Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: Entenda As Decisões Do STF Sobre o Assunto

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Alienação Fiduciária: Entenda As Decisões Do STF Sobre o Assunto! Na compra de um veículo, para garantir que o bem seja pago, há o que chamamos de alienação fiduciária. Esse é um assunto muito importante para quem está em negociações e que deve ser bem entendido antes de qualquer negócio.

Sobre esse assunto, é importante que todos entendam as decisões do STF sobre o assunto. É para isso que nós preparamos este texto.

Neste conteúdo, vamos te explicar de forma detalhada o que é alienação fiduciária, quais são as principais características sobre este assunto, o que diz a Lei sobre isso e quais as decisões do STF.

Esse conteúdo é valioso e por isso você não pode deixar de ler. 

Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura.

O Que é Alienação Fiduciária

Antes de iniciarmos com as dicas, precisamos te explicar o que é uma alienação fiduciária. 

A alienação fiduciária ocorre quando você faz um financiamento de um veículo, por exemplo. Também pode ocorrer em compra de algum imóvel. Esse tipo de negócio é feito por duas partes: o devedor e o credor.

O devedor é aquela pessoa quem compra, ou seja, que tem interesse em adquirir o veículo através de um financiamento. Já o credor é a empresa ou instituição financeira responsável pelo financiamento.

A alienação fiduciária acontece para que a instituição financeira que você está fechando o negócio, tenha uma garantia. Dessa forma, caso você atrase o pagamento das parcelas ou não quite todo o valor do veículo, ela poderá pedir pela busca e apreensão do veículo. 

Esta é uma forma de ter certeza que você vai pagar pelo veículo que está comprando.

Qual a Principal Característica Da Alienação Fiduciária?

Nessa forma de contrato, a instituição financeira propõe uma forma de garantia do pagamento com relação ao bem adquirido pelo comprador.

Essa forma de garantia consiste em alienar o bem, ou seja, deixar sob domínio de caráter de proprietário do automóvel ou imóvel, a instituição credora. Ou seja, a instituição responsável pelo financiamento terá posse do bem até que as parcelas da dívida sejam concluídas completamente pelo comprador.

Sendo assim, o automóvel ou imóvel só será transferido para o nome do comprador quando o mesmo terminar o pagamento da dívida completa.

O comprador irá usufruir o bem normalmente enquanto mantém as parcelas em dia, sendo assim, tudo correrá bem até que finalize o pagamento. Após o pagamento, o produto adquirido será transferido para seu nome, vindo a ser o comprador, finalmente o proprietário autêntico.

O Que Diz a Lei Sobre o Assunto

Essa é uma ação que está prevista por lei. O decreto que menciona sobre este assunto é A lei que trata do assunto, é a lei 9.514/1997. O contra

Confira o que está estabelecido nesta lei:

 

  • Se o comprador não pagar as parcelas, o credor pode pedir busca e apreensão;
  • O veículo é transferido para o credor, como garantia;
  • A desalienação só acontece após o comprador pagar toda a dívida;
  • O comprador pode utilizar e até mesmo alugar o veículo alienado.

 

Esteja ciente sobre as atualizações da lei. Assim, você consegue saber agir em momentos necessários. Além disso, é essencial estar atento aos seus direitos como consumidor.

Entenda As Decisões Do STF Sobre o Assunto

Ao que se sabe, as últimas decisões do STF sobre a alienação fiduciária é que não é mais obrigatório o registro de contrato de alienação fiduciária em garantia de veículo em cartório. Essa é uma questão ainda levanta dúvidas entre muitas pessoas.

Esta discussão sempre esteve em pauta.

A decisão foi tomada, pois o pacto e acordo entre as ambas as partes deve ser válido e eficaz. Não há necessidade de tomar essa medica. Isso acontece para facilitar os processos. Além disso, pode haver um gasto desnecessário para o comprar final.

 

Conheça a Mais Credit

A Mais Credit tem mais conteúdos como este em seu blog, mas não pense que é somente isso. Queremos te ajudar ainda mais.

É por isso que nós somos uma empresa especialista em análise contratual de financiamento de veículos. Isso quer dizer que, se você está com dívida por causa de juros abusivos, por exemplo, é hora de fazer uma análise do seu contrato. 

Fazendo essa análise, você conseguirá perceber quais são as taxas abusivas que estão sendo cobradas no seu contrato de financiamento.

Além disso, a Mais Credit possui profissionais capacitados em negociação extra judicial. Se essa for uma ação necessária, saiba que tem nosso total apoio.

Se você se encontra acredita que está pagando juros abusivos e por causa disso não está conseguindo pagar as parcelas do seu financiamento,  conte com a Mais Credit.

Faça uma análise contratual de forma gratuita com a Mais Credit. Você pode falar conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.