Como Conseguir a Melhor Taxa de Financiamento

Como Conseguir a Melhor Taxa de Financiamento de Veículo

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Como conseguir a melhor taxa de financiamento de veículo? Certamente Esta é a pergunta que a maior parte dos brasileiros se fazem quando querem colocar em prática o sonho de ter o seu próprio carro!

Claro que, por outro lado, quase todos os brasileiros gostariam de adquirir seu veículo pagando à vista. Porém, a realidade é um tanto diferente e não permite que nós mortais possamos pagar tudo à vista e em espécie.

A saída é partir para o financiamento de veículo. Aliás, essa é uma das formas mais utilizadas no Brasil para adquirir um carro. Mesmo que seja a mais utilizada, ainda assim é importante você se atentar para alguns detalhes.

Nesse artigo vou te dar algumas dicas de como conseguir a melhor taxa de financiamento de veículo. Certamente, se você aplicar uma a uma irá se dar bem!

 

Mas afinal: Como Conseguir a Melhor Taxa de Financiamento de Veículo?

Nesse artigo vou te dar algumas dicas de como conseguir a melhor taxa de financiamento de veículo. Certamente, se você aplicar uma a uma irá se dar bem! Segue a baixo 7 dicas muito importantes!

1-Não se Precipite Para Fechar um Financiamento de Veículo

Certamente a primeira das grandes dicas que tenho para passar é que você não se precipite para fechar um financiamento de veículo. No mercado atual existem muitas ofertas, mas algumas são apenas fachadas.

Sei que você está precisando e ansioso para ter o seu próprio carro, mas isso não pode ser o motivo principal para você se lançar em qualquer negócio sem antes fazer uma boa pesquisa.

Existem atualmente muitas instituições financeiras com excelentes ofertas, enquanto outras são apenas enrolações. Você irá descobrir isso apenas quando pesquisar.

De qualquer forma, e de um modo geral, o excelente financiamento será aquele que caberá bem em seu bolso. Não vale ir simplesmente pelo que as pessoas afirmam.

Por exemplo, se alguém te disse que determinado banco é melhor para negociar, ou aquela outra instituição financiadora oferece melhores taxas, você deve pesquisar, e nunca se precipitar.

 

2-Defina se Quer Comprar um Carro Novo ou Usado

Acredite que uma das dicas para você conseguir a melhor taxa de financiamento de veículo é começando definindo se deseja um carro novo ou usado.

Claro que esta definição não é fácil, porque afinal, a maioria das pessoas querem ter um carro novo. Porém, esta decisão não pode ser baseada apenas na vaidade. É preciso considerar a sua atual condição financeira.

Também é necessário que você considere que as taxas de juros podem variar de instituição para instituição. Estas taxas variam segundo o veículo e o ano.

Imagine que a regra é básica: Quando você escolhe um carro novo poderá dividir em menos prestações, e certamente as taxas de juros praticadas no financiamento serão menores também.

Outra regra importante é que veículos utilitários geralmente são negociados com taxas mais altas que aqueles de passeio. Você pode até não entender muito bem a princípio o porquê dessas questões.

Vou te explicar: Imagine que um carro novo tem taxas menores porque a inadimplência bem como os prejuízos com o carro deverão ser menores quando comparado com veículos mais antigos.

Lembre-se que as taxas de juros praticadas pelas instituições são mais baseadas nos riscos do que no próprio bem em si.

 

3-Procure Dar um Bom Valor de Entrada

 

É importante você saber que as taxas de juros variam dependendo do valor de entrada que você der. Novamente, a regra é bem clara: Quanto mais dinheiro você der na entrada, menores serão os juros.

Claro que isso não é o único benefício em financiamentos que você dá entrada. Certamente quando você age dessa forma, aumenta o seu poder de compra e também de negociação com instituição financeira.

Isso quer dizer que você poderá negociar as prestações, tanto nas quantidades quanto nos valores.

 

Vou te explicar como isso funciona:

 

Vamos supor que você quer financiar um carro que custa R$ 50.000, e se resolver dar uma entrada de R$ 25.000 certamente diminuirá pela metade todo o financiamento.

Isso indica que as quantidades de parcelas serão menores, os juros também serão menores e, consequentemente, os valores das prestações tenderão a ser mais baixos.

 

4-Veja Quanto Poderá Gastar na Aquisição do Carro

Outra dica excelente para conseguir a melhor taxa de financiamento de veículo é definir quanto você poderá gastar na aquisição do bem. Isto irá garantir que você chegue na instituição financeira já com contrapropostas. Todas baseadas em suas condições atuais.

O banco, certamente, não irá perder um cliente e, por esta razão, oferecerá outras propostas que possam, de fato, ser encaixadas em seu bolso.

 

Para conseguir definir este orçamento é importante que você leve em consideração os seguintes itens:

 

  • O modelo de veículo que pretende adquirir
  • Se o veículo é novo ou usado
  • Qual o ano do veículo
  • Qual o seu orçamento mensal
  • Quais suas despesas mensais

 

Quando você colocar tudo isso em um papel e fizer os devidos cálculos, com certeza chegará a um orçamento adequado para o financiamento do veículo.

Lembre-se que você não poderá comprometer mais do que 30% do salário que recebe mensalmente. Claro que se em sua casa existem outros assalariados, então você poderá juntar todos para adquirir um veículo.

 

5-Análise o Custo Efetivo Total do Veículo

Para fazer um financiamento de veículo não basta apenas observar se a taxa inicial é de 0% e quais as condições de pagamento. É preciso ir muito além, e até mesmo verificar as informações mais escondidas nas propagandas.

Fique atento porque além dos juros, outras coisinhas também estão incluídas nas prestações de seu financiamento. É este conjunto que formará o custo efetivo total.

Lembre-se que em seu financiamento o banco deverá incidir o IOF, o seguro, e diversas outras tarifas e taxas administrativas, que algumas delas são até ilegais.

 

E mais: Você deve ficar atento porque junto com essas parcelas com taxas de 0% podem conter abismos impressionantes. Por exemplo:

Algumas concessionárias dão taxa zero mas querem que você entre com mais de 50% do valor do veículo como entrada. E, além disso, só permitem parcelamento em poucas vezes.

Com tudo isso quero te alertar que nem sempre as concessionárias que oferecem taxa zero são as melhores. Pode até ser que aquelas que te oferecem 1,5% sejam muito mais vantajosas quando você considera o custo efetivo total do veículo.

 

6-Faça Diversas Simulações Nos Bancos e Online

 

Saiba que os simuladores dos bancos, geralmente online, são excelentes para você verificar as melhores taxas de financiamento. Eles são bem fáceis de utilizar.

Por exemplo, basta que você acesse a página online do banco e digite no campo apropriado o valor do veículo que deseja adquirir. Acrescente outras informações como o valor de entrada e a quantidade de parcelas que deseja.

Com apenas esses dados inseridos, o sistema irá mostrar para você os valores das parcelas já contidas os juros atuais. Porém, destaco algo bem importante:

As taxas de juros podem variar, e estão intimamente atreladas à taxa básica de juros divulgada pelo Banco Central.E mais: a instituição financeira é livre para aplicar suas próprias taxas em financiamento de veículo.

Além disso, outras questões poderão elevar as taxas de juros, como por exemplo, se houver nome no Serasa ou SPC, e ainda assim o banco conceder o financiamento, certamente terá valores mais altos.

 

7-Busque Ajuda Profissional

Pode até não parecer necessário, mas acredite: Os bancos são espertos demais em negociações financeiras e, por essa razão, você precisa fazer um negócio com exatidão.

Apenas com ajuda profissional é possível você fechar um financiamento livre de prejuízos e de problemas futuros. No blog da Mais Credit você irá encontrar informações importantes que vão te ajudar a escolher o melhor financiamento.

Bem como, serão capazes de te livrar de maiores dores de cabeça. Se quiser saber mais, sugiro que você continue lendo nossas postagens e nos acompanhe pelas redes sociais Facebook e Instagram.