CNH

CNH: 10 Coisas Sobre CNH Que Você Não Sabia!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Quem é motorista precisa saber várias informações sobre a CNH para assim dirigir tranquilamente e evitar imprevistos. Porém, muitas pessoas não sabem todas as informações sobre ela, tão pouco à fundo todas as leis de trânsito.

Além disso, existem algumas curiosidades sobre a CNH que também nem todo mundo sabe, mas é importante que você tenha conhecimento.

Por esse motivo, neste artigo separamos 10 coisas sobre a CNH que você não sabia, mas já está na hora de ter conhecimento. Vamos ver?

1.Você Pode Utilizar a CNH Digital

Embora a CNH digital já não seja uma novidade, muitas pessoas não sabem que ela já está disponível e que podem utilizar. A vantagem do seu uso, é que você evita esquecer a carteira de habilitação em casa, afinal, esquecer o celular já é mais difícil.

Portanto, se você ainda não tem a sua CNH digital já pode tirar. Para fazer isso, basta entrar no site de Portal de Serviços do Detran e realizar o cadastro.

Depois que você preencher toda as informações e confirmar o código que será enviado para o seu e-mail, baixe o aplicativo no seu celular e pronto.

Mas atenção! A CNH digital só pode ser solicitada para aqueles que emitiram a carteira de motorista a partir do ano de 2017.

2.Você Pode Dirigir Com a CNH Vencida Por Até 30 Dias

Quem tem CNH precisa renovar ela dentro de um determinado período. Há alguns meses, a data de validade da carteira de motorista era de 5 anos, porém, a partir do mês de setembro deste ano, ela passou a ter data de validade de 10 anos.

Então, se a sua carteira já estiver vencida, ainda assim você pode continuar dirigindo por até 30 dias. Após esse prazo, caso você ainda dirija e passe por uma blitz, irá receber uma multa. Portanto, a dica é que você se mantenha atento ao vencimento da sua carteira para não deixar o prazo passar. Sugerimos utilizar aplicativos para te notificar quanto às datas do vencimento.

3.Não é Necessário Esperar a CNH  Vencer Para Renovar

É muito comum as pessoas esperarem a CNH vencer para então procurar renová-las. Mas o que nem todo mundo sabe, é que você não precisa aguardar o seu vencimento, uma vez que, poderá buscar renovar ela antes de vencer.

A vantagem disso, é que consegue realizar esse passo com muito mais calma e não correr o risco de não poder dirigir devido a possibilidade de levar multa.

Portanto, anote em algum local quando a CNH irá vencer e um ou dois meses antes renove-a.

4.Você Não Perde o Direito de Dirigir se Não Renovar a Carteira

Quem não renovar a carteira não perde o direito de dirigir definitivamente, apenas não poderá dirigir até a sua renovação, já que correrá o risco de levar multa. Mas se você demorar para renová-la, ainda assim não irá perder o direito, sendo um ponto bastante positivo nas leis de trânsito.

Mas atenção, não é porque você não irá correr o risco de perder o direito que poderá dirigir sempre com ela vencida. Quanto mais você realizar esse ato sem renovar, maior a chance de receber multa. A partir disso, com o acúmulo de pontos poderá de fato perder o direito de dirigir. Sendo assim, se mantenha atento a isso.

5.  Não Existe Uma Data Máxima Que Pode Dirigir

Para tirar a CNH, as pessoas precisam ter a idade mínima de 18 anos, mas não existe idade máxima. Independente de quantos anos você tem, mesmo já idoso, poderá continuar dirigindo, porém, a condição para renovação muda.

Pessoas com mais de 65 anos precisarão renovar a carteira de motorista a cada 3 anos, para verificar as condições. Então, caso você tenha mais de 65 anos, não se esqueça que as regras de renovação irão mudar.

6. A Renovação da Carteira Não é Obrigatória

Outro fato que nem todo mundo sabe é que a renovação da carteira de motorista não é obrigatória, contanto que você não dirija mais depois. Pode acontecer, de você ter a carteira e não querer dirigir mais. Em casos como esse, você não é obrigatório a renová-la e não pagará nenhuma multa por isso.

Lembrando que, após o vencimento da CNH, ainda poderá dirigir até 30 dias.

7.Não Existe Restrições Para Recém-Habilitados

Se você acabou de tirar a carteira de motorista, saiba que não existe nenhuma restrição para dirigir, uma vez que, poderá até viajar e dirigir em rodovias se quiser. A única diferença entre um recém-habilitado e um motorista com a CNH oficial, é que o recém-habilitado poderá perder a carteira de motorista com mais facilidade.

Por esse motivo, se você acabou de tirar a carteira, por exemplo, precisará ter muito cuidado para não levar nenhuma multa e perder o direito de dirigir.

8. Nenhum Documento Substitui a CNH

Dirigir sem CNH é multa gravíssima e nenhum documento substitui ela. Mesmo que você seja roubado e faça o boletim de ocorrência, ainda assim, precisará tirar uma nova CNH o mais rápido possível para não levar multa.

Então, evite sair de casa sem a carteira de motorista, para não levar multa e ainda correr o risco de perder a sua carteira.

9.  As Regras De Trânsito Estão em Alteração

Nos últimos meses, o presidente alterou algumas regras de trânsito e, por isso, você precisa se atentar às novas diretrizes para não correr nenhum risco de multa. Dentre as alterações, em algumas situações a carteira só poderá ser apreendida com 40 pontos, além disso, outra mudança é que a não utilização da cadeirinha de criança não resultará em multa.

Por esse motivo, é fundamental que você se atente a não só a essas regras, mas as todas estão sendo alteradas.

10.Você Não Precisará Mais Pagar o DPVAT a Partir do Próximo Ano

Por fim, por falar nas novas alterações, a partir do próximo ano você não precisará pagar o DPVAT. Essa foi mais uma das regras que foram estabelecidas, mas em contrapartida, no caso de acidentes precisará recorrer o SUS ou hospitais particulares.

Então, se organize para não ser pego desprevenido. Gostou do post? Se você gostou desse post aproveite para compartilhar ele nas suas redes sociais!

A Mais Credit é uma empresa que se preocupa com o conhecimento e geramos esses materiais justamente para te ajudar, a cerca do mundo automotivo.