CNH Com Chip

CNH Com Chip: Descubra Agora Como Funciona e Tire Suas Duvidas!

Posted on Postado em CNH

A CNH nada mais é do que uma carteira de motorista. Porém, com o avanço da tecnologia, hoje existe a CNH com chip, que tem deixado muitas dúvidas para os motoristas. Afinal, nem todo mundo entende como ela irá funcionar. Por isso, para que não reste mais dúvidas, nesse artigo separamos um guia completo sobre a CNH para que você possa entender de vez! Confira!

 

Como Funciona a CNH Com Chip?

A CNH será uma carteira de motorista que tem como principal objetivo facilitar tanto o cotidiano dos motoristas quanto dos fiscais. Ela possui inúmeras vantagens, além de ser mais prática e econômica.

No entanto, a CNH terá um formato muito parecido com um cartão de crédito ou débito. Ele terá um chip e gravação a laser no qual terá todas as informações do motorista, assim trazendo mais praticidade em sua utilização.

Além disso, assim como a CNH tradicional, essa versão terá QR Code que permitirá a presença da CNH em versão digital. O bom disso, é que hoje em dia muitas pessoas tem abandonado as versões tradicionais para elementos digitais. Devido a sua praticidade e facilidade na sua utilização.

Essa nova versão da carteira de motorista também permitirá a possibilidade de utilizar o objeto como cartão de débito ou crédito. Essa função será disponível para taxas de mobilidade urbana, tais como pedágios, ônibus e até metrô.  Tornando assim ainda mais interessante a sua utilização

 

Quando o CNH Com Chip Estará Disponível?

Há um ano, o Concelho Nacional de Trânsito havia afirmado a sua versão para janeiro de 2019. Agora que estamos no final do ano, muitas pessoas já estavam ansiosas para a CNH com chip. Porém, nessas últimas semanas a CNH acabou sendo adiada apenas para 2022.

O Concelho Nacional de Trânsito resolveu adiar esse novo modelo de carteira de motorista, devido às mudanças que deveriam ocorrer nos  órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados para esses novos procedimentos. Por isso, todos os estados deverão fazer essa modificação dentro do prazo de 5 anos. Uma vez que ela estará disponível em 2022.

Antes dessa última modificação, foi afirmado que após a implementação da CNH com chip, ela não seria obrigatória e os motoristas poderiam utilizar as antigas. A ideia, é que os recém habilitados já tivessem esse novo modelo de carteira.

 

Como retirar a CNH após sua disponibilização?

Embora a CNH com chip só estará disponível em 2022, é interessante já estar ciente sobre como funcionará o processo para ser retirada.  Por isso, abaixo separamos o passo a passo para você conferir. Veja:

 

  • Realizar o cadastro no Detran do seu estado. Nesse caso, você precisará buscar pelo Detran da sua região, mas alguns oferecem essa opção online;
  • Coletar a sua biometria;
  • Realizar um exame médico. O exame médico é obrigatório para verificar as condições físicas da pessoa;
  • Fazer uma avaliação psicológica;
  • Se matricular em uma autoescola e passar na prova técnica. É necessário realizar as aulas em uma autoescola para aprender a dirigir de forma correta.
  • Fazer a emissão do documento.

Conclusão

Caro leitor, espero ter ajudado, nosso conteúdo é sempre atualizado para satisfazer suas dúvidas e assim deixar vocês bem informado, a Mais Credit preza muito pelo material aqui postado, sempre buscando informações com veracidade.

Muito obrigado pela atenção, vocês são fundamentais para mantermos nossos conteúdos em dia,  se você ficou com qualquer dúvida, por gentileza deixe seu comentário, para assim ajudarmos vocês da melhor forma possível, espero vocês nos próximos conteúdos hein. Até breve!