Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: Que Cuidados Devo Tomar Antes De Fazer?

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

A alienação fiduciária é uma característica muito forte dos financiamentos atuais no Brasil. Assim, quando você ouvir alguma frase do tipo “esse carro está alienado”, saiba que é porque ainda se está devendo o seu pagamento.

Mas espera lá: o que é mesmo alienação fiduciária? Se você não sabe o que significa, calma que nós vamos te explicar direitinho. Neste texto você irá entender o que é essa prática, quais são as vantagens e desvantagens.

Além disso, iremos te mostrar quais cuidados você deve tomar antes de fazer a alienação fiduciária do seu veículo. Dessa forma, você pode evitar muito dor de cabeça.

Antes de qualquer decisão, primeiramente é preciso entender melhor sobre qualquer assunto. É por esse motivo que resolvemos escrever esse texto para você. Se você está aqui é porque deseja saber mais sobre alienação fiduciária, então sem mais enrolações, vamos começar. Confira agora!

Alienação Fiduciária: Entenda o Que é

Para saber quais cuidados deve ter antes de fazer a alienação fiduciária, é preciso entender o que é significa esse termo. É o que vamos te explicar no início desse texto. Vamos lá, então?

Veja só, quando você compra um veículo através de financiamento, você está fazendo um empréstimo, certo? A instituição financeira no qual você assinou o contrato, precisa ter alguma garantia de que você irá pagar o que deve.

Não dá para ficar somente na base da confiança na palavra, não é mesmo?

É por esse motivo, que existe a alienação fiduciária, assegurada por lei. Ela diz que o bem móvel que está em acordo, pode ser dado como garantia de pagamento. Nesse sentido, caso você não pague as dívidas, por exemplo, a instituição financeira pode pedir a busca e apreensão do veículo.

Quando isso ocorre, no documento do veículo essa informação fica disponível. No campo de observação, há uma nota dizendo que o carro é propriedade da instituição financeira em que pegou esse empréstimo.

Vantagens

Uma das vantagens de se fazer a alienação fiduciária, é que é possível conseguir juros mais baixos na hora de fechar o contrato de financiamento com a instituição financeira que você escolheu.

Tendo os juros mais baixos, consequentemente você economiza um bom dinheiro. Essa é uma vantagem e tanto. Quem não quer gastar menos, não é mesmo?

Além disso, você será muito mais disciplinado financeiramente, uma vez que não quer perder o seu veículo e consequentemente acaba se planejando para pagar as parcelas nas datas certas.

Desvantagens

A alienação fiduciária pode até ter vantagens ótimas para a sua vida financeira. No entanto, é preciso cuidado e se faz necessário saber que também existem desvantagens.

Uma delas e a mais conhecida, é a possível perda do seu veículo. A busca e apreensão será feita caso você não pague as parcelas nas datas certas e se torne inadimplente. Perder o automóvel é um dos maiores medos de quem escolhe colocar o seu veículo como garantia de pagamento.

Além disso, apesar dos juros serem mais baixos, o valor do financiamento pode sai um pouco mais caro do que previsto. Por esse motivo, você não deve fazer nenhum compromisso antes de ter feito diversas pesquisas sobre o assunto.

Os Cuidados Que Devo Tomar

Um dos principais cuidados que você precisa ter ao optar por colocar o seu veículo como garantia, ou seja, torna-lo alienado, é com a busca e apreensão. Como mencionado no tópico anterior, essa é uma das grandes desvantagens quando se trata do assunto.

Toda essa prática de busca e apreensão é feita por você não quitar a dívida. Isso quer dizer que quando você deixa de pagar as parcelas do seu veículo, seja por qualquer motivo, a instituição financeira que você fez o empréstimo pode pedir que você entregue o veículo. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo? Nós também não queremos.

Sendo assim, você precisa ter cuidado e atenção as datas do pagamento. Dessa forma, você não corre o risco de atrasar as parcelas e consegue quitar o seu veículo por completo sem muitas dores de cabeça.

Para isso, é preciso fazer um planejamento financeiro. Se organizar, é sem dúvida, um grande cuidado que deve ter com a alienação fiduciária.

 

Conheça a Mais Credit Consultoria

A Mais Credit é empresa especializada em financiamento de veículos. Nós temos como objetivo o sucesso do cliente. Isso quer dizer que pensamos na economia que você pode ter ao nos dar confiança para resolver seu problema.

Se você é uma pessoa que está procurando empresas de consultoria que prestam serviço em:

  • Análise de contrato;
  • Renegociação;
  • Gerenciamento de sua dívida.

Então você está no lugar certo. Nossas principais especialidades são essas e queremos muito conhecer o que você precisa para te ajudar.

Se você financiou o seu veículo e está com as parcelas em atrasos, por exemplo, colocou-o com alienação fiduciária e está com medo de perder o seu carro, não se desespere. Nós podemos encontrar uma solução para o seu caso.

Tudo começa com uma análise contratual do financiamento do seu veículo. E veja só: essa análise é feita de forma gratuita. Demais, não é mesmo?

Com nossa consultoria, você consegue economizar no financiamento do seu veículo, mesmo que as parcelas estejam em atraso. Para esses resultados, nós contamos com o auxílio dos melhores profissionais do mercado.

O maior objetivo da Mais Credit Consultoria é a sua economia financeira. Já ajudamos diversas pessoas a economizarem no financiamento de veículos. Você pode conferir  clicando aqui.

Não é hora de perder tempo, viu? Deixe de ter dores de cabeça com as dívidas. Se você está tendo problemas com o seu financiamento de veículos, fale com nossos especialistas.

Para fazer uma análise contratual do financiamento do seu veículo de forma gratuita, você pode entrar em contato conosco e fale com um de nossos especialistas 0800-580-0910 ou fale diretamente pelo WhatsApp: 11-96882-7012.

Em nosso blog você ainda confere muitos outros textos sobre alienação fiduciária, juros abusivos e financiamento de veículos. Confira clicando aqui.