Infrações de Trânsito

10 infrações de trânsito mais comuns no Brasil – Detran

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você sabe quais são as 10 infrações de trânsito mais comuns no Brasil? As leis de trânsito foram criadas para regular o tráfego de veículos e de pessoas pelas ruas. Então, todos devem respeitá-las. Quando isso não ocorre, então você estará infringindo a norma.

Conheça, na sequência, as 10 infrações de trânsito mais comuns no Brasil e registradas pelo Detran!

1. Uso do celular enquanto está dirigindo é uma das infrações de trânsito mais comuns no Brasil

Hoje todo mundo tem celular, e quase a maioria conectado ao WhatsApp. São por essas razões que passou a ser rotina observar as pessoas utilizando o celular ao mesmo tempo em que dirige.

Apesar dos veículos possuírem tecnologias que permitem o uso do celular mas sem necessariamente toque no aparelho, seja para enviar mensagem ou atender ligações, mas ainda assim as pessoas não utilizam.

O que geralmente acontece é quando o motorista que está infringindo a lei observa  guarda de trânsito, ele esconde imediatamente o celular, então logo passe volta a utilizá-lo.

A verdade é que o uso do celular enquanto dirige é uma das 10 infrações de trânsito mais comuns registrados pelo Detran. Trata-se de uma infração média.

2. Dirigir em velocidade acima do permitido

Dados do Detran revelam que cerca de 35% das multas aplicadas no trânsito são porque pessoas estão dirigindo em velocidade acima do permitido.

Durante o ano de 2017, somente no estado de São Paulo, quase 425 mil motoristas tiveram sua carteira de motorista suspensa. E 9.500 motoristas estão com sua CNH cassada.

Se você trafegar em 20% acima da velocidade permitida, a infração é do tipo média. Agora se você acelerar ainda mais e ultrapassar os 20% acima da velocidade permitida, então a infração, nesse caso, é gravíssima.

3. Estacionar o veículo em local proibido

Muitas vezes o motorista pensa que pode parar em local proibido só porque vai fazer isso bem rapidinho e logo voltará. A verdade é que se o local está sinalizado como proibido para estacionar, você não poderá deixar o carro parado nem um minuto!

Nesse caso também entra quando você para o veículo sobre a faixa de pedestre. Saiba que neste caso a multa é considerada de dimensão gravíssima.

O Detran do Distrito Federal fez um estudo e chegou à conclusão de que as multas por estacionar o veículo em local proibido tem aumentado nos últimos anos. Só no ano anterior aumentou cerca de 40%.

4. Trafegar na faixa de exclusividade para ônibus

Em meio ao trânsito caótico da cidade você decide trafegar um pouquinho pela faixa exclusiva de ônibus, isso para ver se chega um pouco mais rápido em casa.

Acontece que esta ação é considerada uma infração de natureza grave, e em alguns casos gravíssima.

Então na próxima vez, mesmo que você esteja apressado, pense duas vezes antes de bancar o sabidinho para furar aquele engarrafamento terrível, e trafegar pela faixa exclusiva dos ônibus!

5. Passar no sinal vermelho

Às vezes você vem em uma determinada velocidade e o sinal passou a ficar amarelo. Você continua acelerando e acredita que vai dar tempo e quando passa o sinal já está no vermelho. Nesse caso você acabou de infringir uma norma de trânsito considerada de natureza grave.

Vale lembrar para você que em algumas situações, principalmente em locais ermos que são considerados de riscos e dependendo do horário, você até poderá cruzar o sinal estando em vermelho.

Mesmo nesse caso é sempre bom você reduzir a velocidade e só passar quando tiver plena certeza de que a via está livre, pois do outro lado pode ser que outra pessoa esteja pensando da mesma forma de passar no sinal vermelho por conta do perigo.

6. Deixar de dar preferência para os pedestres

Está aqui outra ação que parece ingênua mas ela está entre as 10 infrações de trânsito mais comuns no Brasil e registradas pelo Detran em todas as cidades.

Se você deixar de dar a preferência para os pedestres, saiba que está cometendo uma infração de natureza grave, isto é previsto no código de trânsito brasileiro.

Não fique imaginando que porque está de carro e possui uma rua imensa para você trafegar, então significa que você é o dono de tudo e pode passar por cima das pessoas.

Lembre-se sempre de dar a preferência aos pedestres!

7. Deixar de usar o cinto de segurança

Esta infração é grave e já existe há muito tempo no código de trânsito brasileiro. Ela nunca deixou de constar na lista das 10 infrações mais observadas e registradas pelo Detran no Brasil.

Se você acha que o cinto de segurança incomoda ou porque vai deixar a sua roupa suja, imagine então a sua carteira quando ela se sentir incomodada quando a multa chegar em sua residência.

Tem um detalhe que deve ser esclarecido: Esta multa é aplicada considerando todas as pessoas que estiverem sem cinto no veículo.

Isto significa que o valor será multiplicado pela quantidade de pessoas que não estão utilizando o cinto e estão dentro do veículo.

8. Fazer ultrapassagem pela contramão

Esta é uma das 10 infrações de trânsito mais comuns no Brasil e é observada principalmente nas estradas do país.

É muito comum os motoristas ultrapassarem em locais em que existem linha dupla indicando que não existe visibilidade para fazer a ultrapassagem. Isso serve também linhas simples, mas continua.

Às vezes o motorista é teimoso e acredita que não está vendo mas não virá nenhum carro. Saiba que fazer isso está colocando em risco a sua vida e a de todos os demais que estão no veículo.

Além do mais, se você escapar ileso dessa furada, então tomará uma baita multa de natureza gravíssima, o que irá ganhar 7 pontos em sua carteira.

9. Transitar pelo acostamento

Transitar pelo acostamento das rodovias é algo proibido no código de trânsito brasileiro, e gera multa por estar cometendo uma infração de natureza gravíssima.

Essa multa é aplicada a primeira vez em um valor e duplicata de valor Ccaso seja cometida pela segunda vez.

Segundo estudo do Detran, essa espécie de multa é responsável por 10% de todas as infrações cometidas por motoristas no Brasil.

10. Transitar com licenciamento vencido

Quando se trata de dinheiro o Detran é o primeiro a levantar o dedo! É claro que uma ação como esta, de transitar com licenciamento vencido, iria constar no CTB como uma infração, e mais: de natureza gravíssima!

E para coibir ainda mais esse tipo de ação, o Detran além de aplicar a multa, também apreende o seu veículo. A ideia mesmo é causar uma tremenda dor de cabeça e fazer com que você nunca mais deixe de pagar o governo!

É claro que existem outras infrações que o governo poderia ser mais rígido no sentido de coibir. Esta, em específico, pode ser pequena quando comparada com outros tipos de infrações, como por exemplo, aquelas que colocam em risco a vida das pessoas!

Você conheceu as 10 infrações de trânsitos mais comuns no Brasil e registradas pelo Detran. O ideal agora é que você passe a estar mais atento quando estiver dirigindo, e pense duas vezes antes de cometer qualquer ação enquanto estiver ao volante.

É importante também você se atentar para as placas de sinalização e conhecer com detalhes as regras constantes no código brasileiro de trânsito. Assim, certamente, você irá evitar perder dinheiro e ter dores de cabeça.

E se você quiser aprender mais coisas, veja nossas matérias no blog. Por aqui você irá encontrar muita informação útil e que vale muito a pena ler e compartilhar!  Acesse http://www.maiscredit.com.br/blog/

Ah, e não se esqueça, compartilhe este post com seus amigos e familiares agora mesmo, pois eles também precisam saber desta notícia!

Nossa página no Facebook pode ser acessada aqui: https://www.facebook.com/MaisCredit/