Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: Os Juros Abusivos Podem Estar Presentes?

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: Os Juros Abusivos Podem Estar Presentes? Ter um veículo é sinônimo de lidar com muita burocracia e muitos termos complicados de entender. Ainda assim não é um bicho de sete cabeças. Basta estar a par do assunto que você irá entender tudo.

Nesse artigo, iremos falar sobre o temido juros abusivos e o que ele tem a ver com a alienação fiduciária. Se quiser saber mais sobre esses dois assuntos tão temidos por motoristas, então não perca tempo e faça a leitura desse artigo agora mesmo.

Confira!

O Que é Juros Abusivos?

Não é muito difícil entender essa prática. Olha só:

Todo financiamento de veículo é passível de ter juros incluídos nas parcelas. Isso é normal e está previsto na lei. Mas é muito importante saber que há uma média limite definida pelo Banco Central Brasileiro.

Acontece que muitas instituições, burlam as leis e cobram dos consumidores, taxas de juros acima do que é permitido pelo Banco Central e acima do mercado. Essa ação é ilegal e conhecida como juros abusivos.

Alienação Fiduciária: O Que é Isso?

Você concorda que as instituições financeiras precisa ter uma garantia que irá receber da pessoa que fez o financiamento? É por isso que existe o que chamamos de alienação fiduciária.

É o ato de colocar o próprio automóvel como garantia de pagamento. Dessa forma, até que se quite toda a dívida, quem de fato é proprietário do veículo, é o credor, ou seja, a instituição financeira que disponibilizou o financiamento.

Dessa forma, caso a pessoa não pague a dívida, a instituição financeira pode pedir a busca e apreensão do veículo.

Essa também é uma ação legal e está mencionada na Lei nº 9.514/1997.

Os Juros Abusivos Pode Ser Causa Da Alienação Fiduciária?

Veja bem: juros abusivos e alienação fiduciária podem andar juntos. O que isso quer dizer?

Vamos a um exemplo:

Se as parcelas do seu financiamento estão ficando altas demais, pode significar que está sofrendo com os juros abusivos. Infelizmente, nesses casos, você pode ter dificuldade de pagar as parcelas no final do mês.

Pensando que a instituição financeira tem seu veículo como garantia, então a qualquer sinal de atraso nas parcelas, em média três meses, ela pode pedir a busca e apreensão do seu veículo, te obrigando a quitar as dívidas ou entregar o automóvel.

É por isso que você precisa ficar de olho e analisar o contrato de financiamento do seu veículo.

Conheça a Mais Credit

A Mais Credit pode te ajudar nesse caso. Se você acha que está sofrendo com juros abusivos e não quer correr o risco de perder o seu veículo por causa da alienação fiduciária, então é hora de fazer uma análise contratual. E nós somos uma especialista em casos como estes.

Fazendo a análise do contrato de financiamento do seu veículo, nossos especialistas conseguirão te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir.

Faça uma análise contratual de forma gratuita com a Mais Credit. Você pode falar conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *