duvidas sobre IPVA

10 Dúvidas Sobre IPVA Que Qualquer Pessoa Precisa Saber

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

O IPVA é um imposto que é pago todo o ano por quem possui veículo. Para quem está comprando o primeiro veículo, é muito importante ter total consciência sobre ele, para que não haja Duvidas Sobre IPVA.

Dúvidas Sobre IPVA? Tire-as Agora!

Você tem dúvidas sobre IPVA? então Aqui vai algumas dicas para você ficar por dentro deste assunto tão importante! Por isso, para que não reste mais dúvidas, separamos 10 fatos que você precisa saber sobre IPVA. Confira!

1.    O Valor do IPVA Varia Entre Estados?

O primeiro fato que você precisa saber sobre o IPVA é o fato do valor variar de acordo com cada estado. Embora isso possa parecer totalmente injusto, tem alguns estados que cobram cerca de 6% do veículo, enquanto outros cobram até 5%. Por isso, caso você tenha alguém próximo que mora em outro estado e pague um valor menor que você, não se assuste. Os valores alteram.

 

2.    Você Pode Ter o Veículo Apreendido Caso Não Pague?

Quando você não paga o IPVA, infelizmente pode acabar tendo o veículo apreendido. Mas calma, não é como você está imaginando! Não será pelo fato do não pagamento que ele pode ser apreendido, mas devido você não conseguir fazer o licenciamento. O que acontece, é que quando você não paga o IPVA você não consegue fazer o licenciamento do seu carro, além de ter que pagar juros que serão negociados pela Secretaria da Fazenda.

 

3.    É Possível Ganhar Desconto?

Outro fato sobre IPVA muito importante é que você consegue ganhar desconto no IPVA. O que acontece é que todo início do ano, você terá que pagar o imposto. Mas caso você consiga pagar até a data de vencimento, é possível ganhar uma porcentagem de desconto no valor total. Porém essa porcentagem irá variar de acordo com cada estado.

 

4.    O IPVA Não Vai Todo Para o Estado

Embora o IPVA seja um imposto no qual você deve pagar para o estado, nem todo o dinheiro vai para ele. Após ser pago, o Estado deverá repassar 50% do valor para o munícipio. Além disso, ele não tem uma causa específica para ser utilizado.

 

5.    O Valor Varia de Acordo Com o Que o Veículo Consome

Além do valor variar de acordo com o modelo do veículo e o estado, ele também pode mudar de acordo com que o carro consome. Existe uma lista no qual é organizado os critérios para cada valor. Dessa forma, os veículos que consomem gasolina possui um determinado preço, enquanto os que são movidos a álcool e eletricidade possui outro preço.

 

6.    É Possível Parcelar o Valor do IPVA

O IPVA querendo ou não possui um valor um pouco elevado, principalmente em casos de veículos mais caros. Por isso, caso você perceba que não conseguirá pagar o IPVA, é possível parcela-lo. Além do mais, essa opção é muito mais vantajosa para você não ter que pagar juros depois.

 

7.    Caso Não Haja o Pagamento, o Motorista Pode Perder Sua Carteira

Infelizmente o IPVA é um imposto que não tem como fugir, pois além de você ter a possibilidade do seu veículo ser apreendido, também é possível perder a carteira. Isso acontece porque quando você não paga o IPVA você não consegue o documento de licenciamento. Uma vez que isso acontece, em casos que você for visto pela polícia nessa circunstância, você ganha uma multa gravíssima, assim podendo até perder a sua carteira.

 

8.    O Não Pagamento de Anos Anteriores Torna o Veículo Impossibilitado da Transação

Um grande erro entre motoristas de primeira viagem, é não prestar atenção nos mínimos detalhes na hora de comprar um carro. O que acontece, é que quando você compra um carro por exemplo, mesmo que o IPVA tenha sido pago no mês anterior, se uma parcela tiver atrasada, não valerá de nada. Por isso, é sempre importante estar atento a esses detalhes também.

 

9.    É Possível Acessar As Informações Através do Site do Detran

Atualmente, felizmente com o avanço da tecnologia ficou cada vez mais fácil conseguir consultar o IPVA e uma dessas formas é através do site de Detran.  Por isso, outro fato do IPVA é que você não precisará ter todo aquele trabalho para saber a sua situação.

 

10. Em Casos de Atraso Você Consegue Solicitar a Segunda Via Online

Atrasar uma conta ainda é algo bastante comum. Por isso, é sempre importante estar atento a isso para evitar complicações. No caso do IPVA, você tem a possibilidade de retirar a segunda via online. Além de ser prático, você consegue manter a conta em dia e assim evitar complicações.

 

Gostou desse post ? Então aproveite para compartilhar!

Conclusão

Espero que este artigo  ” Dúvidas Sobre IPVA ” tenha sido útil, lembrando que a nossa intenção é sempre ajudar os nossos leitores a ter a informação na ponta da língua, agradeço imensamente a sua visita!

Qualquer dúvida deixe nos comentários, lembrando que a Mais Credit  é uma empresa focada na transparência, respeito ao cliente e  possui uma responsabilidade social, ou seja, temos uma forma humanizada de ajudar as pessoas!

Se você gostou do nosso artigo siga a gente nas redes sociais, e se precisar  de ajuda é só dar um alô que teremos o maior prazer em ajudar! Mais credit, o sonho é seu, mais o compromisso é nosso!