Alienação Fiduciária: Dicas Que Você Precisa Saber No Seu Financiamento

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Já parou para pensar nas consequências de um financiamento com parcelas em atraso? Pois se ainda não, deveria. Uma vez que a maioria desse tipo de transação tem uma característica bastante arriscada: a alienação fiduciária.

A consequência da alienação fiduciária pode não ser nada positiva, já que é possível que você perca o seu veículo através da busca e apreensão. Mas claro, isso só vem acontecer caso as parcelas do seu financiamento estejam bem atrasadas.

Para entender melhor como funciona esse processo de alienação fiduciária em um financiamento, nossa equipe preparou um artigo completo de dicas que você precisa saber para que ocorra tudo certo nessa sua transação.

Neste artigo vamos te fazer entender como funciona a alienação fiduciária, como é importante se organizar financeiramente e honrar suas dívidas, como você deve trabalhar para evitar a busca e apreensão e o quanto é importante ler o contrato de forma atenta.

Bom, você já viu que o conteúdo deste artigo é bem relevante, não é mesmo? Então é hora de se concentrar na leitura e conferir o que nossa equipe preparou neste texto. Continue acompanhando a leitura conosco.

Entenda a alienação fiduciária

A alienação fiduciária é uma característica que está dentro da maioria dos financiamentos atuais. Essa opção tem o objetivo que o financiamento seja realizado colocando o próprio bem como garantia.

Isso significa que a instituição financeira do qual você fez o financiamento, tem o poder de pedir a busca e apreensão do veículo, ou seja, pegar para si novamente, caso você não pague pelas parcelas acordadas. Nesse caso, ela pode até mesmo leiloar o veículo.

Para que a alienação fiduciária aconteça, é necessário que você concorde com as cláusulas do contrato de financiamento e assina-o. 

Depois de entender o que é alienação fiduciária, é hora de saber algumas dicas de como fazê-la com mais consciência e sem correr tantos riscos.

Leia o contrato atentamente

O primeiro passo que você deve seguir, sem sombra de dúvidas, é ler com bastante atenção o contrato de financiamento. É através da leitura desse documento que você irá saber o que de fato está acordado naquele transação.

Somente através da leitura é que você poderá identificar se esse contrato se trata de uma negociação dentro da lei, ou seja, sem nenhuma abusividade. Para isso, é necessário ler todas as cláusulas do documento, mas não somente isso, é necessário se esforçar para entender do que se trata as informações.

Você pode fazer a leitura sozinho, mas é muito provável que não entenda muita coisa, afinal são bastantes termos jurídicos. É por isso que você também pode inclusive pedir ajuda para alguma empresa especializada no assunto de análise contratual para fazer essa leitura, por exemplo. A Mais Credit está aí para isso também.

Seja organize e honre suas dívidas

Ao fazer um financiamento com alienação fiduciária, você assume os riscos de ficar sem o seu veículo caso deixe de efetuar o pagamento das parcelas. Temos certeza que não é isso que você deseja, não é mesmo?

Para isso, é de extrema necessidade que você se organize financeiramente. Nesse caso, é importante que você honre com suas dívidas. Isso significa que você precisa organizar suas contas.

Nesse caso, estamos nos referindo a pagar todas as parcelas em dias. É muito importante que você não atrase nenhuma delas para que o risco de ficar sem o seu automóvel seja o mínimo possível.

Uma dica que temos é sempre reservar o dinheiro com antecedência. Dessa forma, não corre o risco de chegar no dia do pagamento da parcela e não ter o dinheiro para pagá-la. Nessas horas, é sempre bom estar preparado para qualquer eventualidades. 

Evite a busca e apreensão

Como já mencionamos, para evitar a busca e apreensão é necessário pagar as parcelas em dias e se manter organizado financeiramente, correto? São essas atitudes de organização e comprometimento que farão você ficar longe de perder o seu veículo para a instituição financeira.

É importante você perceber se as parcelas que estão sendo pagas estão mesmo livres de juros abusivos, por isso mesmo que a leitura do contrato é tão importante, como já mencionamos no segundo tópico deste artigo.

Evitar a busca e apreensão é essencial para você continuar com o seu veículo sem tantas dores de cabeça. Afinal, ninguém deseja perder seu próprio automóvel, não é mesmo? Portanto, recomendamos que siga essas dicas que escrevemos neste artigo em específico. Elas te ajudarão a se organizar para encarar a alienação fiduciária.

Saiba melhor quem é Mais Credit Consultoria

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A  Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.