Como Surgiu a Carteira Nacional de Habilitação

Como Surgiu a Carteira Nacional de Habilitação?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

A pergunta fundamental desse artigo: Você Sabe Como Surgiu a Carteira Nacional de Habilitação? 

Conhecer a história da CNH é uma ótima forma de estar mais engajado no assunto e entender mais como ela funciona. Nos últimos anos, a carteira de habilitação sofreu algumas mudanças, por isso é sempre interessante acompanhá-las.

Então para te ajudar, confira o artigo completo abaixo para entender como ela surgiu.

Como Surgiu a Carteira Nacional de Habilitação?

A CNH existe há muito tempo, mas um dos seus primeiros prontuários foi lançado em janeiro de 1981. Antigamente, as primeiras carteiras de motoristas não possuíam foto, por isso sempre que era necessário apresentá-la, era importante que ela estivesse acompanhada com o RG.

No ano de 2008, o Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu novas regras e passou a incluir a foto na carteira de habilitação. A partir disso, ficou muito mais fácil a sua identificação, além de que a carteira passou a ser utilizada no lugar do RG em algumas situações por possuir RG, CPF e foto.

Para Que Serve?

A CNH serve para documentar se a pessoa em questão está apta ou não para dirigir. Por isso, é obrigatório manter ela sempre em mãos, para em casos de blitz ou demais situações, provar esta aptidão.

Além disso, a CNH possui algumas características obrigatórias por lei. Então para você conhecer, abaixo, separamos o artigo 1º da CTB. Veja:

“Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

1º É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo.”

 

Principais Informações da CNH

Atualmente, a carteira nacional de habilitação possui foto, RG, CPF e o número da carteira. Além disso, com o surgimento da quarta revolução industrial, hoje, há também a CNH digital, que fica diretamente no celular.

Para tirar a primeira habilitação, é necessário fazer um curso preparatório conhecendo as legislações do Brasil e aprendendo a dirigir. Esse exame é obrigatório, para evitar acidentes de trânsito e preparar os motoristas quanto às leis de trânsito.

Além disso, atualmente também existem mais de uma categoria da CNH, então, você pode avaliar as opções e escolher qual deseja tirar primeiro.

Abaixo separamos mais um artigo que exemplifica essa situação:

 

“Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I – Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II – Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III – Categoria C – condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV – Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista”

Bom, conseguiu entender quando surgiu a CNH e as suas principais informações? Se você ainda tiver dúvidas, deixe-as nos comentários para que possamos te ajudar! A Mais Credit gera conteúdos diários para auxiliar os consumidores da melhor forma possivel!