Ação Extrajudicial e Um Processo Extrajudicial

Qual a Diferença Entre Uma Ação Extrajudicial e Um Processo Extrajudicial?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você já ouviu falar em Ação Extrajudicial e Um Processo Extrajudicial? Esse tipo de negociação está cada vez mais comum, já que a sua forma de solução é mais simples de ser resolvida e eficaz.

Mas apesar do processo extrajudicial e a ação extrajudicial parecer a mesma coisa, existe uma pequena diferença entre os dois no qual você precisa entender.

Então para te auxiliar neste processo, separamos este artigo mostrando o que significa cada um e qual a diferença entre os dois para que não restem mais dúvidas. Vamos conferir?

O Que é Um Processo Extrajudicial?

 

O processo extrajudicial é um conjunto de ações determinadas por um advogado com o objetivo de solucionar conflitos. Ela acontece de forma direta entre os envolvidos sem a necessidade de levar para a justiça.

Diferente de um processo judicial, as pessoas envolvidas tentam resolver a situação de maneira amigável, sem a interferência do Poder Jurídico. Além disso, os processos judiciais demoram anos para serem solucionados por ter o Poder Jurídico envolvido.

Por isso, em contrapartida, os extrajudiciais são cada vez mais procurados pela facilidade e rapidez na resolução das situações.

O Que é Uma Ação Extrajudicial?

 

Já uma ação extrajudicial é justamente uma ação que está dentro do processo extrajudicial, podendo ser feita de diferentes formas. Existem várias formas de negociação entre os envolvidos, por isso as ações extrajudiciais são divididas em diferentes maneiras de solucionar.

O primeiro tipo de ação é a negociação extrajudicial. Esta negociação é uma ferramenta utilizada inicialmente pelos advogados com vários documentos para apresentar as provas e propor uma solução.

Depois existe o acordo extrajudicial no qual as partes envolvidas entram em um acordo e registram em um Cartório com várias testemunhas. Embora não haja a presença Jurídica, ainda assim ela é feita com testemunhas para garantir e validar o acordo realizado.

Por fim, há também a cobrança extrajudicial. Já este tipo de ação é uma cobrança feita para o devedor notificando sobre a situação e pedindo para uma tomada de ação. Ela não precisa ser feita por um advogado e pode ser realizada por um representando de maneira amigável para que o problema seja solucionado com ainda mais facilidade.

Além disso, existem várias maneiras que podem acontecer a cobrança extrajudicial, mas a forma mais comum é por ligação. Independente de qual for, se você está devendo algo, evitar passar por esse contato não impedirá o envolvido de levar a justiça ou exigir outras consequências.

Qual é a Principal Diferença Entre Ação Extrajudicial e Um Processo Extrajudicial?

 

A principal diferença entre os dois é justamente o fato da ação extrajudicial ser apenas uma pequena parte dentro do processo. Ou seja, enquanto o processo envolve todas as etapas até a resolução do problema, a ação é uma atividade tomada dentro dele para que haja essa solução de conflitos.

Portanto, quando uma pessoa inicia essa solução de conflitos ela está iniciando um processo extrajudicial e não uma ação.

Ficou alguma dúvida sobre a diferença desses dois fatores? Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe ela nos comentários para que possamos te auxiliar!

A Mais Credit Preza muito pelo conteúdo aqui abordado, sempre buscamos a veracidade em nosso conteúdos. Se precisa rever seu financiamento de veiculo através de uma ação extrajudicial, entre em contato com a gente pelo numero 0800-580-0910