Como entrar com ação de redução de juros abusivos

Como Entrar Com Ação de Redução de Juros Abusivos? Descubra Como!

Posted on Postado em Juros Abusivos

Quando uma pessoa compra um veículo ela faz um  financiamento, o financiamento trata-se de quando o banco compra o veículo para você, usa o veículo como garantia e te cobra um juros a mais por isso. Porém, uma coisa muito comum são os juros abusivos. Mas Como entrar com ação de redução de juros abusivos?

Se você está pagando mais do que devia e procura mudar esse cenário, esse artigo irá te ajudar com isso! Abaixo separamos um guia para você aprender como entrar com a ação de redução do juros abusivo e solucionar esse processo. Confira!

 

Como Identificar Que Um Veículo Está com Juros Abusivos

Antes de você procurar entrar com uma ação de redução de um veículo, o seu primeiro passo é identificar se de fato ele está com essa cobrança excessiva. De acordo com o Código do Direito do Consumidor, o juros de financiamento de um veículo, pode ser de até no máximo 1,2% ao mês e 13% ao ano.

Dessa forma, você deverá verificar novamente o seu contrato e analisar a quantidade de juros cobrado por mês e por ano. Caso você verifique que a porcentagem está maior do que a permitida, você está pagando com um juros abusivos e já poderá entrar com uma ação de redução.

 

Como Entrar Com Ação de Redução de Juros Abusivos?

Uma vez que você identifica que é vítima de juros abusivos você irá entrar com a ação revisional, e para isso, precisará de um advogado ou uma agência de consultoria para te auxiliar.

No caso da Mais Credit por exemplo, nossa equipe analisa seu contrato e faz todo o processo para o cliente reduzir o máximo de juros possível. Uma vez que é identificado a situação, será levado para um juiz analisar o contrato.

A partir dessa situação, o juiz irá analisar as seguintes cláusulas:

  • Correção monetária;
  • Comissão de permanência;
  • Multa moratória;
  • Juros de mora;
  • Taxas de juros;
  • Inscrição de cadastro;
  • Capitalização mensal.

 

Depois dessa análise , se o juiz declarar os juros abusivo, ele irá reduzir o juros e até suspender o pagamento que está sendo feito direto para o banco. Ele pode reduzir algumas taxas específicas presentes no contrato. Veja quais são as mais comuns que pode a ver alterações:

  • Juros de mora acima do limite permitido pelo CDC;
  • Taxa de emissão de carnê;
  • Cobrança da comissão;
  • Juros para abertura da conta.

 

Mas para isso, o comprador deve ter atenção na hora de escolher alguém para te representar, para não ter complicações e conseguir a redução do juros.

 

Principais Dúvidas Sobre Ação de Redução

Embora a ação de redução de juros não seja tão complicada como algumas pessoas acreditam, existem muitas dúvidas comuns sobre a ação para redução. Por isso, para que não reste mais dúvidas, separamos abaixo as principais perguntas e a resposta de cada uma delas. Veja:

 

Quando posso buscar a ação para redução de juros?

Assim que você identificar que tem juros abusivos já pode procurar. Mas o ideal é que você esteja impossibilitado de pagar, já tenha recebido uma aviso de busca de apreensão ou qualquer outra situação mais extrema. Assim você consegue resolver esse problema com mais facilidade.

 

Eu vou ter as prestações quitadas?

Infelizmente você não vai ter a prestação quitada, mesmo que o juiz identifique que de fato o banco cobrou mais do que o permitido. No máximo, ele irá reduzir as taxas de juros, deixando apenas a quantidade correta que você conseguiria pagar.

 

Eu realmente preciso de um profissional para rever as cláusulas?

Sim. Isso é importante, porque o que acontece é que o abuso não necessariamente estará em uma única cláusula, ela pode está em outras cláusulas presentes no contrato. Por isso, o ideal é que você busque ajuda de alguém profissional para ler todo o contrato e analisar cláusula por cláusula. Assim você terá alguém especializado na área que irá te ajudar em todo o processo de buscar pelos seus direitos.

Conseguiu entender como funciona a ação para redução de juros? Caso você tenha qualquer dúvida e passe por essa situação, entre em contato conosco! Aqui no nosso site, há várias formas de se comunicar, para que possamos te auxiliar nesse processo!