Com quantas parcelas atrasadas dá busca e apreensão

Com Quantas Parcelas Atrasadas dá Busca e Apreensão de Veículo?

Posted on Postado em Busca e Apreensão

Para quem financiou um carro e teve dificuldade em pagar uma parcela, é comum ter a dúvida de com quantas parcelas atrasadas o veículo é apreendido. Afinal, o medo de perder um veículo bate na porta de vários consumidores. Mas será que com quantas parcelas atrasadas dá busca e apreensão do meu veículo?

Nesse artigo, separei um guia para que você descubra de vez com quantas parcelas atrasada pode haver busca e apreensão de veículo.

Para que assim, você fique totalmente consciente e não passe por essa situação!

O Que é Apreensão de Veículo? Entenda de Vez!

Embora algumas pessoas já saibam o que é a busca e apreensão de veículo, quem está na compra do primeiro carro pode ainda não saber sobre isso e entender o quanto é sério.

Por isso para começar, é necessário que você comece entendendo o que de fato é a apreensão de veículo.

Quando você assina o contrato de financiamento, a instituição onde você realizou o negócio irá precisar de uma segurança maior, caso você não pague o carro.

E a cláusula principal que vem no contrato é a apreensão de veículo para casos assim. Ou seja, você corre o risco de perder o seu carro.

Com Quantas Parcelas Atrasadas dá Busca e Apreensão de Veículo?

A busca e apreensão podem ser iniciadas a partir do primeiro mês de atraso.

Porém, pode ser quem em alguns casos não, pois os bancos sempre procuram forma de “ajudar” o consumidor a realizar o pagamento das parcelas atrasadas.

Sendo elas, oferecendo a opção de parcelamento da dívida para que o veículo não seja apreendido.

Infelizmente o que não vai dar nesse caso, é pra fugir dos juros abusivos, que acabam acontecendo em mais de 90% dos casos de financiamento de veículos.

Além disso, quando é atrasada uma parcela do veículo, o banco poderá buscar a apreensão apenas depois que notificar o consumidor sobre isso.

Então se você não tiver pagado a primeira parcela e não procurar solução, em algum momento você será notificado sobre a apreensão.

Por mais que você tente fugir, o seu veículo será apreendido em algum momento e isso é previsto dentro dos artigos 240 a 250 do Código de Processo Civil Brasileiro

Geralmente a busca de apreensão costuma surgir até 3 meses após o atrasado. Já que primeiramente a instituição irá procurar maneiras de negociar, notificar, para depois passar pela pior das situações.

É Possível Conseguir o Veículo de Volta Depois de Apreendido?

Para quem tem um veículo apreendido, saiba que há uma pequena possibilidade de recuperá-lo, porém, não será um processo fácil.

Não adianta apenas fazer um depósito para o banco com o valor do veículo. Será necessário procurar um profissional qualificado que possa te auxiliar em todo o procedimento de pedido do veículo.

Além disso, esse passo deverá ser feito diante um juiz. Então mesmo que você procure dar o seu melhor para conseguir o veículo de volta, o juiz pode decidir contra você.

Por isso, na melhor das circunstâncias, é bom se planejar para não passar por essa situação.

4 Estratégias Para Não Ter o Veículo Apreendido

Ter seu próprio veículo é o desejo de muitas pessoas. Porém, esse é um passo que deve ser feito com muita cautela. Para que assim, você possa evitar qualquer complicação futura.

Então se você quer comprar um veículo, ou simplesmente já tem e não procura estratégias para não ter o veículo apreendido, veja abaixo algumas dicas incríveis que a Mais Credit separou para você:

Organize suas contas

O primeiro passo para não perder seu veículo é organizar as suas contas.

É importante que você anote todos os seus gastos fixos e variáveis para que saiba exatamente quanto precisa pagar no mês. Isso irá te ajudar a se organizar e não atrasar suas contas.

Busque renda extra

Se você percebeu que não tem dinheiro suficiente para pagar o financiamento do seu veículo, procure formas de ganhar renda extra.

Hoje existem várias maneiras excelentes que você pode apostar, para não ter complicações.

Converse com seu banco

Não espere que a parcela de um determinado mês vença para depois você procurar uma solução.

Ligue para o seu banco, e procure parcelar a divida para que você não tenha complicações futuras.

Procure maneiras de notificar

Muita das vezes as pessoas têm dinheiro disponível, mas simplesmente esquecem o dia do pagamento da parcela. Por isso, uma outra maneira de evitar que o seu veículo seja apreendido, é procurar formas de notificação.

Para que assim, sempre possa lembrar-se do pagamento da conta.

Conclusão

Ficou alguma dúvida sobre apreensão?

A Mais Credit te ajuda!

Deixe nos comentários a sua dúvida, ou aproveite para entrar em contato através dos nossos meios!