Como a Susep Influência No Seguro Do Seu carro

Como a Susep Influência No Seguro Do Seu Carro!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Hoje vamos tratar de um assunto muito importante para quem possui veículos. Você irá aprender com detalhes como a SUSEP influencia no seguro do seu carro!

Com certeza você já ouviu falar na SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados. Órgão governamental que possui algumas funções das quais se destacam:

 

  • A fiscalização do mercado de seguros
  • A prevenção de fraudes
  • A análise sobre as seguradoras, dentre outras.

 

Primeiramente, vamos entender um pouquinho sobre a SUSEP. Dessa forma, ficará mais fácil compreender a influência desse órgão em relação ao seguro que você paga para seu carro.

 

O Que é a SUSEP

 

A gente já viu que a SUSEP é a Superintendência de Seguros Privados. Trata-se de um órgão criado pelo governo federal com intuito de fiscalizar, controlar, analisar, combater e autorizar ações no mercado de seguros no Brasil.

A SUSEP foi criada em 1966 a partir do Decreto-lei nº 73. Neste documento consta como principal atividade do órgão a regulamentação do mercado de seguros no Brasil.

Isso significa que ela deve criar as regras para reger a comercialização de seguros para automóveis, residenciais, de pessoas, capitalização, e etc.

Outras atividades também são próprias da SUSEP. Como por exemplo fazer a fiscalização desse mercado, no intuito de garantir que todas as regras possam ser colocadas em práticas durante a comercialização dos Seguros.

Além disso, o órgão público trabalha combatendo, e até mesmo prevenindo, as fraudes neste mercado. Para tanto, criou punições para empresas ou pessoas que não cumpram as regras.

 

Também é fato que a SUSEP analisa as seguradoras, no sentido de verificar se estas empresas possuem condições suficientes para honrar os compromissos, que é o de indenizar em casos de sinistros.

 

Como a Susep Influência No Seguro Do Seu Carro!

 

Como você viu no início deste artigo até este momento, a SUSEP é o órgão criado pelo governo federal para estabelecer as normas e garantir que haja o bom andamento no mercado de seguros no Brasil.

 

Dessa forma, a primeira grande influência do órgão em relação ao seguro do seu carro é justamente a criação de todas as regras que regem este seguro.

 

A gente já sabe que um seguro de automóvel tem o principal objetivo de dar amparo à pessoa diante de algum sinistro que traga prejuízo para si ou seu próprio veículo, ou para terceiros.

 

A segunda grande influência é justamente a criação da regra em que estabelece que todos os veículos terrestres que não andem sobre trilhos, poderão ser segurados.

 

Para você ter uma noção mais ampla, veja algumas das matérias que a SUSEP trabalha para garantir o bom funcionamento do mercado de seguros no Brasil.

 

Legislação Sobre o Seguro de Automóveis

 

A SUSEP publicou a Circular Nº 269/2004 na qual estabelece as regras como também os critérios de funcionamento das apólices de seguro de automóveis no país.

Dessa forma, você tem em mãos um documento em que a SUSEP influencia diretamente os seguros de veículos no Brasil.

Cabe destacar que esta circular, além das regras criadas, também autoriza a aplicação das regras estabelecidas na Circular SUSEP Nº 256/2004, especificamente em relação às Condições Contratuais e das Notas Técnicas Atuariais dos Contratos de Seguros de Danos em geral.

 

Modalidades De Seguro De Automóvel

 

Outra grande influência é o estabelecimento de duas grandes modalidades de seguro de automóvel no país: o Valor Determinado e o Valor de Mercado Referenciado.

No primeiro caso, fica garantido ao segurado o pagamento de um valor fixo, caso seja necessário fazer uma indenização integral.

A segunda modalidade, a de Valor de Mercado Referenciado, o segurado tem uma indenização integral, ou seja, fará jus ao recebimento de um valor variável, onde poderá ocorrer ajustes percentuais.

 

Garantias Que Os Seguros Devem Oferecer

 

Cada seguro deverá oferecer garantias, porque obviamente isto é o que motiva uma pessoa adquirir uma apólice de seguro.

Dessa forma vale destacar as seguintes garantias:

 

  • Compreensiva, nos casos em que houver colisão, incêndio e/ou roubo;
  • Incêndio e Roubo, observe que se aplica apenas nesses dois casos;
  • Colisão e Incêndio, veja que se aplica apenas nesses dois casos;
  • Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V);
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP).

 

Procedimentos Diante De Um Sinistro

 

Também ficam estabelecidos os procedimentos quando ocorre algum sinistro. Em caso assim, o segurado deverá entrar em contato com a polícia para emissão do boletim de ocorrência.

Na sequência, o sinistro deverá ser comunicado a seguradora, e isso é importante que se faça com a máxima urgência.

Vale lembrar que a regra também estabelece o preenchimento do Aviso de Sinistro e o anexo dos documentos listados no contrato assinado para obtenção do seguro.

 

Início Para o Seguro Começar a Valer

 

Outra questão bastante importante e que a SUSEP se envolve grandemente até mesmo para assegurar que seja colocado em prática, é o momento de início para que o seguro de automóvel comece a valer.

Saiba que pelas regras seu seguro começará a valer a partir das 24 horas da data indicada na apólice.

Porém, deve-se destacar umas regrinhas, por exemplo:

1ª. Caso não haja o pagamento do prêmio no momento de protocolar a proposta, então a vigência iniciará na data da aceitação da proposta.

 

2ª. Se não houver o adiantamento do pagamento de prêmio, então a vigência começará na vistoria, com exceção dos veículos zero km, ou ainda se for uma renovação de seguro na mesma seguradora.

 

Normas Para o Seguro de RCF-V

 

Mais uma vez a SUSEP influencia grandemente nos seguros, dessa vez através das Circulares 27/84 e 106/99. Nesses documentos constam as condições para este tipo de seguro.

Vale lembrar que nesse caso é necessário o atendimento de todas as normas que são aplicadas aos seguros de danos.

 

Normas Para o Seguro APP

 

Aqui vale destacar as Circulares SUSEP 302/2005 e 316/2006, que estabelecem todas as normas para regulamentação do seguro de APP.

Esse Seguro oferece algumas garantias, dentre elas eu posso destacar as seguintes:

 

  • Morte;
  • Invalidez Permanente;
  • Despesas Médico Hospitalares;
  • Extensão para os países da América do Sul;
  • E outras garantias.

 

Vai Fechar Um Contrato De Seguro? Então Leia Com Atenção o Documento!

 

Neste artigo nós falamos sobre os seguros de veículos, dando ênfase em como a SUSEP influencia nesse Seguros.

Porém, chamo sua atenção para o fato de ler atentamente todas as cláusulas constantes nesse documento.

Infelizmente, algumas empresas podem agir de forma indevida. Por exemplo, eu cito os bancos que comumente fecham contrato com seus clientes se aproveitando do pouco conhecimento desses e cobrando coisas ilegais.

Espero que você não seja uma dessas pessoas que está passando por problemas em relação aos seus contratos de financiamento de veículo, por exemplo.

No entanto, se estiver, a minha grande dica é que você procure uma empresa especializada em análises contratuais. A Mais Credit Consultoria é a maior empresa brasileira atualmente nesse ramo.

Se você quiser saber mais sobre essas análises contratuais, então surgiro que você leia nossos artigos que tratam especificamente sobre esse tema.

Clique neste link https://www.maiscredit.com.br/servicos/analise-contratual-de-veiculos/ para mais informações sobre o que é uma análise contratual, para que serve, quem deve fazer esta análise, por que fazer e como fazer.

 

Resumindo

 

Aqui a gente finaliza mais um post informativo esperando que você tenha entendido que a SUSEP influencia no seguro do seu carro criando as regras que regem esse mercado, além de fiscalizar e combater as fraudes.

Porém, se você estiver sendo vítima de fraudes em alguns de seus contratos referentes a seu veículo, então entre em contato com a Mais Credit Consultoria.

Disponibilizamos de segunda a sexta-feira das 9 horas às 18 horas um número fixo gratuito para você ligar. Ligue agora mesmo para o 0800 0580 0910 e fale com nossos consultores!