CNH Renovação

CNH: Como Ficar Atento a Renovação!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

De tempo em tempos, todo motorista precisa renovar a carteira de motorista para continuar dirigindo tranquilamente sem correr o risco de ser multado. Mas para quem ainda não fez a sua renovação, precisa se atentar aos passos e as datas para renovar a sua CNH sem deixar passar do vencimento.

Portanto, se você ainda tem algumas dúvidas sobre esse processo, separamos esse artigo completo com as principais informações. Vamos conferir?

Quando Devo Renovar a CNH

A carteira de motorista é um documento que precisa ser renovada periodicamente para que você possa continuar dirigindo. O tempo para a renovação hoje, está de 10 anos após a última renovação, a partir da mudança do Governo.

No entanto, para quem tem mais de 65 anos, o ano de renovação diminui para 3 anos. Isso acontece, porque não existe uma idade limite para dirigir, por isso, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, é necessário verificar as suas condições em curto tempo, para continuar dirigindo.

Sendo assim, para você saber quando deve renovar, deverá avaliar qual foi a última renovação da sua carteira. Assim, poderá avaliar o tempo ideal para realizar esse procedimento.

Passo a Passo Para Renovar Sua CNH

 

Renovar a carteira é um passo simples e prático, mas para quem irá renovar pela primeira vez ou ainda tem dúvidas de como fazer esse processo, separamos o passo a passo para você fazer sem dificuldades. Vamos ver?

1. Separe Os Documentos

O primeiro passo para renovar a sua CNH é separar alguns documentos que você vai precisar nesse processo. Dentre eles a sua CNH original, RG com CPF, comprovante de residência (água ou luz).

Além disso, é importante que você tire xerox de todos esses documentos, pois irá precisar entregar as suas cópias.

2.Realize o Agendamento

Separando os documentos necessários é hora de agendar o seu comparecimento no Detran para renovar. Para isso, você irá entrar no site do Detran do seu estado e procurar por renovação.

Assim que realizar esse processo, vai encontrar as informações necessárias para agendar, como a data, local, etc. Anote essas informações em um lugar seguro, para não esquecer e perder a data.

3.Faça o Exame

Assim que você agendar o período de renovação, também pode agendar o exame toxicológico. Todo motorista precisa fazer esse exame para avaliar se há substâncias toxicas e observar a situação do motorista.

Esse exame pode ser feito em qualquer laboratório que seja credenciado pelo Detran. Então, não se esqueça de avaliar isso na hora de realizar o agendamento.

4.Pague a Taxa

Por fim, após ter feito os passos acima só restará pagar a taxa de renovação. O valor da taxa você precisa verificar de acordo com o seu estado. Assim que pagar, você irá ir no local que agendou, levando todos os documentos que separou e também o resultado do exame.

Após levar todos esses documentos, o Detran irá te indicar o local para retirar a nova habilitação com a data de validade alterada.

Principais Dúvidas Sobre Renovação

 

Renovar a habilitação é algo que ainda deixa muitas dúvidas. Por esse motivo, se você chegou até aqui e ainda tem algumas perguntas, separamos as principais abaixo para te auxiliar.

Posso renovar a CNH antes de vencer?

A primeira dúvida e, muitas das vezes a mais comum, é a possibilidade de renovar a CNH antes de vencer. A resposta é sim e é até recomendado. Você não precisa esperar a sua carteira vencer para renovar, pode fazer isso contando alguns meses antes de vencer.

Dessa forma, você evita extrapolar o tempo para renovação e perder o risco de ficar um tempo sem poder dirigir e consegue se organizar mais.

Portanto, a dica é que você cole um papel na sua geladeira com o prazo para o vencimento. E quando estiver chegando a data, você poderá renovar.

Posso reagendar a data para renovação se não conseguir comparecer?

Sim. Nós sabemos que imprevistos podem surgir, por isso, caso você não consiga comparecer na data que agendou, pode reagendar. Para isso, precisará ir na unidade do Detran próxima a sua casa, levar os seus principais documentos e realizar esse processo.

Perco o direito de dirigir se não renovar?

Não. Se você deixa de renovar, não irá perder o direito de dirigir, mas irá correr o risco de receber multas. Sempre que alguém dirige sem o documento em dia, pode receber uma multa, no qual com o acúmulo de pontos, poderá perder o direito de dirigir.

Além disso, após o vencimento da CNH, você ainda pode dirigir em até 30 dias, cujo é o período de renovação do documento.

O que acontece se o exame toxicológico der positivo?

O exame toxicológico vai avaliar se o condutor ingeriu alguma substância. Então, se ele der positivo, irá mostrar que foi ingerido uma substância durante ou anteriormente à execução do exame. Por esse motivo, o ideal é evitar consumir substâncias alcoólicas antes da execução do exame.

Mas se ainda for positivo, você será proibido de dirigir durante um determinado tempo, geralmente em até 3 meses.

Conheça a Mais Credit

Chegamos no final deste post e agora já entendemos como fazer a renovação.

Então, antes de finalizarmos, convidamos você a conhecer a Mais Credit Consultoria que pode te ajudar no financiamento do seu veículo.

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento para a redução de juros abusivos. Infelizmente, muitas pessoas são vítimas de juros abusivos no Brasil, através de taxas nos contratos.

Por esse motivo, a Mais Credit avalia o seu contrato e realiza a ação extrajudicial para abaixar os juros e garantir a quitação do seu veículo com até 70% de desconto.

Portanto, aproveite para fazer a sua revisão contratual gratuitamente entrando em contato com a equipe Mais Credit pelo WhatsApp!

E se gostou deste artigo, deixe o seu comentário e compartilhe ele nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam aprender sobre renovação também!