Assessoria de crédito

Assessoria de crédito: como ela pode ajudar no financiamento do seu carro?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas, Sem categoria

O caminho do financiamento ainda é um dos mais trilhados pelos brasileiros que buscam concretizar o sonho de adquirir o carro próprio. Entretanto, o que deveria ser uma conquista, em muitos casos se torna um verdadeiro pesadelo.Neste artigo você vai saber como evitar dores de cabeça em contratos de financiamento, buscando soluções como a assessoria de crédito.

Afinal, o planejamento e a organização orçamentária são imprescindíveis para quem busca firmar um contrato de financiamento com uma instituição bancária.

Além disso, é muito importante estar atento às obrigações que são assumidas durante a assinatura do contrato — estas estão descritas nas cláusulas do documento e devem estar de acordo com a legislação brasileira.

Confira, a seguir, como atua um consultor financeiro em assessoria de crédito, quais são os principais serviços prestados por esses profissionais e de que maneira você pode garantir a segurança e a legalidade do seu contrato de financiamento.

Você também verá o quanto é importante efetuar o pagamento das parcelas em dia para evitar cobranças abusivas e ilegais. Acompanhe! Boa leitura!

O que é assessoria de crédito

A assessoria de crédito para financiamento de veículos é um serviço oferecido por empresas especializadas no assunto — ela tem como objetivo dar suporte ao cliente que deseja adquirir um automóvel por meio de financiamento bancário.

A empresa que presta serviços de assessoria de crédito realiza a intermediação do contato entre o consumidor e a instituição bancária para reduzir a burocracia, eliminar possíveis contratempos, problemas no contrato e gastos desnecessários relacionados à cobrança de valores indevidos.

Confira as principais vantagens de quem contrata uma assessoria de crédito.

Agilidade nos processos

Com uma assessoria de crédito você ganha agilidade nos trâmites burocráticos junto às instituições bancárias. Com o apoio de um profissional especializado, você vai economizar tempo e resolver seus problemas com mais rapidez e segurança.

Normalmente, a falta de domínio a respeito do tema gera mais dificuldade para o consumidor, que leva mais tempo e gasta mais energia em etapas como o recolhimento de documentos, a análise do contrato e os contatos com a instituição bancária para sanar eventuais dúvidas.

Investimento com custo-benefício comprovado

Os valores cobrados por uma assessoria especializada é compensado pela economia que o financiado vai fazer, uma vez que os contratos de financiamento costumam sair muito mais caros para os consumidores que não contam com orientação e apoio de consultores especializados.

Resultados comprovados

Ao final do trabalho desenvolvido pela assessoria de crédito, o cliente tem um panorama de como estava o seu contrato de financiamento e quais foram os pontos positivos alcançados pelo atendimento do profissional — como aspectos econômicos, por exemplo.

Como é feito o trabalho de assessoria de crédito

O desenvolvimento do trabalho por parte do consultor em assessoria de crédito vai ser feito de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Entretanto, para que você tenha uma ideia, o trabalho desenvolvido geralmente inclui os seguintes passos:

  • orientação inicial sobre os processos, direitos e deveres do financiado em relação ao seu contrato de financiamento;
  • recolhimento e estudo de toda documentação relativa ao financiamento;
  • explicações e orientações a respeito do contrato e das medidas que podem ser tomadas com base na documentação apresentada e na legislação vigente;
  • início do procedimento de contato com a instituição bancária ou ingresso com um pedido de revisão pelo poder judiciário.

Como mencionamos, as etapas acima devem ser seguidas de acordo com as necessidades e especificidades de cada cliente. Muitas vezes, o financiado procura uma assessoria antes de assinar o contrato e, em outros casos, só procura socorro quando está prestes a receber uma intimação de busca e apreensão do seu veículo.

Por isso, o trabalho é realizado de forma personalizada, buscando respeitar as características de cada caso e encontrar a melhor solução de acordo com o perfil de cada cliente.

Apesar de complexa, a assessoria de crédito é uma excelente solução para quem quer agilizar processos, reduzir gastos com juros e taxas abusivas ou até mesmo resolver algum tipo de problema encontrado na execução do contrato de financiamento.

Quer saber se você precisa de uma assessoria de crédito? Confira a seguir!

Quem precisa dela

A assessoria de crédito é indicada para diversos perfis de consumidores, desde os que ainda não assinaram o seu contrato até os que estão com dificuldades no cumprimento de suas obrigações.

Confira os perfis de consumidores que contratam esse tipo de assessoria:

  1. o consumidor que não possui automóvel e está pensando em adquirir o veículo por meio de um financiamento. Embora já tenha buscado algumas informações em instituições bancárias, consórcios e leasings, até o momento ele não assinou nenhum contrato;
  2. o consumidor que já adquiriu o automóvel por meio de um financiamento e está realizando o pagamento das parcelas de acordo com o contrato. Muito embora não tenha dificuldades com o pagamento das parcelas, ele gostaria de saber se as cláusulas do seu contrato estão de acordo com a legislação;
  3. o consumidor que possui um financiamento ativo e está passando por dificuldades no pagamento das parcelas, inclusive com atraso na última parcela. Entretanto, até o momento a instituição bancária não entrou em contato para efetuar nenhuma tentativa de cobrança extrajudicial;
  4. o consumidor que tem um contrato de financiamento ativo e é cobrado pela instituição bancária por meio de ligações telefônicas;
  5. o consumidor que possui um contrato de financiamento ativo e é cobrado pela instituição bancária pela via judicial, que solicita a busca e apreensão do veículo.

Se você se enquadra em qualquer um dos perfis acima citados, é hora de começar a buscar os serviços de uma assessoria de crédito. Você vai encontrar nesse serviço as soluções perfeitas para garantir a segurança e a regularidade do seu contrato de financiamento.

Para os clientes que ainda não adquiriram o automóvel mas buscam entender como funciona a legislação e as regras para aquisição do bem por meio de financiamento, o trabalho desenvolvido pela assessoria será preventivo. Isso evitará problemas futuros com a instituição bancária e com a posse do veículo a ser financiado.

Para aqueles clientes que já possuem contrato de financiamento e estão precisando de um apoio técnico especializado, a assessoria oferece serviços para variadas situações — desde ações revisionais e assessoria em ações de busca e apreensão, até apoio na realização de acordos extrajudiciais.

Veja, a seguir, um pouco mais sobre esses serviços e descubra qual é a melhor opção para o seu caso!

Análise de contrato de financiamento

O serviço de análise de contrato de financiamento pode ser útil para vários perfis de consumidores que buscam orientações a respeito da legislação e da regularidade de cláusulas contratuais.

Esse trabalho pode ser elaborado em duas fases distintas da assinatura do contrato: a fase pré-assinatura do contrato de financiamento e a fase pós-assinatura.

Pré-assinatura

Nos casos em que o consumidor ainda não assinou o seu contrato e gostaria de um apoio profissional para entender melhor quais são as obrigações assumidas e qual será o andamento do financiamento na prática, o serviço de análise de contrato atua de forma preventiva — ele orienta a respeito dos direitos e deveres assumidos no contrato.

Muito embora essa ainda não seja uma prática comum por parte dos consumidores, a etapa preventiva ainda é o melhor momento para buscar orientações e para ficar ciente das consequências da assinatura do contrato.

Pós-assinatura

Para os financiados que já possuem um contrato de financiamento em vigor, o serviço de análise de contrato de financiamento é indicado como uma primeira etapa de um processo de serviços que objetiva a resolução do seu problema.

Dessa forma, o financiado busca a assessoria informando quais são as dificuldades enfrentadas na execução do contrato de financiamento — como na manutenção do pagamento, por exemplo — e o consultor realiza a análise completa das cláusulas contratuais. Assim, ele poderá orientar o consumidor a respeito da melhor medida a ser tomada no seu caso.

Nesse sentido, aqui vai uma dica do consultor: se você possui um contrato de financiamento em vigor e desconhece quais são as obrigações firmadas em seu contrato, um assessor especializado vai analisar essas informações e explicar de forma simples quais são suas obrigações e direitos perante a instituição bancária.

Muitos consumidores têm problemas com seus contratos de financiamento simplesmente porque não entendem com clareza quais são as obrigações que estão sendo assumidas nos seus contratos.

Por isso é tão importante buscar uma consultoria especializada para ajudar você em todos os processos, desde a assinatura do contrato até a resolução de algum problema relacionado a sua execução.

Revisão de juros abusivos

Outro serviço oferecido pelas empresas de assessoria de crédito é a revisão contratual, também chamada de revisão de juros abusivos ou revisional de contrato.

Esse serviço compreende várias etapas, iniciando com a análise das cláusulas contratuais, especificamente no âmbito das taxas e juros, prosseguindo com um pedido que deverá ser formulado judicialmente e finalizando com a redução das parcelas do financiamento.

A prática de juros abusivos é histórica e muitos consumidores já foram lesados em razão da cobrança de valores incompatíveis com as regras impostas pela legislação e pela orientação dos tribunais.

A ação de revisão de juros abusivos tem justamente a função de avaliar se os valores cobrados estão em desacordo com as regras praticadas no âmbito do território nacional — caso isso se confirme, a instituição bancária será obrigada a reduzir o valor das parcelas de forma que elas estejam de acordo com os valores praticados pelo mercado.

Como saber se os juros do meu contrato são abusivos?

Para saber se os juros do seu contrato são abusivos é necessário avaliar o contrato, verificando em que data ele foi assinado e qual era o valor médio da taxa de juros praticada pelo mercado naquela época.

Isso significa que não existe uma taxa de juros fixa. Pelo contrário, a lei não estabelece um valor e os tribunais orientam que os valores cobrados estejam de acordo com os valores do mercado.

Alguns consumidores ainda acreditam que as instituições bancárias não podem efetuar cobranças de juros acima de 12% (doze por cento) ao ano. Todavia, as taxas limitadas a 1% ao mês não são mais válidas desde o ano de 2003.

Naquela época, houve uma demanda muito grande de ações revisionais de contratos de financiamento, o que resultou na Emenda Constitucional n. 40, que atualmente regula a questão da cobrança de taxas de juros para financiamento de veículos.

Dessa forma, a única maneira de descobrir se os juros do seu contrato são abusivos é por meio da análise do contrato bancário e da verificação do valor cobrado no mercado no momento em que foi assinado o documento.

Se os juros do meu contrato forem abusivos, como ocorre o pedido de revisão?

Caso o consultor identifique irregularidades no seu contrato, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição bancária solicitando uma redução das taxas. Normalmente, essa tentativa é em vão, mas as assessorias sempre buscam uma solução amigável antes de ingressar com um pedido na esfera judicial.

Caso o banco não aceite fazer acordo, será necessário ingressar com um pedido judicial requerendo a análise das cláusulas abusivas, a revisão do contrato, o abatimento em dobro dos valores pagos indevidamente até o momento (conforme dispõe a legislação do consumidor) e o novo cálculo das parcelas a vencer, com a adequação dos valores.

O juiz vai analisar o pedido e decidirá de acordo com as provas e argumentos apresentados, sempre respeitando a legislação e a orientação da Emenda Constitucional nº 40.

E se o juiz não conceder a revisão do contrato?

É muito difícil que isso aconteça, principalmente se a análise do seu contrato tiver sido bem-feita e efetivamente estiver demonstrada a ilegalidade da taxa de juros cobrada frente ao valor praticado no mercado.

Entretanto, caso a decisão não seja favorável, é possível fazer um recurso para a segunda instância, solicitando a revisão da decisão. Nesse caso, haverá um novo julgamento do seu pedido.

Como faço para revisar o meu contrato de financiamento?

Para solicitar a revisão do seu contrato o procedimento é muito simples: basta procurar uma assessoria de crédito que ofereça atendimento em análise de contratos e revisão de cláusulas abusivas. Os profissionais analisarão o seu contrato e verificarão se efetivamente cabe um pedido de revisão.

Em caso positivo, serão adotados os procedimentos citados anteriormente. Dica do consultor: nem sempre a revisão de contrato é a melhor solução. Por isso, contrate consultores sérios e que prezem pela análise correta do seu contrato e pela solução mais adequada para o seu problema.

É comum encontrar empresas que oferecem serviços de revisão contratual sem critérios mínimos, o que gera gastos desnecessários para o consumidor — que, no fim do processo, permanece pagando a mesma parcela do financiamento, sem solucionar o seu problema junto à instituição bancária.

Negociação para quitação de parcelas

Se você encontra dificuldades no pagamento das parcelas do seu financiamento, outro serviço que pode ajudar na solução do seu problema é a negociação para quitação das parcelas.

Nos serviços de negociação, os consultores especializados entram em contato com as financeiras na tentativa de solucionar amigavelmente as questões controversas no contrato — o objetivo deles é quitar parcelas em atraso e buscar a redução da dívida.

O trabalho de negociação é desenvolvido por profissionais capacitados, com experiência na função e focados em buscar a melhor oferta para os seus clientes.

Assessoria em casos de busca e apreensão de veículos

A assessoria em situações em que já existe um processo de busca e apreensão do veículo financiado busca alternativas que permitam que o financiado continue com a posse do carro e efetue o pagamento das parcelas em atraso — seja por meio de uma negociação junto ao banco ou por medidas judiciais.

A busca e apreensão ainda é muito comum nos contratos de financiamento. Isso se dá porque muitas pessoas encontram dificuldades no pagamento de suas obrigações — o que gera o atraso da parcela e a consequente busca e apreensão do bem.

De forma geral, as financeiras costumam ingressar com pedidos de busca e apreensão após o vencimento da terceira parcela. No entanto, não existe uma regra. Isso quer dizer que a financeira já pode solicitar a busca e apreensão do veículo quando houver o atraso no pagamento de uma única parcela.

Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre busca e apreensão de veículos e fique atento às cláusulas do seu contrato que discorrem a respeito do tema:

  • a busca e apreensão é uma medida judicial, que deve ser feita por meio de um processo judicial, destinada a um juiz;
  • você só deve entregar o veículo a um oficial de justiça, que apresentará um mandado de busca e apreensão devidamente assinado pelo juiz que ordenou o recolhimento do bem;
  • a mera busca e apreensão do veículo não quita suas obrigações com a instituição bancária a que você está vinculado;
  • normalmente, o veículo apreendido é leiloado e o valor recebido no leilão é utilizado para abater a dívida. Esse valor costuma não ser suficiente para quitar a dívida junto ao banco e o consumidor continua devendo para a instituição;
  • a busca e apreensão pode ser evitada quando o consumidor conta com uma assessoria especializada;
  • o consumidor não vai ser preso em razão da dívida, muito embora alguns bancos utilizem essa informação para assustar o cliente. Só poderá haver prisão caso o financiado desacate ou ameace o oficial de justiça no momento do recolhimento do automóvel;
  • um processo de revisão de contrato pode ajudar a evitar a busca e apreensão do veículo, desde que o financiado siga as orientações da assessoria especializada.

Ao buscar uma assessoria especializada, preze por empresas comprometidas com os seus clientes, com experiência no mercado e com casos de sucesso comprovados. Contar com o apoio de profissionais qualificados faz toda a diferença nos serviços aqui apresentados.

Dica do consultor: se você está com uma parcela em atraso, não espere que o oficial de justiça bate à sua porta para procurar auxílio especializado. Contrate imediatamente uma assessoria e evite a ocorrência da busca e apreensão.

Se você quer evitar esse enorme inconveniente, garantindo que o seu contrato de financiamento esteja de acordo com a lei e que as parcelas pagas não estejam acima dos valores praticados pelo mercado, busque orientação, analise o seu contrato, solicite uma avaliação profissional e esteja seguro quanto ao seu negócio e os seus investimentos.

Lembre-se: quanto antes você buscar o atendimento de um profissional com orientações de como proceder em relação ao seu contrato, mais fácil será de evitar a perda do veículo.

Sobre a Mais Credit

A Mais Credit é uma empresa de consultoria que conta com uma longa história no mercado. Ela possui uma excelente equipe de profissionais que atuam na área de consultoria em revisão contratual de financiamento de automóveis.

Atuando sempre de acordo com a legislação e as melhores práticas do mercado, a Mais Credit está entre as melhores empresas do mercado de consultoria em análise contratual de financiamento de veículos no Brasil.

Com uma filosofia de trabalho que preza pela dedicação integral à defesa dos interesses dos nossos clientes, auxiliamos na solução de diversos problemas relacionados ao planejamento, à análise e à revisão de contratos de financiamento.

Serviços oferecidos pela Mais Credit

Na Mais Credit você encontra os serviços de Análise Contratual, Busca e Apreensão, Parcelas Atrasadas e Juros Abusivos.

Todos os serviços oferecidos prezam pelo atendimento das necessidades do cliente, sempre levando em consideração as suas características individuais e as soluções que melhor se adaptam às suas condições financeiras.

Nós oferecemos serviços preventivos de análise de minutas contratuais antes da assinatura do documento, assessoria de análise de contratos em andamento e pedidos de revisão de contrato, nos casos em que couber.

Além disso, avaliamos a ocorrência de juros abusivos ou cobrança de taxas ilegais, comuns em contratos de financiamento de veículos.

Entre em contato com a Mais Credit, referência nacional em assessoria de crédito, e solicite uma simulação grátis. Estamos disponíveis para atendê-lo e sempre buscaremos solucionar os seus problemas com eficiência e profissionalismo. Ligue grátis para 0800 580 0910 ou entre em contato pelo nosso site!