Como é Feita a Cobrança Extrajudicial

Como é Feita a Cobrança Extrajudicial?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Como é Feita a Cobrança Extrajudicial?As ações extrajudiciais é um tipo de processo muito comentado para a solução de pendências.

Afinal, ele funciona de uma forma mais simples e evita dores de cabeça para ambas as partes já que busca solucionar o problema de maneira amigável. Mas você sabe como é feita a cobrança e como ela realmente funciona?

Neste artigo separamos as principais informações sobre a cobrança extrajudicial. Assim vamos descomplicar essa dúvida tão comum e te auxiliar a entender melhor. Vamos conferir?

O Que é Uma Cobrança Extrajudicial?

 

A cobrança extrajudicial é um dos tipos de ações extrajudiciais, no qual como o próprio nome já diz, faz uma cobrança entre uma das partes com o objetivo de resolverem o problema. Esse tipo de cobrança é feita fora do ambiente judicial, por isso não é necessário ter a presença de um advogado.

Se tratando de uma cobrança feita da parte da organização, muita das vezes esse serviço é terceirizado para facilitar o processo. Essa cobrança é feita de forma totalmente amigável para evitar dor de cabeça entre ambas as partes e conseguir solucionar o problema da melhor maneira possível.

Um exemplo disso, é no caso de você está inadimplente e receber um telefonema de cobrança. Em muitas situações as instituições até tentam negociar com o inadimplente para solucionar a situação de uma forma mais simples e prática.

Para que você possa compreender melhor sobre o processo extrajudicial, além da cobrança extrajudicial há outros tipos como os acordos extrajudiciais e a notificação extrajudicial para cada tipo de situação.

Como é Feita a Cobrança Extrajudicial?

 

A cobrança extrajudicial pode ser feita por diferentes formas, podendo ser por ligação, email ou outro tipo de recurso que a instituição desejar. Geralmente, o meio mais comum é por ligação, no qual uma pessoa responsável liga para você, explica a situação e tenta negociar para solucionar o problema.

A comunicação é feita de forma prática e amigável, para evitar que haja qualquer tipo de transtorno em ambas as partes e consiga solucionar o problema sem a representação de um Poder Jurídico.

Por isso, tanto esse tipo processo extrajudicial como os outros são escolhidos, já que a forma de solucionar a pendência é muito mais simples do que um processo judicial, no qual pode demorar anos para solucionar.

O Que é Feito Se o Acordo Não For Aceito?

 

Na maioria das vezes os envolvidos tentam encontrar um acordo para evitar complicação. Mas caso a pessoa que está devendo não encontre um tipo de acordo ou simplesmente ignore a cobrança extrajudicial, em muitos casos a instituição irá recolher o bem, além da pessoa perder o direito de comprar financiado.

Esse tipo de situação ocorre quando é feito uma cobrança com pendências de bem. Se a situação for outra, pode ser levado para um processo jurídico, para que o Poder Judicial possa avaliar o caso e decretar uma solução.

Gostou deste artigo? Se gostou compartilhe ele nas suas redes sociais e aproveite para fazer uma análise de contrato gratuitamente entrando em contato conosco!

A Mais Credit é uma empresa especializada em negociações extrajudiciais, e sempre buscamos ajudar as pessoas da melhor forma possível!  Se você tiver qualquer dúvida deixe-as nos comentários!