Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: Tudo o Que Você Precisa Saber

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: Tudo o Que Você Precisa Saber! A alienação fiduciária é uma forma de ajudar você a comprar o seu veículo dos sonhos, mas é necessário ter uma série de cuidados para não perdê-lo.

Essa alternativa é bem comum no mercado de financiamento, mas se a instituição cobra juros abusivos e você não cuida das suas finanças de maneira adequada, pode acabar perdendo o seu carro.

Portanto, preparamos esse artigo completo com todas as informações que você precisa saber sobre alienação fiduciária. Sendo assim, continue acompanhando ele para realizar um alienação com segurança. 

O Que é a Alienação Fiduciária?

Alienação fiduciária significa colocar um bem como garantia para pegar um valor emprestado com uma instituição.

Essa opção é bem comum em financiamentos de veículo, pois assim o banco passa a ter uma garantia caso o devedor não pague a dívida. 

O bem de garantia pode ser o próprio veículo que estará sendo financiado ou um imóvel. A partir do primeiro atraso do pagamento a instituição poderá solicitar a busca e apreensão. Apesar dessa situação, dificilmente isso ocorre dessa forma, uma vez que os bancos só solicitam a apreensão do bem após três meses de atraso. 

Além disso, apreensão só pode ocorrer após um aviso prévio, no qual o devedor terá total direito de reivindicar se achar necessário – o que não significa que conseguirá recuperar o seu bem.

Como a Alienação Funciona?

No tópico anterior, explicamos o funcionamento da alienação fiduciária, mas para que fique mais simples de você compreender, separamos um exemplo de uma situação real. 

Suponhamos que você queira um automóvel e não tenha dinheiro para comprá-lo. Então, você entra em contato com uma instituição financeira e solicita um empréstimo para comprar o carro. 

Diante dessa situação, a instituição vai empresar, porém com duas condições. A primeira é a cobrança de juros para lucrar em cima desse valor emprestado. A próxima condição é utilizar um bem como garantia, para caso você não pague esse bem seja leiloado pelo banco. 

A partir da assinatura do contrato, o seu bem estará em jogo correndo o risco de você perder ou não.

A Alienação é Uma Boa Vantagem?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é se a alienação fiduciária é ou não uma boa vantagem, porém isso depende. Se você precisa de um veículo, não tem condições de comprar à vista e essa é única alternativa pode ser uma ótima opção.

Caso esse não seja o seu caso, juntar um pouco mais de dinheiro para comprar à vista é uma alternativa melhor. 

Como Faço Para Fazer Uma Alienação Fiduciária?

Se você deseja fazer uma alienação fiduciária o primeiro passo é encontrar uma boa instituição. Muitas empresas cobram taxas indevidas, por isso é importante analisar com calma qual instituição você vai negociar.

Nem sempre que você encontrar uma instituição significa que você vai conseguir fechar negócio. Os bancos vão avaliar o seu histórico financeiro para identificar se você é um bom pagador e pode te emprestar o dinheiro. Por isso, é tão importante que você cuide das suas dívidas para conseguir boas propostas.

Além disso, opte oferecer uma boa quantidade de entrada inicial para conseguir opções de juros melhores. Quanto maior o valor de entrada, melhor será os valores a serem pagos depois.

Por fim, basta enviar os documentos para a instituição analisar para liberar o contrato.

Quais Cuidados Preciso Ter Nesse Processo?

Fazer uma alienação fiduciária necessita alguns cuidados, para que você não perca o seu veículo e possa realizar o pagamento tranquilamente. 

O acontece é que muitos bancos cobram juros abusivos nos contratos, isso acaba dificultando o pagamento e fazendo com que inúmeras pessoas percam o veículo.

Portanto, na hora de financiar leia o contrato com cautela analisando todas as cláusulas para verificar se não há juros indevidos. Na dúvida, a equipe Mais Credit já produziu artigos sobre juros abusivos, então se você não sabe como funciona, leia os artigos para estar ciente dessa situação. 

Além disso, junte uma pequena quantia de reserva de emergência para caso você precise. A reserva de emergência consiste em seis vezes o valor que você gasta mensalmente para, caso aconteça algum imprevisto, você tenha como pagar. Por mais difícil que seja juntar esse valor, qualquer situação negativa que você tiver com essa instituição, a reserva de emergência vai diminuir o impacto.

Quais São As Chances De Perder Meu Veículo?

Depende. Essa resposta vai depender do quanto você tem disponível, se tem uma vida financeira estável, se a instituição fez um contrato correto diante da lei e se você tem uma reserva de emergência. 

Todos esses fatores podem levar ou não você a perder esse veículo. Caso você não pague as suas contas em dia, possui um histórico financeiro negativo e tem muita dívidas, as chances são altas. 

Se esse não for o seu caso e você cuida das suas finanças adequadamente, a chance de ocorrer algo será menor.

Portanto, a nossa sugestão é que se você cogita investir na alienação fiduciária, busque ter o máximo de cuidados necessários para não perder o seu veículo. 

Como a Mais Credit Pode Me Ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!