A Renegociação no Financiamento

A Renegociação no Financiamento: Envolve Sempre Advogados e Processos Judiciais?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Quando você percebe que precisa fazer uma renegociação no financiamento do seu veículo, provavelmente a primeira cosia que pensa é:

lá vem dor de cabeça. Lidar com processos judiciais e advogados não é fácil e deixa muitas pessoas apreensivas.

Mas será que realmente uma renegociação envolve sempre advogados e processos judiciais? Se essa é sua dúvida, você está lendo o texto certo.

Neste artigo iremos falar sobre financiamento de veículo, explicar o que é uma renegociação, o que é uma ação judicial e negociação extrajudicial e responder se é mesmo necessário advogados e processos judiciais.

Ao final do texto você também irá se deparar com a explicação do que é o juros abusivos e o que é a análise contratual do seu veículo. Você verá que essa prática é importante na hora da renegociação.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? É só continuar a leitura. Confira!

Entenda o Financiamento do Veículo

Quando você não tem o valor total para comprar um veículo, mas ainda assim deseja comprar, você pode fazer o financiamento. Isso quer dizer que você irá parcelar o valor total e irá pagar mensalmente.

Algumas taxas e juros são acrescidas no valor total do financiamento e isso é permitido legalmente. No entanto, infelizmente, algumas empresas cobram taxas de juros abusivas o que é uma prática ABUSIVA.

Na maioria dos casos, para fazer um financiamento de um veículo, é preciso dar uma entrada. O financiamento pode ser feito de diversas formas, com a própria empresa que você compra o veículo, com uma instituição bancária ou com financeiras que concedem créditos.

O Que é a Renegociação do Financiamento do Veículo?

Quando você percebe que o financiamento do seu veículo possuem algumas falhas ou abusividades, você pode fazer uma renegociação do financiamento.

Nesse momento, você e a instituição financeira no qual você fez o financiamento, irão entrar em um acordo.

Antes de renegociar observe todos os valores, se observar que a proposta não é vantajosa, recuse e faça uma contraproposta, leia atentamente o novo contrato e também faça um planejamento estratégico.

A renegociação da dívida do financiamento do veículo é um direito do consumidor. Essa renegociação pode ser feita de duas formas diferentes: através da ação judicial ou através da negociação extrajudicial.

Em ambas as formas, é necessário comprovar que existem de fato juros abusivos no contrato do financiamento do seu veículo. Somente dessa forma será possível fazer a renegociação.

Além disso, em qualquer um dos casos, recomendamos que você busque sempre por um profissional qualificado e que entende muito bem do assunto.

O Que é Uma Ação Judicial?

Quando uma renegociação é feita através de uma ação judicial quer dizer que  há a intervenção de um juiz. Quando você opta por uma ação judicial, é necessário uma contratação de um advogado.

Ele é responsável por fazer uma petição com todos os argumentos para a decisão da renegociação e ajuizar no tribunal.

Antes da decisão do juiz ser tomada, há algumas audiências com ambas as partes envolvidas para a entrega das provas. Só depois disso, o juiz irá analisar e informar sua decisão.

Todas as notificações que você irá receber, serão feitas diretamente pelas vias judiciais. Dessa forma, você saberá em quais etapas que o processo será encaminhado.

Vale ressaltar quer esse meio envolve bastante documentação e pessoas. Esse método é viável, no entanto uma ação judicial pode demorar meses ou até mesmo anos para ser julgada pelo juiz.

Além disso, o processo requer alguns gastos, como pagar o advogado, por exemplo.

O Que é Uma Negociação Extrajudicial?

Ao contrário da ação judicial, uma negociação é uma espécie de notificação, mas que não envolve a justiça. Ela é feita fora dos tribunais e pode ou não ser conduzida por um advogado.

A negociação extrajudicial é conhecida e tem como objetivo resolver os problemas e dívidas de forma amigável e mais rápida que uma ação judicial.

Muitas pessoas optam por esse processo justamente pela sua agilidade. Além disso, os gastos são menores comparados com a primeira alternativa.

Ao invés de serem feitas pelas vias judiciais, tudo funciona pelas vias administrativas.

Em uma negociação ou também conhecida como ação extrajudicial, existem algumas etapas que devem ser seguidas.

Confira:

  • Pré-mediação;
  • Discussão para abertura;
  • Discussão do problema;
  • Resumo da proposta;
  • Estratégias para uma negociação;
  • Proposta final.

Precisa de Advogados e Processos Judiciais?

Quando uma renegociação é feita por vias judiciais, ou seja, utilizando a ação judicial, é imprescindível a presença de um advogado. Ele será responsável pelo encaminhamento do processo, uma vez que o processo é feito pelas vias judiciais.

No entanto, quando você opta por fazer a renegociação através de uma ação extrajudicial, a presença de um advogado não é necessária.

A ação extrajudicial é um meio para facilitar a resolução dos problemas de ambas as partes, quanto mais facilidade, melhor.

Nesse caso, os processos judiciais e advogados são deixados de lado e toda a renegociação é acordada de forma a beneficiar ambas as partes. Tudo de forma tranquila, ágil e com menos gastos possíveis.

Juros Abusivos

Como dito anteriormente, infelizmente algumas instituições cobram taxas e juros indevidamente. Essa prática é considerada legal e podem aumentar e muito o valor final do financiamento do seu veículo.

Para não ser enganado e não pagar além do que devia, o melhor a fazer é ler todo o contrato antes de assinar.

Esteja atento a todas as cláusulas e caso perceba alguma cobrança indevida, verifique e corra atrás dos seus direitos.

Análise Contratual

Caso você perceba alguma irregularidade nas taxas de juros do financiamento do seu veículo, recomendamos fazer a análise contratual do seu veículo. Essa prática serve justamente para impedir essa pratica abusiva.

Ao fazer a análise será possível verificar se no seu financiamento tem a cobrança de taxas abusivas. Um cálculo contábil é realizado para saber de fato qual o valor você deve passar para o banco. Após isso, é hora de entrar em contato com a instituição financeira.

Uma dica que damos é que você pode procurar uma empresa especializado no assunto para te auxiliar. A Mais Credit é especializada em análises de contratos de veículos.

Suas dúvidas foram respondidas com esse texto? Caso ainda tenha perguntas a fazer sobre o assunto é só fazer um comentário nesse post e nós te responderemos.

Você também pode fazer uma análise contratual gratuita através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *