

Para isso, você vai precisar entender as regras para o pagamento e depois poderá seguir o passo a passo que separamos para facilitar.

 

Principais regras:

  • Pagamento à vista com desconto no mês de vencimento da primeira parcela.
  • Pagamento à vista sem desconto no próximo mês do vencimento da primeira parcela;
  • Parcelado, podendo ser entre três meses determinados, de acordo com o os últimos dígitos da sua placa.

 

Essas regras poderão variar de acordo com cada estado, mas na maioria deles, elas se enquadram. Por isso, para confirmar, verifique as regras do pagamento do estado que você mora para evitar complicações.

Além disso, caso você queira realizar o parcelamento, é necessário destacar também que a solicitação para o parcelamento deve ser feita antes, dentro do prazo do seu estado.

Depois de você definir como irá pagar o seu IPVA você irá procurar saber se o seu estado vai enviar o boleto de pagamento ou não.

No estado de São Paulo, por exemplo, não está sendo mais enviado o boleto por correio, por isso é necessário entrar na Secretaria da Fazenda para realizar a consulta.

É muito importante que você se mantenha atento para não ser vítima de nenhum golpe e efetuar o pagamento para pessoas erradas.

Outro ponto a se destacar, é que dependendo da forma de pagamento do seu estado você consegue realizar esse procedimento online, por meio da internet banking, por isso, é importante se manter totalmente atento a isso.

Após realizar esse processo será necessário informar o número do RENAVAN do seu veículo para efetuar o pagamento. Você pode realizar a consulta do RENAVAN através do Detran ou verificando a documentação do seu veículo.

 

Como Evitar Golpes

Depois que alguns estados pararam de enviar os boletos de pagamento, muitas pessoas estão sendo vítimas de golpes para o pagamento do IPVA, uma vez que pagam boletos errados.

Os golpistas estão aproveitando a oportunidade para enviar boletos falsos, falando que é as parcelas do IPVA. Com isso, as pessoas realizam o pagamento de forma incorreta e passam por uma série de complicações.

Portanto, não se esqueça de verificar a situação do seu estado, para não ser mais uma vítima dos golpes.

Descontos no Pagamento

Para quem quer conseguir excelentes descontos no pagamento do IPVA existe essa possibilidade de acordo com cada estado. Alguns estados abrem a possibilidade de você ganhar um desconto quando paga dentro do prazo ou outras situações.

Além disso, para alguns veículos, também há a possibilidade do pagamento não ser obrigatório. Em São Paulo, por exemplo, os veículos que tem mais de 20 anos são isentos ao pagamento.

Por isso, verifique as regras do local onde você comprou o seu carro, para adquirir descontos também. Ficou alguma dúvida em relação ao pagamento do IPVA? Se você ficou com alguma dúvida, deixe ela nos comentários para que possamos te auxiliar!

Lembrando que a Mais Credit é uma empresa que se preocupa com os conteúdos aqui postados. Então se você tiver alguma sugestão por favor deixe-as nos comentários que vamos te auxiliar da melhor forma possível!