Como é Feito o Cálculo de Financiamento De Veículos

Como é Feito o Cálculo de Financiamento De Veículos?

Posted on Postado em Sem categoria

Você começou o ano pretendo colocar em prática o grande sonho de ter um veículo próprio, e agora está atrás de informações de como é feito o cálculo de financiamento de veículos, certo?

Não há dúvida alguma que com isso você vai ficar mais esperto e ainda vai analisar o mercado antes de se lançar em uma dívida prolongada, como é o financiamento!

O que se vê muito por aí são pessoas que fazem o financiamento na primeira instituição que encontram. Elas caem na tentação de juros baixos anunciados, mas não pesquisam, de fato, para descobrir como é feito o cálculo de financiamento de veículos.

 

A Cautela Antes de Financiar!

 

Saiba que cada instituição financeira é livre para lançar seus próprios juros. Elas só devem agir com cuidado para não extrapolar e colocar juros acima da média praticada no mercado.

Caso haja assim, então estaremos diante da prática abusiva de juros exorbitantes que, para isso, cabe recorrer pelas vias administrativas ou judiciais. Mas, isso é outro assunto de um artigo publicado aqui no blog.

Sabendo disso, é imprescindível que você, ao tentar colocar seu plano de adquirir um veículo, tenha total cautela, principalmente se for financiar. Isso é essencial para garantir as melhores taxas de juros e, ainda, poder barganhar como gerente do banco.

Para conseguir essas vantagens é necessário realizar uma pesquisa em, pelo menos, três instituições financeiras distintas para conhecer as taxas de juros, como também toda a planilha CET.

 

Como é Feito o Cálculo Do Financiamento?

 

É importante você aprender como é feito o cálculo de financiamento de veículos, isso é bom para se fazer uma simulação e já ter uma base de quanto vai gastar para adquirir o bem.

Assim, você precisará de algumas informações importantes para começar o cálculo sozinho. Os dados necessários, são:

 

  • O Prazo Total Para o Financiamento
  • A taxa de Juros a Ser Aplicada Mensalmente
  • O valor do veículo

 

Essas informações você coleta diretamente falando com o gerente do banco, ou até acessando os sites das instituições financeiras, como também realizando pesquisas junto às concessionárias, para sabe o valor do bem.

Fazendo o Cálculo Do Financiamento De Veículos

 

Com os dados necessários em mãos, então é hora de começar o cálculo do financiamento. Saiba que o que vamos fazer aqui é apenas uma demonstração d exemplo para que entenda na prática como é esse cálculo.

Dessa forma, para realizar o cálculo, anote o valor total do bem e a taxa de juros a ser aplicada mensalmente. Depois, jogue essa taxa sobre cada parcela (você já deve saber quanto tempo durará o financiamento, ou seja, quantos meses de duração).

 

Por exemplo:

 

O veículo que pretende adquirir custa R$ 50 mil e a taxa que a instituição financeira aplica é de 1% ao mês (a.m.), e o período de financiamento será por 60 meses. Assim, lance essa taxa sobre as parcelas.

 

Saiba que 1% sobre 50 mil reais equivale a 500 reais;

E 50 mil reais dividido por 60 parcelas, dá 834 reais;

Logo a parcela será de 1334 reais.

 

Se você fizer a multiplicação do valor final da parcela mensal com a quantidade de meses, perceberá que, ao terminar o financiamento terá pago cerca de 30 mil reais a mais, ou seja, o financiamento sairá por R$ 80,00.

Para evitar pagar muito dinheiro ao final do financiamento do veículo, é essencial fazer uma boa pesquisa para descobrir qual instituição oferece a melhor e mais baixa taxa do mercado.

 

Como Conseguir a Taxa Mais Baixa?

 

Encontrar a taxa de juros do financiamento de veículo é possível desde que realize essa busca em algumas instituições financeiras. Isso chama-se criar um orçamento.

Dessa forma, a sugestão é que comece verificando no banco que você possui conta, ou seja, que já é cliente. Geralmente a instituição que você movimenta seu dinheiro tem condições de te oferecer grandes vantagens.

Na sequência, verifique em, pelo menos, mais duas instituições e, então, faça a comparação das taxas e de todo o custo do financiamento. A dica é que, ao conversar com o gerente do banco, peça a planilha CET, que é uma planilha onde consta todos os valores a serem gastos.

 

Como Fazer Um Financiamento Seguro?

 

Entrar em um financiamento não é algo tão corriqueiro para as pessoas, ou seja, ninguém anda fazendo financiamentos e mais financiamentos, isso porque essa transação financeira é capaz de corroer todas as suas finanças.

Por esta razão, ao optar por negociar com o banco e adquiri seu carro, procure fazer algo de forma consciente através de um bom planejamento financeiro. Veja seguir algumas dicas essenciais para isso:

 

Verifique o seu orçamento pessoal ou familiar

 

Não feche um contrato de financiamento com o banco sem antes realizar um planejamento financeiro para saber qual é, de fato, o seu orçamento. Assim, faça anotações de ganhos e gastos em uma planilha.

 

Coloque dados referentes ao seu salário, bem como às suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Também é imprescindível que pense a médio e longo prazo, visto que o financiamento é algo que permanece por alguns anos.

 

Verifique Quanto Pode Comprometer Seu Orçamento

 

Por regra geral você não deverá ultrapassar os 30% de sua renda com um financiamento. Você mesmo deve ter consciência disso, e também saber que as instituições financeiras trabalham pensando apenas nesses 30% do que você ganha.

Caso não consiga, então experimente pagar as dívidas para, então, desafogar seu bolso e realizar uma negociação mais segura financeiramente.

 

Defina Qual Veículo e Como Deseja Realizar o Pagamento

 

Depois que fez um planejamento de suas finanças, verificou exato quanto ganhar e quanto está gastando e quanto poderá gastar, então saberá o que pode comprar e como poderá pagar.

Assim, defina o tipo de carro segundo suas necessidades, verifique a marca e o modelo, como também o ano e os itens que deseja no veículo.

Dessa forma, é possível fechar um financiamento exato como estão as suas condições, tanto em relação ao veículo como na forma de pagamento, ou seja, na quantidade de prestações.

Acreditamos que com este artigo você tece respondida a questão sobre como é feito o cálculo de financiamento de veículos, e isso de uma forma didática, ou seja, fácil de ser compreendida.

Saiba que estamos a seu inteiro dispor e prezamos muito por cada informação aqui contida. O plano é de te informar com questões relevantes e tirar suas dúvidas sobre temas relacionados ao mundo do financiamento de veículos.

A Mais Credit está no mercado de análise de contratos de financiamento e de recuperação de veículos que sofrerão busca e apreensão por falta de pagamento.

Se precisar de mais informações sobre esses serviços que prestamos, por favor, entre em contato conosco